Logo Virtual Wi-Fi Router Ícone

Virtual Wi-Fi Router

Versão 3.0.1.2 Grátis
894 KB
Funciona em: Windows
Vista/7/8
Atualizado em : 05/08/2016 Ravikanth Eeswar
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+62 Avaliações
  • Foto de leandro
    leandro 19 de maio de 2014 - 13:57
    10
    Nota Excelente!
    Eu usava o mHotspot e ele também funcionava bem mais ao desativa-lo não tinha como mais Reativar este porem eh ótimo se der erro eh so desinstala-lo e reinstalar de novo o programa eh ótimo eu recomendo podem baixar vale muito a pena nota 100 para o Baixaki!
  • Foto de Nano Lima
    Nano Lima 17 de janeiro de 2015 - 01:25
    2
    Nota Ruim!
    Um dos pontos negativos dado pelo baixaki é que ele nem sempre funciona. na verdade ele não funciona em momento algum. ao apertar o botão start ele diz "falha ao iniciar o virtual wi-fi router. não recomendo!

Descrição

Ana Paula Pereira
Compartilhar a conexão do notebook com seu smartphone ficou fácil: basta torná-lo um hotspot

Virtual Wi-Fi Router é um aplicativo que serve para ajudá-lo a transformar o seu computador em um hotspot, de maneira a compartilhar a sua conexão com a internet para outros dispositivos. Com ele, você pode dividir um ponto de acesso com uma série de aparelhos que possam ser conectados por meio de WiFi, como tablets, smartphones, consoles, entre outros.

Assim, se somente o seu computador tiver acesso ao ponto de conexão e você precisar compartilhar a sua internet, não vai mais ter problemas para realizar a tarefa, transformando a máquina em um hotspot. O programa requer que você o execute como administrador para que ele possa funcionar corretamente.

Além disso, será necessário executar algumas configurações no seu computador (que serão explicadas abaixo) para que ele seja capaz de compartilhar a rede.

Configurações necessárias

Antes de começar, o programa precisa que você realize uma configuração no Windows para permitir que outros aparelhos possam utilizar a sua conexão com a internet. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone da rede (na Bandeja do sistema) e escolha a alternativa Abrir a Central de Rede e Compartilhamento.

Abrindo as configurações

Em seguida, escolha a opção Alterar as configurações do adaptador. Localize o dispositivo que está conectado à internet, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Acesse a aba compartilhamento e marque a alternativa Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador. Clique em OK para confirmar.

Adaptador

Então, também será preciso fazer algumas alterações no sistema operacional. Para isso, abra o Painel de controle, selecione a opção Programas e clique em Ativar ou desativar recursos do Windows. Procure o item Microsoft .NET Framework e ative as duas opções dentro dele, como mostrado na imagem abaixo.

Configurações necessárias no SO

Clique em OK para confirmar. Agora, você pode acessar o aplicativo e realizar a montagem do seu hotspot.

Iniciando o hotspot

Para começar, clique em Configure na interface do programa. Agora, você deve atribuir um nome para a rede a ser criada, digitando a alternativa desejada no campo Wi-Fi name. Em seguida, defina uma senha de no mínimo oito caracteres para o acesso à conexão. Vale reforçar que o ideal é que você crie uma combinação segura, evitando a entrada de pessoas indesejadas ao hotspot criado.

Iniciando o hotspot

Por último, é preciso indicar qual é a fonte a partir da qual a internet será compartilhada, escolhendo uma opção na caixa de seleção Share net from. Opcionalmente, você pode definir qual o número máximo de pessoas que podem se conectar ao ponto criado. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em Start para começar o compartilhamento.

Feito isso, a função do programa é imediatamente aplicada (caso as configurações estejam corretas). Então, o acesso pelos aparelhos móveis é realizado selecionando a rede criada e digitando a senha configurada no momento da sua criação. Para encerrar o hotspot, basta clicar em Stop.

Acompanhando a rede montada

Se você quiser acompanhar quem está conectado ao seu hotspot, basta clicar em Clients-connected. Então, você pode ver uma lista com o dispositivo, IP e endereço MAC dos aparelhos que estiverem no seu ponto de acesso. Em Settings é possível definir algumas preferências de uso para o programa.

Nossa Opinião sobre o Virtual Wi-Fi Router

Virtual Wi-Fi Router traz mais uma alternativa de programa para compartilhar internet, o que pode ser algo muito útil para aqueles momentos nos quais você não conta com um roteador WiFi disponível. Ele também pode ser interessante para aqueles casos em que o dispositivo que você quer conectar está fora da área de alcance do aparelho.

A interface do programa é amigável e organizada de forma a deixar o seu uso simples. Basicamente, tudo o que você precisa fazer para montar o hotspot é preencher o formulário disponível na tela. Porém, o principal ponto negativo está no fato de ele necessitar de configurações manuais para o uso.

Ao contrário da maioria dos programas desse estilo, o Virtual Wi-Fi Router requer que a pessoa que for compartilhar a rede altere as configurações do seu adaptador de internet e também modifique alguns recursos do Windows. Embora não se trate de alterações complexas, elas podem ser difíceis para os iniciantes ou quem nunca precisou modificar esse tipo de opção.

Um aspecto positivo do aplicativo é o fato de ele possuir uma interface de controle de acesso. Assim, uma vez iniciada a rede, você pode observar quais dispositivos estão conectados ao seu hotspot. Além disso, também é possível definir um número máximo de participantes, garantindo que você possa aumentar a segurança em lugares públicos.

Porém, de qualquer forma é sempre importante criar uma combinação segura, garantindo que o ponto fique restrito aos aparelhos ou às pessoas que estejam autorizados. Um ponto realmente negativo da aplicação está no fato de que, ao menos durante os nossos testes, muitas vezes o programa simplesmente não foi capaz de iniciar o hotspot, necessitado de várias tentativas para completar a tarefa.

Além disso, sempre que o ponto foi encerrado o programa apresentou travamentos e teve que ser finalizado. Porém, talvez essa seja uma característica que ocorra apenas no Windows 8. Algo que também é bom manter em mente é que, caso a sua nova conexão apresente erro (ou simplesmente não seja inicializada), a culpa pode ser do seu Firewall.

Pode ser necessário adicionar uma exceção de segurança nesse mecanismo de proteção para garantir o funcionamento do programa.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Permite acompanhar quem se conectou à rede
  • Permite limitar o número de participantes

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Nem sempre funciona
  • Requer conexões manuais para o uso

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Virtual Wi-Fi Router

+62 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação