Logo Zotero Ícone

Zotero

Versão 4.0.28.7 Grátis
36.04 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 15/10/2018 Zotero
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Leandro Pereira
Extensão para o Firefox capaz de coletar e organizar referências bibliográficas de sites automaticamente

Estudantes, professores e pesquisadores possuem uma coisa em comum: sempre precisam de novas fontes de informação com qualidade. A internet disponibiliza vários sites e bases de dados importantes para pesquisa, mas o tempo que gastamos em copiar as referências para usar na monografia, tese ou dissertação é pequeno.

Zotero é um complemento para o Firefox capaz de catalogar páginas da internet automaticamente e manter organizada a coleção de itens de sua preferência. A extensão permite armazenar sites com artigos, vídeos, arquivos em PDF e outras publicações espalhados pela web de forma rápida e fácil.

Este complemento consegue capturar e organizar referências bibliográficas de páginas que inclui detalhes como autor, data, título, tags, endereço web e outras informações de forma automática. Assim, o usuário não guarda apenas a página com o título, como nos favoritos, ele armazena todas as informações que você precisa para referenciá-los posteriormente.

Salvar referências prontas.
Captura de bases de dados.

Apesar dos benefícios que ele proporciona, é necessário que os sites visitados estejam adequados com as normas de indexação de páginas. Ou seja, os sites precisam ter as informações sobre o documento nos códigos de metadados da página. Somente assim o programa consegue capturar as informações bibliográficas.

Interface

Para acessar a interface principal do complemento, basta clicar no ícone localizado na barra de status do Firefox. O complemento possui três painéis laterais e uma barra de botões com opções avançadas. O painel esquerdo exibe as coleções em pastas, as quais podem ser separadas por tema ou por site. No painel central, é possível ver a lista de sites ou arquivos de cada coleção.

Interface total do complemento.

Ao selecionar um documento do painel central, todas as informações sobre ele serão exibidas no painel direito, tais como título, autor, resumo, data, URL, idioma e outros itens de referência. Caso o site não disponibilize todos os detalhes sobre o item, é possível preencher os dados manualmente.

Sincronização

A internet está presente em diversos ambientes: em casa, na faculdade ou no trabalho. O que nos preocupa nesse caso, é manter uma única biblioteca organizada. Para isso, Zotero oferece um sistema de sincronização que permite acessar os itens catalogados de qualquer computador. Para isso, basta criar um cadastro para armazenar seus dados e instalar o complemento nos computadores em que irá trabalhar.

Sincronize com outros computadores.

Exportando referências 

Quando todos os itens estiverem catalogados da biblioteca, é hora de inserir as referências coletadas no documento final.  Os itens colocados na coleção podem ser exportados utilizando o recurso de arrastar e soltar, ou seja, segure com o botão esquerdo do mouse no item e arraste para o documento que desejar, pode ser um email, formulário web, blog, Google Docs ou qualquer campo de texto.

Estilos

Zotero possui diversos estilos que permite adequar o formato de referência e citação. Para mudar o estilo, acesse a área de preferências do complemento. Para isso, clique no ícone de “Ações” da interface. Agora, clique em preferências e selecione a aba “Exportar”. Por último, altere o campo “Formato de saída padrão”.

Relatório de referências

Referenciar um documento da web nunca ficou tão fácil. Com o botão direito do mouse, clique em qualquer um dos documentos do painel central ou em uma das coleções. Agora, escolha a opção “Gerar relatório...” e veja o resultado no navegador.

Nossa Opinião sobre o Zotero

É muito gratificante saber que existem aplicativos como o Zotero disponíveis para o público. Qualquer pessoa que já precisou desenvolver um projeto acadêmico sabe que as referências bibliográficas são obrigatórias em um documento assim.

O complemento auxilia na organização de referências de uma forma muito eficiente, pois ele funciona diretamente no navegador, que é o lugar onde as pesquisas são feitas. Isso reduz o tempo de coleta de informações de um documento web. Além de tudo isso, possui suporte a diversos idiomas, inclusive o português.

O grande problema não está especificamente no Zotero, pois em alguns sites ele não consegue identificar os metadados e os campos acabam ficando vazios. Isso acontece porque existe má formatação dos códigos HTML da maioria dos sites. Para corrigir esse defeito, o usuário precisa editar os campos manualmente.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Zotero

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação