Logo zap! Ícone

zap!

Grátis
16 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7
Adicionado em : 01/06/2018 Samarth Jajoo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriela Araújo Silva
Com o zap! você aprende mais rápido sobre o que está pesquisando. Basta copiar!

O zap! é um recurso simples e que facilita muito a busca por todos os termos de seu interesse durante a navegação. Basta instalá-lo no seu Google Chrome, em poucos minutos, para começar a aprender muito mais sobre qualquer conteúdo que você tenha colocado na área de transferência do seu PC.

Imagine, por exemplo, que você está pesquisando sobre letras e traduções de músicas dos Beatles. Ao dar um CTRL + C ou clicar em “Copiar” sobre uma palavra que não conhece ou no nome de um integrante da banda, logo o software gera uma notificação para você seguir com a investigação em paralelo em outra aba. Ao clicar nela, a busca é aberta diretamente no Chrome, certo? Errado. Na verdade, a expressão vai parar no DuckDuckGo, sistema especialmente desenvolvido para trazer resultados de forma colaborativa, preservando os dados dos usuários.

Lembrando que a ferramenta funciona apenas para termos mais específicos ou nomes próprios; caso seja copiada uma frase ou um trecho de texto mais longo, o zap! não entende que precisa entrar em ação. A ideia é usá-lo com objetivo e foco — útil para quem lê bastante em outro idioma, por exemplo.

Outra dica

Não bloqueie as notificações do zap! e sempre reveja os sites com essa mecânica habilitada no seu Chrome para ter certeza que a extensão vai funcionar.

Nossa Opinião sobre o zap!

Uma mão na roda para quem é curioso ou está sempre procurando aprofundar conhecimentos, o zap! é também uma forma de organizar seus estudos por partes. Afinal, com cada aba aberta, fica mais fácil identificar o que já foi lido e a qual ponto da pesquisa é preciso retornar com mais atenção ou especificidade. A extensão permite manter uma rotina de leitura saudável e produtiva sem o uso de marcadores de texto online, printscreens ou blocos de notas, opções nas quais o usuário pode acabar se perdendo.

O desenvolvedor disponibiliza atualizações frequentes, o que é um atrativo interessante. Quando a conhecemos e instalamos para fazer testes aqui no Baixaki, a ferramenta tinha recebido melhorias havia apenas dois dias. Um fato negativo é que quem já tem o Chrome pode usar o recurso “pesquisar no Google” ao clicar com o botão direito do mouse em uma palavra; porém, esse processo é um pouco mais trabalhoso.

Usamos uma máquina com a versão 66 do navegador instalada. A sincronização com o DuckDuckGo foi produtiva e sem interferências do Chrome, que estava selecionado como o buscador padrão.

Observamos diferentes resultados, mais variedade de tipos de links e sites referenciados em inglês — o que aumenta a gama de fontes à disposição —, e também aprendemos com a experiência de visualizar outros formatos de resposta. Existiam menos atrativos visuais se comparado ao sistema comum, o que é positivo no sentido de evitar distrações durante a pesquisa. Quem preferir pode restringir os resultados a conteúdos do Brasil e ainda dar uma olhada em imagens, notícias e vídeos.

Prós & Contras

Prós

  • Simples de usar
  • Disponível direto no navegador
  • Não afeta a navegação
  • Gratuito

Contras

  • Sem tradução para o português
  • Similar à função de pesquisa nativa do Chrome

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o zap!

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação