Logo Webinaria Ícone

Webinaria

Versão 2.0 Grátis
2.5 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 28/03/2011 Webinaria Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+6 Avaliações
  • Foto de Bruno
    Bruno 10 de abril de 2010 - 00:53
    10
    Nota Excelente!
    Eu gostei o video fica em otima qualidade o unico problema é que vc tem que converter todos os videos que você grava com o programa pq ele deixa o video de 1 minuto com quase o tamanho de um de 10 mais é só converter que ta blz pra mim é um dos melhores até agora alé de ser facil de usar os videos ainda ficam em otima qualidade flw!!!
  • Foto de Lucas
    Lucas 22 de janeiro de 2010 - 17:25
    6
    Nota Ótimo!
    ele e um otimo prgama para captura de videos,porem um video de menos de 1 minuto,pesou 500MB,ou seja cada video que voce fizer vai pesar muito. Dica:para contonar essa situaçao pra voce que tem um HD apertado,e so voce converte esse video para AVI(msn ja estando em AVI)Depois o video ficara menor sem perder a qualidade ,o meu de 500 MB pasou pra 1,2 MB !Converta com seu progama de conversao favorito,eu usei o WinAVI converte porem ele e um rpogama pago.

Descrição

Luísa Barwinski
Capture vídeos a partir da sua tela ou web cam com direito a gravação de voz, edição e outros recursos

Se você precisa capturar vídeos para ensinar como se utiliza um programa e um alto índice de quadros (frames) por segundo (fps) não é uma exigência forte, o Webinaria é um paraíso na terra. Isso porque o programa é capaz de capturar toda e qualquer ação que você fizer na sua tela. Entretanto, o programa não é o campeão no quesito fluência de quadros – o índice de fps máximo chega a apenas 15 quadros por segundo, o que não é lá muito alto para alguns padrões.

O processo para obter o Webinaria é muito simples. Para começar, você precisa fazer o download do instalador. Faça isso clicando no botão verde logo acima deste texto. Feito isso, aguarde o tempo necessário para baixar o programa de instalação e, ao final do processo, execute-o. Siga as orientações do assistente e quando chegar à última tela, permita que o Webinaria seja executado automaticamente.

Use este programa para capturar vídeos!

Agora que o programa já foi instalado e está funcionando, é hora de testar! Navegue pelas abas para configurar o Webinaria de acordo com as suas preferências e necessidades. Na primeira aba, “Record” (Gravar), você verá a lista de comandos pelo teclado e o botão que inicia a gravação. Para todos os efeitos, reproduzimos aqui a lista do programa:

Windows + ALT + R = Gravar/Interromper
Windows + ALT + P = Pausar
Windows + ALT + S = Parar

A segunda aba, “Hardware”, é onde você deve definir a origem da captura de vídeo e áudio. Clique nos menus dropdown para determinar de onde virão estas informações. Em “Options” (Opções), a terceira aba, você deve escolher se irá gravar a partir da web cam, se incluirá o áudio captado pelo seu microfone na gravação e também qual é a área que deverá ser gravada. Esta última é personalizável. O programa irá exibir uma forma retangular que pode ser redimensionada de acordo com as suas necessidades. Modele-a de conforme for preciso e ao final, clique em “Set”.

Defina a região que vai ser capturada!

O menu dropdown que encerra esta aba é um dos mais importantes para realizar a captura de vídeos. Nele, você seleciona qual será a velocidade com que o quadros (frames) irão se mover quando o vídeo for capturado ou exibido. Os valores variam entre 5 e 15 fps (frames per second). A definição destes valores varia conforme a obrigatoriedade de o vídeo possuir uma boa média de velocidade e fluidez. Quanto menor for o valor fps, menor será a velocidade de exibição, e vice-versa.

Selecione as opções que melhor lhe atendem!

A última aba, “Help” (Ajuda), contém botões que encaminharão para o Fórum de ajuda do programa, onde usuários com dúvidas postam suas perguntas para que alguém especializado responda, bem como o botão para a verificação de atualizações. É importante manter o programa atualizado para que não haja nenhum problema por defasagem de versão.

Iniciando a gravação

Pare a gravação sempre que for preciso!

Vá até a aba “Options” (Opções) e escolha qual será o tamanho da área a ser capturada e o índice de quadros por segundo que você deseja gravar. Em seguida, volte para a primeira aba e clique em “Record”. Depois, execute as ações que você quiser na tela, mostrando o que você quiser no programa que foi escolhido para a demonstração.

Quando terminar de fazer as suas exibições, execute o comando para parar a gravação no seu teclado ou então clique com o botão direito sobre o ícone do Webinaria na sua Barra de Tarefas, logo ao lado do relógio. Você verá várias opções, clique naquela que diz “Stop” (Parar) para interromper a gravação neste ponto.

Edição rápida

O Webinaria permite que você faça uma rápida edição no seu vídeo logo que termina de gravá-lo. Arraste o ponteiro para determinar onde você gostaria de inserir um intervalo e posteriormente o texto que você precisar digitar sobre este vídeo. É um recurso bastante útil para os momentos em que é necessário fazer alguma explicação mais detalhada ou quando não se dispõe de um microfone para oferecer instruções por voz.

Edite seus vídeos com rapidez!

Quando terminar de fazer as suas edições, escolha como quer que o seu vídeo seja finalizado. Existem duas opções. A primeira delas é salvar o seu vídeo (capturado primeiramente em AVI) em FLV (Flash Video) ou então publicá-lo na página do Webinaria, que também funciona como um serviço de difusão de vídeos. Você também pode salvar este projeto de edição para fazer alterações posteriormente. O formato em que este arquivo será disponibilizado é o RCUT, específico do Webinaria.

Nossa Opinião sobre o Webinaria

O Webinaria é um excelente programa para capturar e editar vídeos a partir da sua tela ou web cam. A interface e os comandos via teclado são muito simplificados e facilitam muito na hora de iniciar, pausar e parar a gravação. O editor de vídeos disponibilizado pelo Webinaria é básico, mas permite algumas alterações importantes como a inclusão de textos, intervalos e até mesmo salvar o projeto de edição para voltar ao trabalho depois.

Comparado aos softwares profissionais de captura, o Webinaria ainda é muito rudimentar, mas deve atender muito bem às necessidades de usuários que estão começando a capturar seus vídeos agora. Porém, para aqueles que já possuem uma experiência maior nesta área, o software irá parecer muito precário e com poucos recursos. Portanto é preciso observar quais são as suas necessidades e verificar se o Webinaria pode ajudar.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Comandos bem localizados e fáceis

Contras

  • Baixo índice de quadros por segundo para captura e reprodução

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Webinaria

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação