Uma imagem ISO é um arquivo que contém todos os dados digitalizados de uma mídia física (CD, CD-ROM ou DVD), geralmente utilizado para extração, gravação e compartilhamento de músicas, filmes, fotografias ou até mesmo programas e sistemas operacionais inteiros.
O WinISO é uma central completa com dezenas de ferramentas que abrange tudo o que você pode fazer com um arquivo deste tipo.
Além de poder extrair o conteúdo de mídias físicas, você pode criar sua própria imagem ISO – em qualquer um dos diversos formatos suportados pelo aplicativo –, convertê-los, gravá-los ou montar virtualmente imagens de discos, podendo utilizar seus recursos como se estivessem rodando em seu leitor de CD/DVD.
Criando suas próprias imagens ISO
O WinISO suporta todos os arquivos mais conhecidos da atualidade como formatos de entrada e saída: o CUE/BIN, o NRG (do Nero Burning ROM), MDS/MDF (do Alcohol 120%), CCD/IMG (do CloneCD) e obviamente o tradicional e universal ISO.
Além de criar suas próprias imagens com arquivos de seu disco rígido e gravá-las em um CD/DVD/Blu-ray, você também pode extrair os dados dessas mídias físicas e salvá-los em seu PC – tudo em uma interface bastante simples e que se assemelha muito ao explorador de arquivos nativo do Windows. É possível criar pastas/subpastas, inserir e apagar arquivos, renomear documentos etc.
Tanto o processo de extração quanto de gravação são extremamente simples: basta clicar em “Extrair” e “Gravar”, respectivamente, e escolher o devido diretório para o qual os arquivos serão salvos ou qual gravador de discos que será usado.
Discos virtuais
Outro recurso útil do WinISO é a montagem virtual de discos, bastante utilizada sobretudo por quem não possui um leitor de CD, DVD ou Blu-ray para utilizar no computador. Basta abrir uma imagem ISO (ou qualquer outro formato) e clicar em “Montar”. Em poucos segundos, o programa irá simular o disco como se estivesse rodando em um leitor físico, e você poderá utilizá-lo normalmente.
Conversor universal
Já caso você precise de um arquivo de imagem em algum formato específico, uma boa opção é utilizar o conversor embutido no WinISO. Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Converter”, especificar o diretório do documento original, informar a pasta do item convertido (definindo também seu nome de saída) e dar um Ok.