Logo Xleaner Ícone

Xleaner

Versão 4.28.1368 Grátis
1.17 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 20/03/2013 MoreThanACleaner
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Limpador com o qual é possível determinar exatamente o que deve ser apagado do seu computador

A semelhança do nome com o consagrado CCleaner não é coincidência. Mas os desenvolvedores do Xleaner afirmam: é “mais que um limpador”. Esta é mais uma opção para manter computadores livres de arquivos temporários e inutilizados, e para se livrar também de históricos da internet com suporte para os navegadores mais comuns: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Safari e Google Chrome.

A instalação do Xleaner oferece um aplicativos adicional, o Safety Control, que disponibiliza ícones na Área de trabalho para log off, reinicialização e desligamento do sistema. A instalação também pode criar um arquivo padrão de configuração, para que o software esteja configurado da melhor maneira para novos usuários.

Xleaner é extensamente configurável, e o usuário define exatamente o que deseja remover entre várias tarefas (tasks). As tasks englobam documentos recentes, lixeira, Área de transferência e pasta Temp do Windows, além de muitas outras. A limpeza do histórico da internet também é bastante personalizada, com definições específicas para os navegadores mais comuns.

O usuário também pode criar tarefas específicas, adicionando pastas e arquivos, e criando máscaras com padrões e tipos de temporários que devem ser excluídos. Por exemplo, a máscara “*.TMP” apaga todos os arquivos dessa extensão, ou seja, os temporários.

Extensas configurações.

Xleaner utiliza um aplicativo do Windows para limpeza de registro, o Microsoft RegClean. Se você o tem RegClean instalado, basta indicar o caminho do arquivo executável (MSRegClean.exe) e configurar para que ele limpe o registro logo após promover a limpeza do sistema. Xleaner também pode integrar um otimizador de memória e o Windows Check Disk (CHKDSK) para checagem de erros no disco rígido.

O usuário só precisa definir as tarefas de limpeza uma vez, e então clicar em "Purge" para começar a faxina.

Interface

A interface do Xleaner é simples. O funcionamento do utilitário se baseia em três botões em um menu no canto esquerdo da tela: “Cleaner”, “Applications” e “Extensions”. O primeiro lista as tarefas programadas e o log do programa com todas as ocorrências. Aqui também se encontra o botão “Options”, para configurar as tarefas.

Tela principal.

“Applications” lista vários aplicativos dos quais é possível remover arquivos temporários. Não é uma lista dos softwares instalados no computador do usuário, logo, é necessário observá-la e marcar os aplicativos a serem limpos.

“Extensions” lista componentes adicionais que expandem a funcionalidade do Xleaner. Os plugins são encontrados na página de downloads dos desenvolvedores, a qual você acessa clicando aqui.

Quando minimizado, Xleaner torna-se acessível através de um ícone na systray, com o qual pode-se começar uma limpeza com um único clique.

Versão portátil

Xleaner também está disponível em uma versão portátil, ou seja, que não requer instalação e não deixa rastros no registro ou no sistema. Clique aqui para baixar esta versão.

Nossa Opinião sobre o Xleaner

Xleaner não mostra sinais de bugs e falhas de execução, e faz a limpeza rapidamente. As configurações padrão são suficientes para uma limpa em arquivos temporários, mas o ideal é que o usuário explore as opções e configure as tarefas da melhor maneira possível. Nesse sentido, o Xleaner pode ser um tanto complexo para usuários que buscam mais simplicidade. Por outro lado, pode ser perfeito para quem busca limpar exatamente o que quer.

A interface do Xleaner é bastante simples, e muitos irão achá-la até mesmo excessivamente simples, sem recursos visuais modernos. É impossível se perder entre as funções do programa, por um lado, mas parece até mesmo desleixada, por outro.

Xleaner perde um pouco de terreno, em relação ao CCleaner, por exemplo, por não contar com ferramenta própria para limpeza de registro, assim como também não conta com ferramentas próprias para otimização de memória e checagem de erros no disco, apesar de oferecer a integração. Com essas ferramentas próprias, o programa teria grandes chances de figurar como uma opção praticamente perfeita de manutenção do PC.

Prós & Contras

Prós

  • Rápido
  • Extensamente configurável
  • Interface simples

Contras

  • Sem limpador de registro próprio
  • Configuração pode ser extensa para alguns

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Xleaner

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação