Logo WinScheduler Ícone

WinScheduler

Versão 7.6.6 Grátis para testar
16.7 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 20/11/2014 Pitrinec Software
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
Chega de tarefas repetitivas Com este software, você poderá automatizá-las com macros que podem ser criados facilmente

Os macros fornecem uma maneira rápida e prática de realizar certas tarefas no computador, executando todos os passos necessários de maneira automática e dispensando a sua interação com a máquina. Por isso, é uma ótima opção para ações repetitivas, como redimensionar muitas imagens ou limpar a lixeira sempre no fim do dia.

Com o Wincheduler, você poderá configurar esses macros e estabelecer também o momento em que devem ser executados. Esse tipo de configuração traz algumas vantagens para administradores de sistema ou pessoas que simplesmente gostam de manter o PC bem organizado, já que é possível, por exemplo, planejar backups ou rotinas de manutenção nos horários de menos uso da máquina.

Como programar um macro pelo WinScheduler

Para iniciar a criação e um macro, clique em “Add Macro” e, em seguida, selecione a guia “Macro Properties”, na parte inferior da janela. Nessa aba, você poderá configurar o nome do macro que está sendo criado. Portanto, opte por um nome bastante descritivo, que representa a função do novo item criado. Isso facilitará o gerenciamento e organização da ferramenta no futuro, quando dezenas de macros já estiverem sido criadas.

Janela principal do WinScheduler

O próximo passo é definir o evento que disparará o seu macro. É possível, por exemplo, que você deseje que uma certa ação seja realizada sempre que alguém iniciar o processo de desligamento do Windows ou, então, quando a janela de um software estiver ativa. Para isso, acesse a aba “Macro Triggers” e escolha o tipo de ação mais adequada ao seu caso:

  • “Time schedule”: agendar o horário de execução;
  • “Window”: executar quando uma janela for aberta (“Opened”), fechada (“Closed”), estiver ativa (“Activated”) ou inativa (“Deactivated”);
  • “File”: inicia o macro de acordo com ações relacionadas às operações de arquivos, como alteração (“Changed”), remoção (“Deleted”), criação (“Created”) e comparação de tamanho: maior que (“Bigger than”) e menor que (“Smaller than”).
  • “Folder”: associa operações de pastas com a execução do macro. É possível , por exemplo, executar uma ação quando um novo arquivo for criado no diretório;
  • “Drive”: ativa o macro caso o espaço do drive estipulado seja menor do que determinado número de bytes;
  • “Display Pixel”: executa o macro quando a cor de um determinado pixel da tela mudar;
  • “Idle”: inicia o comenado quando o computador não apresentar atividade durante certo período de tempo;
  • “Windows Shutdown”: executa algo quando o Windows começar a ser desligado. Se quiser programar um macro para a inicialização do Windows, use a categoria “Time schedule” ; e
  • “None”: o macro será ativado apenas manualmente.

Depois, basta especificar a ação que deve ser executada pelo macro. Para facilitar essa etapa, selecione a opção “Add command”, presente na Barra de Ferramentas da guia “Macro Text”. A partir da janela pop-up exibida pela função, selecione a categoria e a ação que mais lhe agrada. É possível, por exemplo, especificar que o macro deve acessar uma página na internet (Internet > Open Web Page) ou executar um som (Multimedia > Play Sound).

Tela para definição de comando

Caso não esteja satisfeito com as opções pré-definidas, você também pode consultar a Ajuda do programa (disponível apenas em inglês) para entender como funciona a linguagem de macro utilizada pelo WinScheduler e, partir disso, escrever seus próprios algoritmos.

Grave cliques do mouse e teclas de atalho

Outra opção muito interessante para quem não deseja aprender muito sobre macros — mas deseja aproveitar sua praticidade —é a possibilidade de gravar uma sequência de ações realizadas na prática e, então, executá-la sempre que necessário, posteriormente.

Para isso, clique em “Record New Macro” e, em seguida, “Record Now”. Depois, basta sair clicando e pressionando as teclas de atalho usadas para a ação que você deseja gravar e, ao fim da operação, clicar em “Stop”, na pequena janela no canto inferior da tela. Não se esqueça, também, de salvar o macro gravado. Se necessário, você pode personalizá-lo.

Execução de macros

Executar um macro é muito simples. Caso você não tenha definido data e horário para que ele seja executado automaticamente, na aba “Macro Triggers”, você pode simplesmente selecionar o macro desejado na janela do programa e, em seguida, clicar sobre o botão “Run Macro”.

Nossa Opinião sobre o WinScheduler

WinScheduler é uma ferramenta que possui bom desempenho e estabilidade, já que não apresentou problemas durante nossos testes. Como se trata de uma função avançada — criação e macros —, é provável que iniciantes sintam dificuldades para entender o funcionamento do software. Porém, boa parte das funções pode ser configurada de maneira simples, com poucos cliques do mouse.

A quantidade de recursos apresentados pelos WinScheduler é bastante abrangente e cobra desde as básicas operações com arquivos e pastas até operações de internet e detecção de mudança da cor de pixels. Porém, o software agora faz parte de uma suíte conhecida como Macro Toolworks e, em breve, deve deixar de ser atualizado pela companhia. Mas, por enquanto, vale a pena baixá-lo mesmo assim.

Prós & Contras

Prós

  • Muito abrangente e estável
  • Praticidade de uso
  • Gratuito

Contras

  • Difícil para iniciantes
  • Não está disponível em português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WinScheduler

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação