Logo Windows Phone App Studio Beta Ícone

Windows Phone App Studio Beta

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 04/04/2014 Microsoft
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Sem programação: crie apps incríveis para Windows e WP usando este serviço gratuito

Lançado originalmente no ano passado, o Windows Phone Studio é um serviço online e oficial da Microsoft que lhe permite criar aplicativos para o SO móvel sem ter que escrever uma linha de código sequer.

Com as novidades anunciadas na Build 2014, a companhia gerenciada por Satya Nadella resolveu renovar o site com novos recursos e funcionalidades. Agora, é possível criar softwares simultaneamente para Windows Phone 8 e Windows 8.1!

Os apps criados com a ferramenta podem tanto ser distribuídos em pacotes instaláveis (como em arquivos XAP, no caso de programas para smartphones) ou submetidos para as lojas oficiais dos sistemas operacionais. Neste caso, contudo, é essencial que sua criação respeite todas as regras e que você esteja devidamente registrado como desenvolvedor para a Microsoft.

Iniciando seu projeto

Ao criar um novo aplicativo através do Windows Phone App Studio, você pode escolher se deseja iniciar seu projeto do zero ou utilizar um template pronto para facilitar o seu trabalho. A partir desse momento, basta ir adicionando ou retirando seções, inserindo conteúdos multimídia e organizar todo o layout observando a pré-visualização localizada na área esquerda da tela.

Para testar o aplicativo, resolvemos utilizar o modelo “My Favorite Band” (ou “Minha Banda Favorita”, em português) para criar um programa com informações e conteúdos diversos sobre o grupo musical britânico Radiohead.

Vários modelos para você usar como base

É possível usar textos, HTML, vídeos do YouTube, fotos do seu PC, álbuns do Flickr, páginas do Facebook e até mesmo feeds RSS para dar vida ao seu aplicativo. Nesse último caso, seu programa precisará conectar-se à internet para prover informações sempre atualizadas para seus eventuais usuários.

Você também pode alterar as cores e imagens de fundo do software criado, além de customizar a splash screen (tela de loading) e os três tamanhos de tiles (incluindo live tiles animados com galerias de imagens e infos adicionais).

Editando informações do app

Ainda não acabou!

Ao terminar seu aplicativo, ele ficará salvo permanentemente na sua conta Microsoft e você pode fazer o que quiser com o próprio. De início, o recomendado é que você gere arquivos instaláveis do Windows 8.1 e Windows Phone 8, testando-os nos seus dispositivos antes de submetê-los à loja.

Nesse momento, o serviço oferece uma pré-visualização completa de como seu app ficará em dispositivos WP 8 e em computadores/tablets com Windows 8.1. Na imagem abaixo, você pode conferir como ficou nossa criação de exemplo.

Pré-visualização de aplicativo

Vale lembrar que, para publicar qualquer coisa na Windows Store e Windows Phone Marketplace, você precisa se cadastrar como desenvolvedor e pagar uma taxa de admissão que pode ser paga via cartão de crédito.

Depois de passar por esse processo, você já estará livre para enviar o instalável para análise e eventual publicação nas lojas supracitadas. Pronto, agora qualquer pessoa pode baixar e usar o app que você criou!

Nossa Opinião sobre o Windows Phone App Studio Beta

Ainda que esteja em fase Beta, o Windows Phone App Studio é um excelente serviço para quem deseja criar seu próprio aplicativo sem ter dores de cabeça programando a coisa toda. O site é, de fato, extremamente fácil de usar, sendo possível criar um aplicativo bonito e completo logo na primeira vez que você visita-lo (especialmente se você decidir usar um modelo pronto como base para sua criação). Nem o fato de que os menus estão em inglês torna o App Studio menos intuitivo e amigável.

Obviamente, não é possível criar softwares complexos – com animações, interatividade e outros recursos avançados – usando este serviço gratuito. Contudo, se o que você deseja é criar um aplicativo simples, com alguns textos, imagens, links e vídeos, as ferramentas disponibilizadas por esse gerador são mais do que o suficiente para sua diversão.

Seja para se divertir ou para dar os primeiros passos como desenvolvedor, vale muito a pena experimentar o Windows Phone App Studio – especialmente agora que é possível criar programas universais (compatíveis com WP 8 e Windows 8.1). Não deixe de conferir!

Prós & Contras

Prós

  • Extremamente simples e fácil de usar
  • Permite criar apps universais para Windows 8.1 e WP 8
  • Variedade razoável de conteúdos multimídia suportados
  • Totalmente gratuito

Contras

  • Falta uma versão em português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Windows Phone App Studio Beta

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação