Logo YAKINDU Statechart Tools Ícone

YAKINDU Statechart Tools

Versão 1.0 Grátis
29.88 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 09/01/2013 Yakindu
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Plugin de modelagem desenvolvido para quem utiliza a API Eclipse em seus projetos

Criar modelos e fluxogramas é algo bem comum para quem trabalha em projetos maiores, principalmente na área de TI.

Os documentos ajudam bastante na hora de compreender o fluxo de funcionamento de algum aplicativo ou o ciclo de trabalho da equipe envolvida. Os modelos são uma forma de representação mais visual das funcionalidades e atividade de um software.

YAKINDU Statechart Tools é um plugin muito interessante para quem trabalha com desenvolvimento de aplicações e sistemas e está acostumado com a API Eclipse. Com o complemento instalado, você consegue desenvolver fluxogramas completos diretamente no ambiente de programação, dispensando qualquer ferramenta externa.

YAKINDU Statechart Tools - Imagem 1 do software

Instalação

Você pode baixar o YAKINDU Statechart Tools de duas maneiras. A primeira delas é baixando o Eclipse já com o plugin instalado. Para isso, é só clicar no link acima, fazer o download do arquivo ZIP, descompactar o conteúdo em qualquer diretório do seu computador e executar a API normalmente.

Quem já possui o Eclipse instalado no computador pode adicionar o YAKINDU Statechart Tools à ferramenta por meio da opção de instalação de complementos que a API oferece. Para isso, é só acessar o menu “Help” e escolher a opção “Install New Software...”.

Na janela que aparecer, clique sobre o botão “Add” e insira o link https://updates.yakindu.com/juno/releases/ no segundo campo exibido. Agora é só aguardar até que a lista de complementos seja exibida. Marque todas as opções que forem mostradas e prossiga com o processo de instalação normalmente.

YAKINDU Statechart Tools - Imagem 2 do software

O complemento

O YAKINDU Statechart Tools oferece uma perspectiva própria no Eclipse. Dessa forma, apenas as opções e telas realmente úteis para a utilização da ferramenta são mostradas. À direita, você encontra todos os elementos que podem ser inseridos no seu fluxograma.

Itens como estado inicial, estado final, elementos de escolha, sincronia, transição e regiões de texto podem ser inseridos ao modelo com apenas um clique do mouse. É só escolher o elemento desejado, selecioná-lo e começar a modificar suas opções.

A parte central da tela possui a área de desenho, na qual o fluxograma será montado, e uma região para a inserção de códigos simples, que mostram de forma rápida o funcionamento básico de determinada etapa.

YAKINDU Statechart Tools - Imagem 3 do software

Algumas opções para a formatação dos textos inseridos no modelo podem ser encontradas na barra de ferramentas mostrada na parte superior da tela. Assim como acontece com o código, caso haja alguma inconsistência no fluxograma, o YAKINDU Statechart Tools aponta qual o problema encontrado e, em alguns casos, a solução para resolvê-lo.

Nossa Opinião sobre o YAKINDU Statechart Tools

O YAKINDU Statechart Tools mostrou ser uma boa opção de ferramenta para quem trabalha com desenvolvimento de aplicações. Trabalhando dentro do próprio Eclipse, o complemento permite que você crie modelos completos e complexos rapidamente.

A utilização do plugin é bem simples. Qualquer pessoa que já esteja familiarizado com a interface do Eclipse consegue utilizar o YAKINDU Statechart Tools sem maiores dificuldades.

A inserção de novos elementos ao modelo é realizada de forma bem simples, bastando alguns cliques do mouse para isso. Dessa forma, o trabalho de modelagem pode ser realizado com mais rapidez, sobrando mais tempo para o desenvolvimento.

O uso do complemento não interfere em nada no Eclipse, permitindo que você trabalhe na modelagem do projeto com diversas abas de código abertas sem enfrentar problemas de travamento ou lentidão na API.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação simples
  • Fácil adição dos itens ao fluxograma
  • Não interfere no uso do Eclipse

Contras

  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o YAKINDU Statechart Tools

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação