Logo Xinorbis Ícone

Xinorbis

Versão 6.2.4 Grátis para testar
6.15 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 09/07/2015 Paul Alan Freshney

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Guilherme
    Guilherme 2 de janeiro de 2009 - 10:18
    10
    Nota Excelente!
    Uso ele a algum tempo, cumpre realmente o que promete com muita complexidade. Te dá relatorio dos maiores e menores arquivos do HD. Realmente perfeito . Muitoss detalhes RECOMENDADO só falta uma tradução pt-br
  • Foto de diego
    diego 16 de dezembro de 2007 - 15:19
    8
    Nota Ótimo!
    Prós: muito detalhado mesmo o relatório final, bom para verificar os arquivos de maior valor ... recomendado

    Contras: nada, mas poderia ter um verificador dos bad sectors q podem ocorrer no HD.

Descrição

Equipe Baixaki
O que acha de uma análise completa e detalhada sobre tudo e mais um pouco do que está armazenado no seu HD?

Já está cansado de apagar arquivos, desinstalar programas, jogos e nada do espaço livre em disco aumentar? Então descubra o que misteriosamente está ocupando espaço no computador. O Xinorbis é um dos softwares mais completos para a análise detalhada de HDs (Hard Disks). Sua pesquisa avançada permite gerar relatórios individuais para cada fim, informando detalhadamente os dados encontrados.

Muito mais do que um simples analisador de discos

O fundamento do programa está em varrer o disco rígido em busca do maior número de informações possíveis sobre o conteúdo deste. Assim que termina, um gráfico analítico é exibido com dados precisos sobre a disposição dos tipos mais comuns de arquivos encontrados. Esses tipos — como áudio, sistema, programas, etc — são pré-definidos pelo programa através da associação de extensões de arquivos semelhantes. Muito útil para quando se quer saber a quantidade de espaço que suas músicas, por exemplo, representam no PC.

Gráficos ilustrativos

Os dados são ilustrados em gráficos analíticos, os quais são exibidos em dois modos: barras ou pizza. Ambos podem ser tanto definidos em função da quantidade dos arquivos quanto do tamanho ocupado por eles. Para melhorar a visualização, há as opções extras para exibi-los em tela cheia e mostrar/ocultar a legenda. Achou simples? Não se engane, este é apenas o resultado genérico.

Xinorbis - Imagem 1 do software

Precisão nos resultados

No lado esquerdo da janela há uma estrutura de tópicos com relatórios específicos para uma análise mais precisa, os quais também são acessíveis através dos botões na parte inferior da janela ou a partir do menu View > Information Section. Confira os modos disponíveis:

Xinorbis - Imagem 2 do software

Table: este é um modo de exibição minucioso das informações sobre os tipos de arquivos e suas respectivas disposições no disco, organizadas em uma tabela. Para complementar ainda mais, um segundo quadro exibe quantos desses arquivos são ocultos, do sistema ou nulos.

Tree: aqui se confere a quantidade de arquivos encontrados em função de suas extensões, que por sua vez, estão separadas por tipos. Para visualizá-los, basta navegar entre os tipos assim como se navega pela estrutura de pastas do Windows Explorer.

Dir List: uma relação das pastas contidas no diretório raiz do computador é exibida com suas respectivas parcelas ocupadas no disco. Deste modo pode-se observar qual a pasta contém a maior quantidade de arquivos ou a que ocupa maior espaço.

Other: os formatos de arquivos que não foram associados a um tipo pré-definido estão relacionados nesta seção. Ao contrário dos modos anteriores, este exibe apenas uma tabela com cada formato e respectiva quantidade numérica representada ao lado.

Null Files: os arquivos nulos localizados — aqueles que não ocupam espaço — são listados individualmente dentro desta opção, inclusive com o caminho completo de cada um.

Magnitude: aqui você tem um modo diferente de conferir o uso do seu HD. A quantidade de arquivos é relacionada em função do tamanho, ou seja, cada grupo compreende a um número de arquivos enquadrados dentro de uma determinada faixa de tamanho. Assim, você fica a par do tamanho médio da maioria dos arquivos encontrados no computador.

Drive Details: obviamente, as informações sobre o próprio disco rígido não poderiam ficar de fora. Em Drive Details (detalhes do drive) são exibidas informações do hardware e o nível de uso dele.

Search: caso queira procurar algum arquivo em específico, o Xinorbis oferece um buscador muito rápido e eficaz que localiza todas as ocorrências com a palavra definida.

File Dates: o que acha de verificar a quantidade de arquivos instalados em uma determinada data e, é óbvio, detalhadamente? Nesta opção você fica por dentro do número de arquivos instalados em determinado dia, mês e ano, comparados desde o mais obsoleto até o mais recente encontrado. Para melhorar, os arquivos são listados um a um, com seus respectivos caminhos.

Top 50: a última opção é mais para fim de curiosidade mesmo. Nela são classificados os 50 maiores e os 50 menores arquivos instalados no disco rígido.

Xinorbis - Imagem 3 do software

Para todos os quadros comparativos que você visualizar, estará disponível a exibição gráfica com as mesmas opções do primeiro gráfico apresentado. Caso queira pesquisar algum diretório em específico ao invés do disco todo, é só marcar a opção Analise Directory e selecionar a pasta desejada. Realmente o Xinorbis não deixa nenhuma informação para trás quando o assunto análise de discos e pastas!

Nossa Opinião sobre o Xinorbis

O programa é perfeito para quem não se contenta em apenas ver o espaço em uso e livre do disco rígido. Ele não só detalha o conteúdo encontrado como apresenta de modo claro as informações ao usuário. Os gráficos fornecidos ajudam muito na comparação de valores e dão uma melhor noção sobre como os dados estão dispostos no computador. Ele só peca em oferecer atalhos em excesso para uma mesma função, se bem que, a velocidade da análise poderia ser um pouco mais rápida também.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Xinorbis

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação