Logo Weebies Ícone

Weebies

Versão 2.0 Grátis
816 KB
Funciona em: Windows
Vista/7/8
Adicionado em : 08/01/2013 Aram Peres
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Navegador open source apresenta funções básicas para acessar páginas e realizar pesquisas na web

Weebies é um navegador gratuito e de código aberto que oferece uma alternativa para os internautas que estão cansados de interface cheias de funcionalidades e que ocupam muito espaço em disco. Com cerca de 800 KB, esse browser oferece as ferramentas básicas para que você possa acessar páginas da web e curtir o conteúdo apresentado por elas.

Na parte superior da interface, o programa oferece três caixas de texto configuradas para tipos de buscas específicas: GoogleBing e YouTube. Basta digitar o termo que você deseja pesquisar e conferir os resultados que aparecem dentro do filtro escolhido. Além disso, o aplicativo também disponibiliza atalhos para duas das redes sociais mais populares: FacebookTwitter – é só clicar para que a página inicial desses serviços apareça no navegador.

Personalizações oferecidas pelo navegador

Por meio das configurações oferecidas pelo Weebies, você pode modificar o site que vai ser exibido como página inicial do browser. Por padrão estabelecido pelo próprio programa, a página inicializada com o navegador é a tela de buscas do Bing, porém basta digitar outra URL na aba “Settings” e salvar a modificação para que essa característica seja alterada.

Abra páginas, confira vídeos e curta imagens

Além dessa funcionalidade, você também pode ter acesso ao controle do zoom com a qual a página é apresentada por meio da tela principal do navegador. Para isso, basta mover a barra exibida na parte superior direita da interface e conferir os textos, as figuras e os vídeos ficando maiores ou menores, de acordo com a alteração realizada.

Nossa Opinião sobre o Weebies

Weebies apresenta as ferramentas mais básicas que você precisa quando utiliza um navegador, como uma caixa de texto para digitar a URL das páginas, botões para voltar e avançar as telas e espaço para realizar as buscas. Entretanto, se você quiser fazer algo que vá um pouco além disso, vai apenas ficar chupando o dedo de vontade, pois o browser é bem limitado.

Para você ter uma ideia, não é possível sequer cadastrar sites como favoritos neste navegador, o que dificulta o acesso aos sites que são mais acessados por você. Outro caso preocupante é o dos botões que oferecem atalhos para as redes sociais Twitter e Facebook: eles não podem ser retirados ou editados, fazendo com que você fique visualizando esses itens na tela obrigatoriamente.

Outra característica ruim é o fato de o navegador permanecer intacto quando você aciona algum comando, seja voltar ou avançar uma tela ou até mesmo acessar uma das redes sociais por meio dos atalhos-padrão. Ou seja, nenhuma mensagem de funcionamento é exibida para mostrar que a ação está sendo processada nem para avisar que, em alguns segundos (ou minutos), o resultado da operação será mostrado na interface do programa.

Apesar de este navegador apresentar um arquivo de download pequeno – cerca de 800 KB de extensão –, o funcionamento dele apresentou vários casos de lentidão durante os testes. Um exemplo disso é a demora para carregar as telas, até mesmo das páginas mais acessadas, que geralmente são apresentadas com maior rapidez justamente por serem abertas com maior frequência.

Considerando essas características, a comparação com o Chrome se torna inevitável, já que o navegador da Google apresenta um arquivo de download com cerca de 700 KB de tamanho e apresenta uma diversidade imensa de ferramentas – além de ele ser um browser rápido e funcional.

As possibilidades de personalização oferecidas pelo Weebies são poucas e não representam impactos significantes na forma como o conteúdo é apresentado. O programa apresenta uma função na barra de ferramentas que permite aumentar ou diminuir o zoom com o qual a tela é exibida e possibilita modificar a página inicial do navegador – mas é basicamente isso.

O aplicativo nem sequer permite diminuir a tela conforme a preferência do utilizador: quando a janela chega aproximadamente à metade do tamanho do monitor, a interface é travada e não é possível reduzi-la mais.

Além disso, quando a tela está maximizada, os comandos ficam muito separados uns dos outros e isso deixa a interface com uma aparência um tanto vazia, como se algo estivesse faltando. Se houvesse um planejamento mais elaborado sobre a organização dos itens, a usabilidade do navegador teria chances de ser mais intuitiva e o aproveitamento da tela poderia ser melhor.

Prós & Contras

Prós

  • Arquivo de download relativamente pequeno
  • Carrega as telas mantendo a formatação original do conteúdo
  • Oferece um botão na página principal para alterar o zoom da tela

Contras

  • Interface estranha e mal planejada
  • Apresenta lentidão para carregar os sites
  • Navegador extremamente básico e limitado
  • Não permite classificar sites como favoritos
  • Oferece poucas possibilidades de personalização da aparência e do conteúdo
  • Não mostra avisos quando está em funcionamento depois um comando ser acionado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Weebies

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação