Logo Yola Ícone

Yola

Grátis
Funciona em: Web
Flash/Shockwave
Adicionado em : 27/05/2009 Yola
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Rogério
    Rogério 7 de novembro de 2010 - 18:41
    10
    Nota Excelente!
    Yola site! In my opinion is the best site to create pages. Without publicity, very easy to learn. Will become successful here in brazil. Muito bom, dá pra fazer sites profissionais,sem publicidade alguma. Muito bom!

Descrição

Wikerson Landim
Crie páginas da web visualmente agradáveis e inclua imagens, músicas e vídeos totalmente online

Que tal colocar o seu website no ar sem precisar de muito esforço? Pois bem, essa é a proposta do site americano Yola, um sistema de criação, edição e publicação de sites na internet inteiramente online.

Sediado na cidade americana de San Francisco, o Yola é o novo nome para o antigo SynthaSite. A proposta – de que o usuário possa colocar o seu site na web em apenas cinco passos – permanceu a mesma, mas o visual ganhou uma repaginada, ficando com um aspecto mais moderno e atual.

Como funciona?

Antes de tudo o usuário precisa fazer um cadastro simples (nome completo, e-mail de contato – que será o seu login - e senha) para ter acesso ao seu perfil. Embora você vá receber um pedido de confirmação de inscrição via e-mail, não é necessário esperar ele chegar para já ir mexendo nas ferramentas do Yola.

Página inicial do Yola


Após estar logado no sistema, na primeira tela (Choose a Design) você poderá escolher qual será o design de suas páginas. São 76 opções pré-configuradas. Em cada uma delas você conta ainda com a possibilidade de escolher algumas variações de cores, limitadas nas mesmas tonalidades do layout inicial.

Na mesma tela você terá uma outra definição importante para fazer: o nome (Name Your Site). Aqui é importante pensar bem já que o nome que você escolher será a URL do seu novo site. O Yola disponibiliza endereços gratuitos com o seguinte padrão: https://nomedosite.yolasites.com.

Existe ainda uma outra opção para você adquirir um domínio próprio ou ainda direcionar o site para um domínio ou subdomínio já existente. Neste caso você vai precisar ter acesso aos dados de FTP de sua conta e um conhecimento básico de publicação de websites.

Editando o seu site

Feito isso você vai para uma nova tela onde é mostrado o visual atual do seu site. Todas as opções para edição de conteúdo, inclusão e exclusão de itens estão localizadas no menu do lado direito. O funcionamento é extremamente simples. Basta selecionar a opção desejada e arrastar o ícone para o campo dentro da página. Confira o que você pode fazer por aqui:

Tela de seleção de layout e nome do seu site

  • Título da página – clicando sobre o texto do cabeçalho você pode reescrevê-lo ou, até mesmo, eliminá-lo do seu layout.

  • Change banner – nos layouts onde há uma imagem (banner) no cabeçalho, é possível substituí-la por outra do seu agrado. As medidas, em pixels, aparecem no canto superior do banner. Você pode enviar uma nova imagem do seu computador ou mesmo via uma URL.

  • Text – arrastando este ícone para o seu layout você cria um campo de texto onde pode digitar suas informações.

  • Image – já aqui você cria o espaço onde ficará uma imagem.

  • Two Column Layout – arrastando este ícone você divide o espaço logo abaixo do cabeçalho em duas colunas independentes.

  • HTML – permite que você insira códigos HTML externos.

  • File – Permite que você insira arquivos de variados formatos.

  • Widgetbox Gallery – permite inserir uma galeria de imagens em um espaço pré-determinado.

  • Photo Gallery – permite inserir uma galeria integrada diretamente com as suas imagens no Flickr ou no Smugmug Gallery.

  • Modelo de site do Yola e menu lateral de criação

  • Video – permite inserir um vídeo postado em sites como o Youtube, Metacafe e Google Video.

  • Widgets – aqui você pode inserir várias widgets para facilitar o seu trabalho e oferecer novas possibilidades de interação para os seus usuários. São elas: Google Gadget, Slide, Spring Widget, Widget Box, Your Minis, Genbook Online Appoitments, RSS Reader, Skype Me!, Countdown (contador de acessos) e Meebo Chat Room.

  • Forms – permite a inserção de formulários de cadastro como o Form Assembly e Wufoo Form.

  • Advertising – permite que você rentabilize o seu site, utilizando um código de uma conta do Google Adsense.

  • Maps – integração com o serviço Google Maps.

  • Online Store – possibilidade de incluir o comércio de produtos online. As opções disponíveis são produto simples (single product), catálogo de produtos (catalog of products) e receber doações (collect donation).


Publicando o site

No topo do site estão disponíveis as ferramentas para publicação e gerenciamento de suas páginas. É possível criar novas páginas e menus, bem como administrar, editar e excluir os já existentes. O modo de gerenciamento de arquivos se assemelha muito ao dos programas mais conhecidos de FTP como o FileZilla ou o WS_FTP. Ao clicar em Publish my site (publicar meu site) sua página é atualizada e você pode visualizar uma prévia (Preview page) ou a versão final no seu navegador.

Painel de administração do site criado no Yola

O Yola permite ainda a  criação de mais de um site na mesma conta, com fácil transição de uma página para outra. Outro ponto é interessante é a possibilidade do usuário optar se quer ou não que o seu site apareça nos mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo. Mas vale ficar atento às atualizações. Segundo os termos de utilização, sua página pode ser retirada do ar se ficar mais de um ano sem nenhuma atualização.

Nossa Opinião sobre o Yola

Embora o Yola não tenha as mesmas propriedades e funcionalidades dos principais programas de criação, edição e publicação de websites, sem dúvida  o site é uma ótima ferramenta para aqueles usuários que procuram, de maneira simples, ter suas primeiras experiências em termos de criação e gerenciamento de web.

Fatores como a ausência de propagandas ou de algum tipo de barra identificando que o site foi criado pelo Yola pode, inclusive, fazer com que muitos usuários sequer imaginem que o resultado final do site foi criado totalmente online. Sua facilidade de utilização, bom número de opções de edição e integração com widgets e ferramentas do Google é outro ponto positivo, facilita muito a vida do usuário e pode trazer bons resultados, em termos de acessos e visitantes, a longo prazo.

Prós & Contras

Prós

  • Facilidade de utilização, layout simples e objetivo;
  • Possibilidade de inclusão, de áudio, vídeo, textos e imagens sem ter conhecimento prévio de edição e publicação de sites;
  • Integração com ferramentas e serviços como Flickr, Google Maps e Skype.
  • Possibilidade de rentabilização do site via AdSense.
  • Segundo o Yola, não há limite de hospedagem de arquivos ou banda.

Contras

  • O sistema de upload de imagens é um pouco lento, mesmo para imagens leves.
  • FAQ disponível apenas em inglês, o que pode limitar o contato para alguns usuários.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Yola

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação