Logo Visual Studio Express 2015 for Web Ícone

Visual Studio Express 2015 for Web

Grátis para testar
94 KB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Atualizado em : 20/07/2015 Microsoft
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Conheça a nova versão da IDE da Microsoft voltada para o desenvolvimento de aplicações web

Visual Studio Express para a Web é a nova geração da IDE de mesmo nome da Microsoft, porém com a particularidade de ser voltada para o desenvolvimento web.

Com ele, você pode criar programas para serem visualizados e utilizados pelos seus clientes via navegador, com todas as especificações disponíveis para tal.

Para o seu funcionamento adequado, este programa requer uma série de outros aplicativos. Porém, quando você faz o download, na verdade armazena um instalador. Uma vez executado, ele se encarrega de adicionar todos os itens necessários para você. Por isso, também é bom lembrar que a instalação pode ocupar uma boa quantidade de tempo.

A utilização do programa requer um registro, que será explicado após a descrição do aplicativo.

Desenvolvendo com qualidade

Para quem ainda não conhece o produto, basicamente, o Visual Studio Express 2012 para a Web é uma IDE (Integrated Development Environment) da Microsoft que pode ser utilizada para desenvolver aplicações dos mais variados tipos e para diversas finalidades. O programa disponibiliza tanto  o uso de console de comandos para programação quanto da ferramenta gráfica.

Desenvolvendo com o Visual Studio

No caso desta versão em particular, ela é voltada para o desenvolvimento de aplicações que são executadas por meio de um navegador. Por isso, o programa possui suporte para as normas de programação para a internet (mesmo as mais recentes), além de ferramentas de depuração (debug), almejando atender perfeitamente aos principais browsers do mercado.

Recursos e funções

Cada navegador possui particularidades (como suportar ou não plugins) e as normas web servem para garantir que programas desenvolvidos para serem utilizados em browsers sejam visualizados corretamente, independente de qual a pessoa esteja usando. Por isso, o Visual Studio Express 2012 para a Web melhorou significativamente o suporte para scripts em HTML, CSS e ECMA.

Além disso, o programa inclui HTML5 com suporte para o IntelliSense, deixando mais fácil a criação de sites compatíveis com os navegadores. Da mesma forma, o editor CSS já se encontra completamente atualizado para funcionar com os padrões do CSS3 (também integrado ao IntelliSense).

Criando projeto

Com o programa, você também pode contar com carregadores de script (utilizando tecnologia JQuery e JavaScript). Dessa forma, o desenvolvimento de uma página que utilize muitos desses arquivos pode ficar mais simples, além de melhorar a performance e o carregamento do site criado de maneira significativa.

Nesta versão do programa, também foi incluído o Page Inspector, que permite fazer alterações em tempo real no DOM, editar regras CSS e fazer engenharia reversa (com um clique) em arquivos do tipo HTML, CSS ou JavaScript. Adicionalmente, o aplicativo também oferece suporte para o desenvolvimento em dispositivos móveis (embora esse não seja o objetivo central da IDE).

Fazendo o registro

Logo após a instalação do aplicativo, e ao executá-lo pela primeira vez, o programa informa que está gratuito apenas para fins de avaliação e solicita uma chave de registro. Para obtê-la, clique na alternativa “Registrar online”. Feito isso, você é redirecionado para uma página de cadastro, que requer uma conta da Microsoft para o acesso (o mesmo login do MSN).

O formulário é um pouco extenso, mas deve ser completamente preenchido para dar sequência a operação. Uma vez concluída a inserção dos dados, a sua chave de registro aparece na tela. Então, basta digitá-la no campo disponível no programa para começar a utilizá-lo.

Nossa Opinião sobre o Visual Studio Express 2015 for Web

Visual Studio Express para a Web é uma IDE funcional e de qualidade. Uma das grandes vantagens da versão atual do aplicativo está no fato de ela adotar a interface inteiramente em português. Assim, quem prefere trabalhar utilizando programas nesse idioma certamente ficará satisfeito.

Da mesma forma, quem trabalhou com as aplicações anteriores do Visual Studio (independente da versão) deve ter muita familiaridade no uso desta. Para deixar o programa um pouco mais moderno, foi adotado o novo padrão de interface dos produtos da Microsoft, o que também traz semelhança de menus para quem já utiliza o pacote Office, por exemplo.

Aqui estão reunidas diversas opções para o desenvolvimento de aplicações, auxiliando os programadores a obterem todas as funções necessárias para a programação na mesma interface. Da mesma maneira, o aplicativo possui uma série de integrações com outros programas da Microsoft, permitindo ampliar as suas experiências caso os utilize.

Assim como quase todos os programas desta categoria (ou seja, IDEs), ele é um pouco pesado e pode deixar seu computador relativamente lento enquanto estiver em execução. Vale também lembrar que a instalação do aplicativo pode tomar uma fatia bem considerável de tempo para ser finalizada visto que é necessário obter as informações de instalação por meio da internet.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Integração a outros produtos da Microsoft
  • Diversas ferramentas

Contras

  • Programa pesado, pode deixar o computador lento durante o uso

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Visual Studio Express 2015 for Web

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação