Logo Wubi Ícone

Wubi

Versão — Windows Ubuntu Installer 11.10 Grátis
2.32 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/98/2000/8
Atualizado em : 04/04/2012 Wubi
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+106 Avaliações
  • Foto de Turma De Física Uva
    Turma De Física Uva 1 de maio de 2013 - 13:47
    10
    Nota Excelente!
    Quem já tem baixado uma ISO de instalação pode copiar o Wubi ,que já vem dentro da ISO, e colar ao lado da respectiva ISO. Execute o Wubi,escolha as opções de sua preferência e clique em instalar. O programa para extrair o arquivo Wubi.exe do ISO pode ser o ISO Buster que tem aqui mesmo no Baixaki.
  • Foto de M.V
    M.V 4 de abril de 2012 - 23:53
    2
    Nota Ruim!
    A versão antiga do wubi funcionava direitinho.essa versão baixa o sistema e quando chega no 99% dá erro.o ubuntu é um excelente sistema operacional mas peca pela falta de bons programas de criação de dvds e blu-rays.não venham comentar que existam programas similares ou até melhores.eu já usei ubuntu e sei que não tem.

Descrição

Felipe Vieira Karas
Instale uma das distribuições Linux mais famosas, a Ubuntu, dentro do seu Windows sem complicações

Wubi é uma inovação para os entusiastas do software livre ou para aqueles que sempre quiseram instalar o Linux, mas não sabiam como particionar seu disco rígido. Este pacote é um instalador do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais atualizadas e de fácil acesso, dentro do próprio Windows. O Ubuntu é baseado no Debian e, na última versão, incorporou a tecnologia XGL.

A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições. Durante a inicialização (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu tradicional e apresenta as mesmas funcionalidades. De brinde você ainda ganha dois softwares instalados no pacote: o Mozilla Firefox e o OpenOffice.

Antes de ter medo do Linux, fique tranquilo: há um prático desinstalador que retira o Ubuntu da sua máquina da mesma maneira que qualquer outro programa. E, falando em instalação, existe um novo instalador incorporado no pacote: o Lupin.

Lupin, um instalador semelhante ao do Windows

Lupin é um mecanismo de instalação muito semelhante ao do Windows, no qual o próprio sistema operacional monta os pacote e os distribui nos diretórios necessários. Isso evita muita dor de cabeça e deixa o Ubuntu mais acessível, além de facilitar a vida de quem já conhece o sistema.

Tela de instalação: poucos passos

O Lupin não contém o instalador; ele usa um arquivo ISO para numa analogia "descompactar" (sendo que, para os mais puristas, o termo correto seria "montar") o conteúdo. Atenção: é extremamente recomendado que você crie uma nova partição antes de instalar o sistema, pois corre o risco de perder tudo o que estiver arquivado na partição selecionada para o processo.

A instalação não requer configurações avançadas, basicamente sendo preciso definir o drive de instalação, tamanho, ambiente (Ubuntu, por exemplo), idioma, nome de usuário e senha. Ao clicar em "Instalar", o processo é iniciado automaticamente e seu andamento pode ser acompanhado pela barra de progresso exibida na tela.

Ao final, é necessário reiniciar o computador para concluir o procedimento. Feito isso, durante o processo de boot, ao selecionar o sistema operacional (no caso o Ubuntu) o programa baixa automaticamente a distribuição 10.04.

O sistema se encarregará de instalá-lo automaticamente. O processo pode demorar um pouco no primeiro acesso, e a tela passar a impressão de estar travada, mas basta aguardar alguns instantes para que apareçam as barras de progresso da instalação.

Como Funciona?

Concluído o processo de instalação, ao reiniciar o computador, você pode escolher entre Windows ou Linux (Ubuntu). A tela na qual os dois sistemas estão disponíveis lembra àquela exibida pelo Windows para “modos de inicialização”.

Ubuntu pronto para usar!

Então, basta escolher com qual sistema você deseja entrar no computador quando ele é ligado: Windows ou Ubuntu! Por padrão, se nenhuma das opções for selecionada durante o tempo disponibilizado, ele inicializa no Windows (primeiro da lista).

Nossa Opinião sobre o Wubi

O Wubi traz uma maneira muito prática de você utilizar os dois sistemas operacionais, especialmente para quem não tem muita experiência com o Ubuntu ou Linux de uma forma geral. Ele efetua a instalação a partir do próprio Windows, sem necessitar configurações avançadas, facilitando o processo.

Depois de instalado, o Ubuntu é oferecido como uma opção de boot automaticamente, novamente dispensando trabalho manual para montar o processo de dual-boot. O Wubi também pode ser uma excelente opção para quem deseja testar uma distribuição de Linux, mas não quer simplesmente se desfazer do Windows.

Outro grande ponto forte é o foco no público que não possui experiência em configurações do Linux, pois grande parte do processo é completamente automatizada pelo Wubi.

Prós & Contras

Prós

  • Interface de instalação amigável;
  • Processo de configuração automático;

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Wubi

+106 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação