Logo Winter Voices Ícone

Winter Voices

Versão DEMO Grátis para testar
251.95 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 10/01/2011 Beyond the Pillars
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Mergulhe profundamente nesta história de busca pelo autoconhecimento cheia de provações da alma

Winter Voices é um jogo dividido em prólogo e sete capítulos que dão continuidade à história. Nele, a heroína sofre um dilema com a morte do pai e a repentina assombração de fantasmas do passado. Com isso, ela deve decidir como lidar com a sua dor e suas preocupações para seguir em frente com a vida. Pode parecer simples, mas a profundidade como a história é tratada engole o jogador por completo.

Diferentemente de outros RPGs singleplayer, Winter Voices possui uma heroína em vez de herói. Nessa mesma linha, apesar de haver batalhas e habilidades especiais, todas elas representam algum tipo de atitude mental de acordo com situações específicas ou algum sentimento. Portanto, apesar de serem representadas visualmente, as lutas deste jogo na verdade são batalhas internas contra pensamentos negativos e autodestrutivos.

Avalanche de emoções

A heroína de Winter Voices começa a história morando com seu pai em um vilarejo esquecido pelo mundo, aonde pessoas só vão por terem se perdido do caminho desejado e onde nenhuma tecnologia predominou. Este vilarejo é localizado em uma região montanhosa, na qual o inverno dura o ano todo e, consequentemente, a neve é parte da rotina.

As únicas atividades exercidas pelos moradores são a caça e a tecelagem – eventualmente uma espécie de sacerdócio também, principalmente pelos idosos. Por causa disso, você deve escolher entre uma dessas profissões durante a criação de sua personagem. Cada uma delas possui um atributo com maior afinidade, o que define o quão bem algumas ações serão realizadas.

A duração da versão demonstrativa de Winter Voices é relativamente curta em termos de acontecimentos, porém é possível passar mais de uma hora até alcançar o seu final. Isso porque os diálogos são tão longos e profundos que não há como terminá-la rapidamente – aliás, nem sequer faz sentido fazê-lo, pois o foco deste jogo é a história.

Luta interna

Profissões

O nome das três profissões disponíveis são “Huntress”, “Weaver” e “Volva”. Respectivamente, a caçadora depende de sua intuição (“Intuition”) e habilidades de sobrevivência para suportar o clima gelado do norte.

A tecelã trabalha dentro de casa junto com suas amigas e está sempre conversando sobre as vidas alheias para passar o tempo, por isso possui o atributo “Humor” elevado. Uma Volva é uma contadora de histórias, frequentemente presente na figura de líderes religiosos em diversas culturas. Isso exige que sua memória (“Memory”) seja aguçada para se lembrar sempre que necessário dos detalhes de uma história interessante.

Atributos

Os atributos que influenciam a personagem e o uso de suas habilidades são: humor, força de vontade (“Will Power”), intuição, memória, perspicácia (“Perspicacity”) e carisma. Além das influências óbvias de cada atributo nos diálogos, eles também alteram seu desempenho nas batalhas.

O humor aumenta o dano absorvido dos golpes inimigos e faz opções jocosas aparecerem durante as conversas. A força de vontade faz você sempre continuar lutando, pois aumenta sua energia (equivalente ao HP de outros jogos). Sua perspicácia faz você saber quando uma situação é favorável ou não, o que aumenta a taxa de regeneração e a quantidade de ataques possíveis em um mesmo turno.

A memória dificulta o jogo, pois aumenta o dano recebido pela personagem – apesar disso, também aumenta a quantidade de experiência ganha e facilita o aumento de nível. Por fim, o carisma é uma habilidade social: melhora a expressão corporal e o faz ser tratado com respeito – em termos de jogo, isso diminui o gasto de pontos de movimento e de ação.

Habilidades

Habilidades

Quem jogou Final Fantasy X, para Playstation2, ainda deve se lembrar do sistema de habilidades que substituía o de níveis: você ganhava experiência e a gastava em novos poderes para ficar mais forte.

Em Winter Voices o sistema de níveis prevalece, mas a árvore de habilidades é muito parecida com a de FFX. Ou seja, ao escolher uma delas, você trilha um caminho e tem poucas opções para avançar. No entanto, sempre há bifurcações e com muita experiência é possível completar a árvore inteira.

Fora isso, elas também se diferenciam por não serem habilidades como soltar fogo pelas mãos ou ter força sobre-humana. Em Winter Voices o que deixa a personagem mais forte é o controle de suas emoções e sua atitude mental em determinadas situações. Por exemplo, a energia perdida com os golpes dos fantasmas do passado é recuperada com a habilidade “atitude mental positiva”.

Nossa Opinião sobre o Winter Voices

Winter Voices não apresenta gráficos bonitos, muito pelo contrário. Contudo, apesar de não ter enfoque na qualidade ou realismo dos traços, esse defeito é compensado pelo restante de elementos do jogo. Sua história é extremamente profunda e está intrinsicamente ligada ao sistema de habilidades e experiência adquirida. O mesmo acontece com as músicas e efeitos sonoros, pois eles aumentam o drama existente e envolvem o jogador.

A história engole o gamer em poucos minutos, não somente por ser introspectiva, mas também porque os diálogos não são totalmente pré-definidos, isto é, sempre há uma opção de resposta quando você precisa falar algo (as opções são limitadas, porém existem!). Além disso, alguns trechos dos diálogos são narrados para mostram ainda mais o grau dos sentimentos que o jogo pretende passar.

A jogabilidade, por fim, é constituída pelo uso exclusivo do mouse para realizar as interações possíveis. Isso poderia mudar pelo acréscimo de controladores de movimentação nas setas direcionais e atalhos para as principais janelas. Apesar disso, o ritmo do jogo não exige muita velocidade na escolha de opções, então os atalhos não fazem tanta falta.

Prós & Contras

Prós

  • História profunda
  • Classes e atributos bem relacionados
  • Sistema de habilidades complexo

Contras

  • Gráficos feios
  • Profundo em demasia

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Winter Voices

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação