Logo WiFi Share Ícone

WiFi Share

Versão 1.1 Beta Grátis
132 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 26/11/2013 ChengBinTham
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Transforme o seu computador em um hotspot e compartilhe a conexão com outros dispositivos

WiFi Share é um aplicativo que serve para ajuda-lo a transformar o seu computador em um hotspot, de maneira a compart a conexão com a internet.

Com ele, você pode dividir um ponto de acesso com uma série de dispositivos que possam ser conectados por meio de WiFi, como tablets, smartphones, consoles, entre outros.

Além disso, o programa não está preso a um tipo de conexão primária. Você pode compartilhar a internet conectado a qualquer tipo de rede (WiFi, LAN, cabo etc.).

Compartilhando a conexão

Embora os equipamentos para compartilhar uma conexão via WiFi não sejam mais incomuns e já contem com preços acessíveis, eventualmente, você pode precisar compartilhar a sua internet. Quando só o seu computador tem acesso ao ponto ou não há um roteador wireless por perto, você sempre pode transformar a máquina em um hotspot.

Configurações de conexão

Com o WiFi Share, você pode realizar a tarefa de disponibilizar o acesso à internet para outros aparelhos que utilizem uma conexão de internet sem fios. Dessa maneira, você pode disponibilizar pontos de conexão mesmo que apenas o seu computador possa utilizar a fonte principal de internet.

Configurações

Antes de começar, o programa precisa que você realize uma configuração no Windows para permitir que outros aparelhos possam utilizar a sua conexão com a internet. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone da rede (na Bandeja do sistema) e escolha a alternativa Central de Rede e Compartilhamento.

Em seguida, escolha a opção Alterar as configurações do adaptador. Localize o dispositivo que está conectado à internet, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Acesse a aba compartilhamento e marque a alternativa Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador.

Clique em OK para confirmar. Agora, você pode acessar o aplicativo e realizar a montagem do seu hotspot.

Iniciando a rede

Uma vez descompactado, o aplicativo já está pronto para o uso. O programa requer, no entanto, que você defina alguns dados básicos da conexão. Para isso, clique no botão de configurações (na forma de uma engrenagem). Veja que um pequeno formulário é aberto e, no primeiro campo, você deve indicar o nome que deseja atribuir à rede (no campo WiFi Name).

Interface do programa

Em seguida, há um campo para você definir a senha para a sua rede (que deve ter dez caracteres no mínimo). O ideal é que você crie uma combinação segura, evitando o acesso de pessoas indesejadas ao seu hotspot. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em Create. Então, volte à tela inicial e utilize a alternativa Start para começar o compartilhamento.

Feito isso, a função do programa é imediatamente aplicada (caso as configurações estejam corretas). Agora, basta realizar a conexão do aparelho móvel desejado selecionando a conexão e inserindo a senha definida anteriormente. Para encerrar o hotspot, basta clicar em Stop.

Nossa Opinião sobre o WiFi Share

WiFi Share traz mais uma alternativa de programa para compartilhar internet, o que pode ser algo muito útil para aqueles momentos nos quais você não conta com um roteador WiFi disponível. Ele também pode ser interessante para aqueles casos em que o dispositivo que você quer conectar está fora da área de alcance do aparelho.

A interface do programa é amigável e organizada apropriadamente. O uso do aplicativo é muito simples, visto que tudo o que a pessoa precisa fazer é preencher um pequeno formulário para definir o nome da rede e uma senha para ela. Porém, o principal ponto negativo está no fato de ele necessitar de configurações manuais para o uso.

Ao contrário da maioria dos programas desse estilo, o WiFi Share requer que a pessoa que for compartilhar a rede altere as configurações do seu adaptador de internet no Windows. Embora essa não seja uma alteração complexa, ela pode ser difícil para os iniciantes ou quem nunca precisou modificar opções da rede.

Outro ponto ruim é que não há uma interface de controle no programa. Uma vez aberta a rede, a sua única segurança reside na senha criada. Não há um painel para você verificar quem está conectado ao seu hotspot ou qualquer fonte de controle de acesso. Por isso, é muito importante que você crie uma combinação segura, garantindo que o ponto fique restrito aos aparelhos ou pessoas que estejam autorizados.

Algo que também é bom manter em mente é que, caso a sua nova conexão apresente erro (ou simplesmente não seja inicializada), a culpa pode ser do seu Firewall. Algumas vezes, será necessário adicionar uma exceção de segurança nesse mecanismo de proteção para garantir o funcionamento do programa.

Da mesma forma, vale reforçar que o programa ainda está em fase de desenvolvimento e testes (Beta) e os problemas apresentados podem ser corrigidos em uma próxima versão. Assim, de uma maneira geral, o WiFi Share é um bom programa para compartilhar o acesso à internet via WiFi, caso você precise de uma ferramenta para a função.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Criação da rede simples

Contras

  • Necessita de configurações manuais no Windows
  • Não há um painel de gerenciamento da conexão

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WiFi Share

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação