Logo WinFig Ícone

WinFig

Versão 6.0 Grátis
17.87 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 06/08/2015 Andreas Schmidt
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Faça desenhos vetoriais com a possibilidade de salvar imagens em formatos além do PNG e JPEG

O WinFIG é um editor de desenhos (especialmente vetoriais) para o Windows. Ele foi baseado no programa AmiFIG, do mesmo desenvolvedor, que por sua vez, foi criado para ser uma aplicação semelhante ao Xfig do Linux, inclusive apresentando compatibilidade de formato com ele. Adicionalmente, ele aproveita ferramentas do Windows para ampliar ainda mais suas funções.

Exportar imagens sem perder a qualidade!

Ele pode ser uma ótima alternativa para exportar figuras, pois os formatos JPEG e PNG, são comprimidos e por vezes podem causar a perda de qualidade em imagens durante a exportação para eles. Como ele utiliza um padrão baseado em scripts, o tamanho do documento também é reduzido (ele não armazena uma imagem, mas sim as “instruções” dela).

O programa conta com o visual tradicional de um editor: uma Barra de ferramentas acima, ao lado esquerdo uma Barra com os elementos para a composição e na parte central o local em que você monta as imagens. Com isso, ele já traz certa familiaridade com outros aplicativos, facilitando o uso.

Utilizando as ferramentas do editor

O uso dos elementos também é bastante intuitivo, lembrando ferramentas de desenho simples. Conforme você adiciona traços ou objetos no editor, o posicionamento é mostrado no lado inferior esquerdo da tela do programa. Da mesma forma, dependendo do que é feito, uma Barra é mostrada na lateral direita para alterar as propriedades.

Principais ferramentas

Entre as funcionalidades do programa, há a possibilidade de desenhar elipses, círculos, linhas, chavetas, arcos, além de adicionar imagens, textos, componentes, setas, cores. O programa também inclui preenchimento de padrão ou cor, estilos diferentes de linhas, modificação escalas,  aplicação de zoom, grade, etc.

Ele também inclui uma ferramenta para a conversão dos arquivos (na hora de salvar as imagens) em vários formatos, como LaTeX e postscript.

Nossa Opinião sobre o WinFig

O WinFIG é uma ferramenta alternativa para quem faz uso de desenho, especialmente vetorial. Uma das grandes vantagens do editor é a possibilidade de salvar as imagens com formatos diferenciados, o que pode proporcionar resultados melhores e auxiliar contra a perda de qualidade.

A interface do editor, por ser semelhante aos outros programas do estilo e até mesmo a editores mais simples, é de uso intuitivo no que diz respeito a desenhar ou inserir elementos. Outro detalhe importante é a compatibilidade com o Xfig e a versão do próprio programa para Linux, o que permite importar imagens até mesmo de outras plataformas.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Ferramentas na forma de ícone e botão;

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WinFig

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação