Logo WinRAR Ícone

WinRAR

Versão 5.61 Grátis para testar
4.2 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 02/12/2021 RARLAB
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus
R$126,25 COMPRAR LICENÇA
via baixaki store

O que estão falando…

+1.436 Avaliações
  • Foto de Roberto
    Roberto 9 de julho de 2018 - 14:45
    10
    Nota Excelente!
    Usando normalmente, tentei Adicionar um arquivo para um compactado, e a opção "Adicionar" estava meio apagada (desativada) e não havia como ativá-la. É a primeira vez que vejo isso, pois sempre uso essa utilidade para colocar um arquivo ao compactado! Tem como resolver isso? Agradeço uma instrução!
  • Foto de Lenin Machado Rosa
    Lenin Machado Rosa 16 de maio de 2013 - 15:51
    2
    Nota Ruim!
    Alguem mais tem experimentado problemas com o "arrastar e soltar"? No Windows 7 funcionava perfeitamente, mas no Windows 8 está dando problema... Exemplo: um ".rar" tem três arquivos e eu arrosto e solto apenas um dele diretamente no desktop. Quando faço isso todo o conteúdo da pasta "Temp" é colado no meu desktop... Não sei o que está acontecendo...

Descrição

Equipe Baixaki
Renomado programa para fazer a compactação e a descompactação de arquivos

Muitas pessoas podem ter dificuldades em organizar seus arquivos digitais. Por mais que o acúmulo possa ser gigantesco, infelizmente não há nenhum milagre que possa resolver essa questão sem garantir que tudo aquilo que for importante vá ser guardado, principalmente quando se leva em consideração a quantidade de coisas que recebemos todos os dias, seja por e-mail ou redes sociais.

Pensar na organização diária pode ser uma boa prática, assim como deixar seus arquivos comprimidos, prontos para serem encaminhados a outros usuários a qualquer momento. Nesse sentido, o WinRAR se apresenta como uma boa solução, pois suas ferramentas vão deixar tudo ainda mais fácil. 

O que é WinRAR?

Indispensável em qualquer computador, o WinRAR vai garantir que você possa enviar e receber arquivos compactados. Em linhas gerais, o programa consiste em um recurso visível na barra de tarefas do seu dispositivo, estando à sua disposição em todos os momentos. Com um simples clique sobre uma pasta específica, você poderá extrair tudo o que estiver dentro dela, enviando para um outro local ou organizando tudo antes de abrir.

De forma ampla, a compactação de arquivos tem o mesmo efeito de quando essa ação é realizada na prática. Se na vida real, ao fazer compressão de materiais diminuímos seu tamanho, o mesmo acontece no mundo virtual. Dessa maneira, é muito mais ágil enviar e receber arquivos quando eles estão compactados, garantindo que outros usuários não tenham dificuldades em visualizá-los.

No quesito de descompactação, o programa oferece suporte a vários formatos, como RAR, ZIP, 7-ZIP, ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZIP, ISSO, JAR, LZH, TAR, UUE, XZ e Z. Além disso, para efetuar uma compactação o aplicativo é capaz de trabalhar com os tipos ZIP, RAR e RAR 5.

  • Clique aqui para conferir  a versão premium do software.

Como baixar e instalar o software?

Para baixar o WinRAR diretamente no seu computador, clique sobre o botão específico para downloads em nossa página e aguarde o instalador. Em seguida, espere o arquivo ser descarregado e, em seguida, execute-o. A instalação não deve demorar mais do que alguns minutos até ser concluída.

Como usar?

Para usar o WinRAR, basta ter pastas de arquivos espalhadas pelo computador. Com a compressão, todos eles manterão suas respectivas informações e qualidades, mas ocuparão menos espaço em disco por conta do formato RAR. Se desejar comprimir arquivos, selecione todos eles e clique com o botão direito do mouse sobre a seleção. Uma lista de opções vai aparecer e, então, clique em Comprimir Arquivos onde estiver disponível o ícone do software. O processo não leva mais que alguns minutos.

Para extrair determinados arquivos de uma pasta, a situação é muito parecida. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre ela, selecione a opção de extração. Essa ação específica pode ser realizada no mesmo local onde o RAR está inserido ou você pode extrair em um outro ambiente, como a área de trabalho, por exemplo. Pronto, os arquivos já poderão ser visualizados no formato original.

Interface familiar

Se você já passou aperto na hora de compactar ou descompactar um documento sabe como é importante ter uma ferramenta confiável para a tarefa. Além disso, com a grande variedade de formatos existente, também é necessário que o programa escolhido seja flexível e capaz de lidar com vários tipos de arquivo.

Tela do winrar

O WinRAR praticamente dispensa apresentações, sendo uma das ferramentas mais populares no mercado para realizar essas tarefas. A sua interface também é bem conhecida, apresentando as funções divididas em menus, mas com as ferramentas principais são exibidas na forma de botão na parte superior da tela, para facilitar a visualização.

Durante a instalação do programa você pode já definir quais são os formatos que você deseja associar com o aplicativo, marcando as opções que julgar adequadas.

Fazendo a compressão dos arquivos

Há duas formas para realizar a compressão de uma pasta ou de um arquivo. Você pode abrir o WinRAR e utilizar o campo disponível na tela para localizar o alvo da compactação. Feito isso, basta clicar no botão “Add”. Como uma maneira alternativa, você pode clicar no item com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Adicionar para o arquivo”.

Independente da maneira escolhida, uma nova tela é aberta para que você defina os parâmetros desejados para a tarefa. Primeiro, é possível modificar o nome do arquivo de saída, digitando a opção de sua preferência no campo disponível para tal. Em seguida, você pode escolher o formato para a compressão, selecionando a alternativa que julgar mais adequada entre as disponíveis.

Opções de compressão do Winrar

Também há como definir o método a ser utilizado para a tarefa (lento, normal, rápido etc.) e efetuar a compressão separando um arquivo em vários volumes. Para isso, basta apenas indicar o tamanho desejado para cada um deles. Além disso, você pode escolher uma senha para proteger o arquivo (em “Set Password”).

Com essas configurações básicas você já pode realizar a compactação normalmente. Entretanto, caso deseje, você pode modificar uma série de outras preferências nas demais abas disponíveis no setor de compressão. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “OK”. Feito isso, a operação é iniciada automaticamente e o processo pode ser acompanhado em tempo real pela interface do programa.

Descompactando arquivos

Para realizar a descompactação de uma pasta ou de um arquivo, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Extrair arquivos”. Como uma maneira alternativa, você também pode aplicar um clique duplo no documento compactado e, na interface aberta, utilizar a função “Extract to”.

Imagem representando extraindo um arquivo no Winrar

Então, você pode definir métodos de atualização e de substituição de arquivos e escolher o diretório no qual você deseja armazenar o conteúdo a ser descompactado. A operação leva apenas alguns instantes e você pode acompanhar o andamento do processo em tempo real pela tela do programa.

Nossa Opinião sobre o WinRAR

WinRAR praticamente dispensa apresentações, sendo uma das ferramentas mais conhecidas do mercado quando se fala em compactação e descompactação de arquivos. A interface do programa é familiar e bastante conhecida o que a deixa bem intuitiva. Além disso, as opções são organizadas adequadamente, trazendo as funções mais utilizadas na forma de botão.

Outro ponto positivo do programa é que você pode tanto realizar as suas funções diretamente na tela do aplicativo quanto iniciar as funções pelo menu de contexto dos arquivos, agilizando o processo. A operação pode ser realizada em lotes, com a possibilidade de incluir quantos documentos ou pastas forem necessários.

Além disso, o WinRAR também é capaz de suportar uma grande quantidade de formatos para a descompactação, o que o torna muito flexível. Embora ele não possua muitos tipos disponíveis para a compactação, ainda assim, traz os modelos mais utilizados. Todos os processos foram executados de maneira bem rápida, mesmo no caso daqueles arquivos de tamanho maior, sem demoras desnecessárias.

Outro ponto que merece destaque está na capacidade de compressão e também na questão da segurança dos arquivos. Você pode adicionar uma senha e garantir que somente pessoas autorizadas sejam capazes de abrir o conteúdo, aumentando a proteção para o caso de documentos confidenciais.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e com boa organização
  • Uso simples
  • Procedimentos realizados de forma rápida
  • Avisos sobre erros em compressão
  • Cibersegurança com criptografia

Contras

  • Aviso de licença expirada na versão gratuita

Avaliações sobre o WinRAR

+1.436 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação