Logo ZenPen Ícone

ZenPen

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 17/04/2014 Tim Holman
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Um serviço online gratuito para que você se desligue do mundo e escreva sem distrações

Se você tem um prazo a cumprir para a entrega de um texto e quer garantir que não vai estourar o seu tempo, a melhor solução é se desligar do mundo e escrever sem distrações.

O serviço ZenPen é uma ferramenta incrível para solucionar isso: muito mais simples e sem distrações do que editores tradicionais, como o Word, ele oferece apenas uma folha em branco.

Você pode configurar o serviço para funcionar em tela cheia e então escrever tudo o que for preciso em uma interface com poucos botões (os que existem, na lateral esquerda, são semitransparentes e discretos), mas com várias opções de formatação interessantes para quem precisa de uma ferramenta minimalista, mas completa.

ZenPen - Imagem 1 do software

Ele permite, por exemplo, inserir links em qualquer trecho do texto, configurar a fonte como negrito ou itálico e também transformar um parágrafo inteiro em citação. Para fazer isso, basta selecionar uma palavra ou frase com o mouse e uma janelinha suspensa aparece com os quatro botões. Escolha o que você deseja e ele transforma rapidamente o texto.

Para salvar o seu trabalho você pode exportar um arquivo em três formatos diferentes de texto ou pode simplesmente copiar tudo e colar em um editor normal, para salvar com as alterações de aparência e estilo (negrito, links etc). Se você fechar a aba e abrir de novo, ele mostra o texto que estava sendo escrito, mesmo que o computador seja desligado.

Nossa Opinião sobre o ZenPen

O ZenPen é uma ferramenta incrível de criação de textos para quem precisa do mínimo de distrações possível. Ele realmente funciona para aumentar a produtividade, já que traz um visual clean, sem botões e a possibilidade de uso em tela cheia. Alguns bugs em determinados navegadores, no entanto, podem ser um problema.

Por exemplo, ao usá-lo no Firefox, em alguns casos ele não foi capaz de configurar as fontes para negrito. Foi preciso reiniciar o browser para alterar essa configuração corretamente. No Chrome ele funcionou perfeitamente, no entanto.

Escrevendo sem distrações

O seu ponto forte é realmente a praticidade para quem se distrai com facilidade. Por ser possível usar em tela cheia ele é um ótimo aplicativo. A tela não é completamente branca, o que ajuda a não cansar os olhos (se você quiser, pode até trocar para o fundo preto) e ele tem botões bem discretos na lateral, o que faz com que, basicamente, a única opção visível seja escrever.

A janelinha de configurações rápidas, que mostra as opções de negrito, itálico, link e citação é bem discreta e aparece só quando o texto é selecionado. Essas configurações funcionam de verdade e, ao copiar o texto para outro editor, elas acompanham a fonte.

Confuso para salvar

O único problema real do ZenPen é que ele é um pouco confuso nos formatos para salvar. Isto é, você pode optar por três tipos de texto, mas todos são salvos em arquivos TXT simples. A maneira mais fácil de salvar com todas as alterações é mesmo copiar tudo e colar no editor padrão.

Porém, para quem se esquece de salvar, este serviço é ótimo, já que nada é perdido se você fechar uma aba, por exemplo. Mesmo que o computador seja desligado, toda vez que o ZenPen for aberto ele vai mostrar o último texto como estava quando foi fechado. Isso não funciona em navegadores diferentes, no entanto.

Vale muito a pena testar esta ferramenta que é simples de usar, realmente minimalista e online, podendo ser usada em qualquer computador com acesso à internet.

Prós & Contras

Prós

  • Minimalista e ótimo para escrever sem distrações
  • Várias opções para salvar
  • Guarda o texto em cache

Contras

  • Confuso para salvar
  • Não funciona corretamente no Firefox

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ZenPen

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação