Logo Ziminiar Ícone

Ziminiar

Versão 0.1.0 Grátis
389.65 MB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em : 29/08/2016 2AMProductions
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Autran
Explore um universo fantástico enquanto tenta relembrar seu passado neste RPG

Ziminiar é um RPG independente desenvolvido no RPG Maker MV e inspirado nos clássicos japoneses do gênero, como os primeiros games da série Final Fantasy.

Aqui o jogador controla Harold, um aventureiro que acorda em um hospital sem nenhuma lembrança do que aconteceu no passado ou de como foi parar lá. Seu papel é guiar o herói através de uma região desconhecida enquanto tenta resgatar a memória.

Mas logo a história toma outro rumo e nosso protagonista se vê colocado em uma guerra envolvendo monstros, bruxas e um exército que precisa da sua ajuda.

Ziminiar

A jornada do herói

Logo depois de acordar e completar o tutorial, na pele do protagonista, você é apresentado a Zeof, a mulher que o encontrou desacordado três semanas atrás e o levou para o hospital.

A partir daí a narrativa segue o mesmo modelo visto nos RPGs orientais que a inspiram. O único objetivo imediato é explorar a cidade de East Haven e conversar com os moradores enquanto tenta descobrir o que aconteceu com você.

Nesse local você vai conhecer companheiros e fazer inimigos. O universo fantástico se abre aos poucos, permitindo que cada jogador explore o mapa no seu próprio tempo.

 Ziminiar

Explorando o mundo de Ziminiar

Com uma jogabilidade semelhante à de títulos clássicos das eras 8 e 16-bit, qualquer jogador de RPG veterano vai se sentir em casa em Ziminiar. Para os novatos nesse universo, o título oferece um rápido tutorial explicando os controles básicos.

Os gráficos e os controles não se diferenciam muito do que é encontrado em outros games feitos no RPG Maker. O cenário 2D é visto de cima e o personagem pode ser controlado tanto pelo direcional do teclado como pelo mouse, bastando clicar no local desejado para que ele ande até lá. Interações com pessoas e objetos podem ser feitas com a tecla Enter ou com o botão esquerdo do mouse.

O pulo fica na Barra de espaço e o menu do jogo, onde é possível ver as missões, usar habilidades e mudar o equipamento dos personagens, pode ser acessado apertando a tecla Esc.

A batalhas seguem o modelo por turnos popularizado pela série Final Fantasy e presente em vários jogos desenvolvidos no RPG Maker.

Ziminiar

Pense bem antes de tomar decisões

Uma característica do game é o poder de tomar decisões e vê-las mudarem o rumo da história. Embora ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, o jogo já apresenta escolhas que certamente vão influenciar o restante da história.

Também existem decisões menores que, embora não alterem drasticamente o andamento da aventura, podem mudar alguns diálogos ou cenas, dependendo do que o jogador escolher.

Nossa Opinião sobre o Ziminiar

Ziminiar é uma boa combinação de elementos dos RPGs japoneses, como o estilo de batalha, e características mais vistas nos jogos ocidentais, como o poder de mudar a história.

O título impressiona pela ambição dos criadores em povoar o universo com muitos personagens cheios de diálogos envolventes. Por mais que a história principal ainda não esteja bem desenvolvida, o game incentiva o jogador a conversar com todos os moradores da vila em busca de mais informações.

Os cenários seguem a mesma lógica, sempre cheios de elementos, muitos deles interativos. Mas aqui a plataforma do RPG Maker começa a mostrar suas limitações, com vários objetos se repetindo ao longo da história.

Infelizmente, o cuidado visto nos gráficos não está presente no som. Apenas as batalhas são acompanhadas por música e a maior parte do jogo conta apenas com alguns poucos efeitos sonoros. A fonte usada no jogo também não facilita a leitura e o texto está disponível apenas em inglês.

Como o game ainda está em desenvolvimento, é normal se deparar com bugs, principalmente à medida que o jogador avança na história. A função de pulo, por exemplo, parece ter sido implementada apenas para que o herói consiga escapar quando o movimento aleatório dos NPCs acaba por o encurralar entre paredes. 

Mas os problemas de Ziminiar são aceitáveis para um game que ainda está na sua primeira versão. O jogo é uma experiência nostálgica para fãs do gênero e com certeza merece ter o seu desenvolvimento acompanhado.

Prós & Contras

Prós

  • Mundo povoado com muitos personagens
  • Cenário cheio de elementos interativos
  • Decisões que alteram o rumo da história

Contras

  • Não há música durante a maior parte do jogo
  • A trama principal é pouco desenvolvida
  • Muita repetição de elementos do cenário

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Ziminiar

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação