Logo Wink Ícone

Wink

Versão 2.0 Grátis
3.13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 26/11/2013 Satish Kumar
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de MarcosCR
    MarcosCR 22 de abril de 2014 - 05:26
    10
    Nota Excelente!
    Todo criador de software deveria conhecer e usar o Wink para criar um tutorial para o seu software. Um tutorial criado com o Wink pode ser muito melhor do que o melhor tutorial criado em texto, mesmo que este texto tiver muitas ilustrações, porque apresenta exatamente o que o usuário encontrará e fará ao usar o programa, com todos os recursos simultâneos que cada programa oferece em cada tela, o que nenhum texto consegue reproduzir, pela própria natureza seqüencial de qualquer texto. Daí, é muito mais fácil e agradável ver um bom tutorial Wink do que ler qualquer manual em texto. E o aprendizado do programa é muito mais rápido. Digo, com certeza, que um bom tutorial Wink é melhor do que uma explicação ao vivo de um programa por quem o conhece bem, porque podemos seguir o tutorial Wink no ritmo que quisermos e revê-lo quantas vezes quisermos. E, como argumento definitivo, é muito fácil aprender a usar o Wink. Os 2 tutoriais Wink oferecidos no menu Help do próprio Wink sobre como usar o próprio Wink tornam o seu aprendizado rápido, fácil e agradável. E todas as explicações necessárias para o total domínio do programa estão no manual em PDF que o acompanha, bem escrito e com apenas 36 páginas. Cuja leitura fica muito facilitada com o ótimo embasamento inicial obtido assistindo aos 2 tutoriais, que também servem para demonstrar a grande utilidade deste excelente programa. Vida longa e rápida popularização ao Wink !

Descrição

Andressa Xavier
Você nunca imaginou que criar apresentações de tutoriais animados com caixas de informação e botões poderia ser tão fácil

Wink é uma ferramenta bastante prática para a criação de tutoriais no formato FLASH e no de arquivos executáveis. Em questão de minutos, você captura as ações da tela do computador, adiciona caixas de texto e botões de comandos e publica seu trabalho. Contando com uma apresentação animada, seus clientes compreenderão muito melhor o seu produto.

Capture as telas

Logo após você criar um novo documento, Wink pede para que você escolha a área da tela que será capturada. Ela pode variar desde a tela inteira até janelas específicas e regiões fixas. Caso você utilize o Windows XP ou versões anteriores, basta clicar sobre um programa para que ele reconheça as dimensões da sua janela.

Crie tutoriais animados.

A partir de então, minimize a janela do programa e clique com o mouse sobre a área selecionada para começar a gravar suas ações. Cada clique do mouse será capturado como uma screenshot diferente, mas você também pode fazê-las manualmente pressionando a tecla Pause. Ao final, finalize a captura clicando com o botão direito sobre o ícone de Wink na Bandeja do sistema (systray) e escolhendo a opção Finish capture.

Edite as ações

A partir de então, você edita cada uma das telas capturadas como se fossem slides de uma apresentação. Você poderá deletar as que não precisa e reordená-las de acordo com a sua necessidade, lembrando que os movimentos do mouse são incluídos automaticamente. Agora basta que você insira caixas de texto, setas e botões que avançam para diferentes slides.

Tutorial do próprio programa.

Ao final, você pode exportar seu trabalho em formatos FLASH (ideal para a web) ou como arquivos executáveis do Windows. Caso deseje saber mais sobre o funcionamento do software ou visualizar exemplos de suas apresentações, assista aos tutoriais presentes no menu Help do programa.

Nossa Opinião sobre o Wink

Apesar de contar com uma interface de aparência antiga (que lembra a dos programas do Windows XP), Wink é uma ótima ferramenta para a criação de slides. A disposição de suas opções também não é muito intuitiva, é preciso abrir uma nova caixa de seleção só para trocar os elementos da cena, por exemplo. Mas depois de alguns testes, ou de uma visualização atenciosa de seu tutorial de uso, Wink se mostra bastante prático.

Sua instalação é bastante simples, mas o programa não cria um atalho na Área de trabalho do usuário. A ferramenta também consome uma quantidade mínima de recursos do sistema na maior parte do tempo. Apenas no momento de finalizar a apresentação, ele exige uma quantidade maior de processamento (que varia de acordo com o tamanho da apresentação).

Wink também exporta seus trabalhos em formatos FLASH (comprimido e normal) e em auto executáveis para Windows, o que facilita muito a sua distribuição. O programa é destinado ao publico iniciante ao intermediário e possibilita a criação de ótimos resultados.

Prós & Contras

Prós

  • Possui diversas ferramentas
  • Exporta no formato FLASH e em executáveis de Windows

Contras

  • Interface antiga
  • Ferramentas pouco intuitivas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Wink

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação