Logo Workrave Ícone

Workrave

Versão 1.10.1 Grátis
13.28 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 14/06/2013 Rob Caelers & Raymond Penners

O que estão falando…

+5 Avaliações
  • Foto de Andre Rodrigues
    Andre Rodrigues 18 de agosto de 2010 - 16:52
    10
    Nota Excelente!
    Eu uso há vários anos já! Baixei em minha nova maquina e ESTÁ TOTALMENTE EM PORTUGUÊS! Ele te dá Varias opções de configuração e parametrização do programa! Recomendo a todos que trabalham o dia inteiro na frente do computador!
  • Foto de Alex Sandro Melo Flores
    Alex Sandro Melo Flores 17 de março de 2015 - 12:45
    6
    Nota Ótimo!
    O programa é bom, mas na drescrição do mesmo a equipe baixaki adiverte sobre a instalação do programa (para não baixar softwares extras) mais isso, se você for baixar na comcorrência(olhem a captura do Baixaki)

Descrição

Equipe Baixaki
Mantenha-se saudável com pausas planejadas e evite lesões por horas de trabalho incessante em frente ao computador

Usando de avisos configuráveis, o Workrave cria pausas para que você possa descansar as partes do corpo mais afetadas por longos períodos de uso do computador, evitando assim problemas de LER.

Workrave

Uma micropausa?

De tempos em tempos, pequenos avisos aparecem na tela, pedindo que você inicie sua “micropausa”. Nela, você tem acesso a uma lista de exercícios ilustrados a serem feitos entre cada pausa. Há um total de 11 exercícios disponíveis para olhos e corpo. Você pode também escolher por uma pausa verdadeira, que dura mais tempo, para poder realizar mais alongamentos.

Uma Micropausa?

Uma vez que cada pessoa possui seu próprio ritmo, configurações podem ser alteradas em “Preferências>Temporizadores”, como o número máximo de avisos adiáveis, o tempo entre cada um deles e a duração das pausas, tudo para que o programa se ajuste às suas necessidades. Mas tome cuidado para não exagerar nos descansos, pois o Baixaki e o Workrave não se responsabilizam por eventuais problemas no ambiente de trabalho!

O aplicativo também conta com um controle de tempo de uso diário para seu computador: caso configurado em “Preferências”>“Temporizadores”>“Limite Diário”, após o tempo estipulado, o sistema é desligado completamente.

Eu avisei

Os métodos usados pelo programa para chamar sua atenção são os mais diversos, tanto visuais quanto sonoros. Na opção “Preferências”>“Interface do Usuário”, é possível ver todos eles e configurá-los para o modo que melhor lhe convém. O software pode, inclusive, bloquear o mouse e o teclado para que você faça a pausa pedida.

Modos

Modos

Clicando no ícone do Workrave com o botão direito do mouse, é possível escolher entre três modos para o aplicativo:

  • “Normal”: todas as funções ativadas;
  • “Suspenso”: todas as funções desativadas;
  • “Quieto”: apenas avisos visuais ativados.

O software também conta com o “Modo leitura”, que reduz os exercícios para apenas aqueles que são úteis de fazer durante uma leitura comum.

Checando o trabalho

Caso você queira saber o quanto está trabalhando ou quanto está descansando, vá para a opção “Estatísticas”. Lá, você encontrará informações precisas, como o número de avisos recebidos, vezes que fez as interrupções, número de cliques do mouse feitos e vários outros. As informações são armazenadas diariamente e caso queira retirar valores de datas anteriores você precisa apenas selecionar a data desejada.

Atenção ao Instalar

Babylon Toolbar

Durante a instalação, o programa oferece a instalação da barra de ferramentas Babylon, além de tornar o Babylon seu buscador padrão e o Babylon Busca, sua página principal. Caso não os deseje, desmarque todas as opções antes de clicar no botão “Próximo”.

Nossa Opinião sobre o Workrave

Workrave é uma boa solução para quem está passando por problemas de LER, pois consegue afastar o usuário do computador tanto de uma forma amigável quanto de forma mais drástica. Você se sente compelido a fazer as curtas pausas, mas pode cancelá-las com a mesma facilidade.

A liberdade que o programa dá é uma das características mais importantes, pois do contrário seria incômodo de usar. As possibilidades de ajuste também são amplas e permitem uma personalização total de acordo com suas necessidades, o que ajuda caso suas pausas precisem ser maiores ou menores do que o aplicativo recomenda.

A interface é bonita e limpa, mas peca pela falta de explicações para cada função. Logo, você fica um pouco perdido tentando entender o funcionamento do programa em si, mas após alguns testes, o aplicativo se torna muito mais amigável, mesmo que algumas funções continuem confusas.

Exercitar-se usando o Workrave também é fácil, pois as ilustrações em 3D ajudam a entender como fazer cada exercício, embora pessoas com problemas visuais possam ter problemas para ler os longos textos de explicação que aparecem. O tempo de cada explicação também é curto, o que obriga você a pausar o programa a cada novo alongamento.

Tente não se assustar caso os comandos do computador pareçam travar: algumas vezes o mecanismo de pausa aparece debaixo de outras janelas, o que junto da ausência de ícones na Barra de ferramentas do Menu Iniciar pode deixar você perdido, achando que houve algum problema no computador.

Mesmo com as desvantagens encontradas, o Workrave ainda se mostra como uma grande ajuda. Caso sofra de LER ou outros tipos de lesões semelhantes, o aplicativo é de grande ajuda. Já se não tiver use-o mesmo assim, apenas com maior espaço entre cada pausa, para assim prevenir qualquer problema futuro.

Prós & Contras

Prós

  • Totalmente personalizável
  • Interface amigável

Contras

  • Más personalizações podem incomodar o usuário

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Workrave

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação