Gimp: Especial Heroes - Manipulação do espaço-tempo

3 min de leitura
Imagem de: Gimp: Especial Heroes - Manipulação do espaço-tempo

Os artigos da série Heroes estão fazendo muito sucesso aqui no Baixaki, porém estavam um pouco esquecidos. Para retomar os especiais, hoje você vai aprender a manipular o espaço-tempo, poder que pertence ao personagem Hiro. Neste tutorial você vai aprender a criar imagens em GIF e aplicar efeitos para deixá-las com a aparência de desaparecimento em um lugar e reaparecimento em outro.

Quantas vezes estamos presos a algum lugar – trabalho, escola, trânsito - e, com certeza, o que mais queremos é ter o poder do Hiro para fazer o tempo correr de acordo com a nossa vontade. Mas, como superpoderes, infelizmente, só existem nas histórias, cinema ou séries da televisão, temos que nos contentar e encarar todas as situações independente de qual seja. Para que pelo menos nas suas fotos você possa fugir de um lugar e reaparecer em outro, vamos por a mão na massa e começar a manipular o GIMP.

Hiro e seu superpoder.

Divulgação: Universal Channel

Escolha da imagem


Nossas imagens foram escolhidas exclusivamente para dar a impressão de deslocamento do personagem, mas em casa você pode usar qualquer imagem como, por exemplo, você sumindo de uma situação constrangedora ou aparecendo do nada naquela foto com a galera que, infelizmente, você não estava presente.

Para começar, abra a foto em que você ou seu modelo aparecem e use a ferramenta “Seleção Livre (laço)”.

Seleção com a ferramenta laço.

Para poder copiar a imagem é necessário selecionar todo o contorno da pessoa, pois você vai precisar colá-la na outra foto.

Selecione todo o modelo.

Depois de selecionar todo o personagem, abra a fotografia para onde você vai “teletransportar” o modelo. Copie o personagem selecionado e cole na imagem de destino e, em seguida, redimensione a fotografia e faça os ajustes de iluminação ou rotação, por exemplo, se necessários.

Redimensione a imagem e ajuste a luminosidade ou o que for necessário.

Para redimensionar a imagem vá até “Ferramentas/Ferramentas de transformação/Redimensionar” ou use as teclas de atalho “Shift+T”.

Redimensione o modelo.

Depois de ajustar a proporção do personagem com a imagem é hora de criar o GIF. Este tipo de formato é adquirido trabalhando, simplesmente, com a alteração de camadas que são executadas em ordem determinada. Cada passo da animação é adquirido com a aplicação de um efeito em cada camada, portanto vamos lá.

A imagem com o modelo colada é o Fundo, então para inserir uma animação duplique a camada. Lembre-se que cada camada será um quadro da imagem, portanto duplique as camadas de acordo com o número de quadros que a sua animação terá.

Duplique as camadas de acordo com o número de quadros.

A ordem de execução da imagem no final do processo vai depender da ordem de posicionamento das camadas neste passo.

Agora é hora de aplicar o efeito de desaparecimento. Neste caso utilizamos o filtro “Vento” e em cada camada aplicamos em uma intensidade diferente. Para aplicar o efeito que desejado, – ainda com o modelo selecionado – clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá até “Filtros/Distorções/Vento”.

Escolha um filtro que lhe agrade.

Se você desejar inserir outro efeito, fique à vontade, pois neste tutorial estamos apenas direcionando as ferramentas necessárias, portanto é você quem define o quer ou não usar. Para variar a intensidade do efeito “Vento” controle tudo na caixa de configurações do filtro.

Ajuste a intensidade do efeito.

Aplique variações de força e intensidade em cada camada que compõe o efeito. Depois que aplicar o efeito nas camadas, sua imagem GIF está quase pronta, faltando apenas determinar o tempo de exibição de cada camada.

Repare na imagem abaixo que há um número entre parênteses. A duração da exibição de uma camada é definida no seu próprio nome, ou seja, para estipular o tempo de exibição dê um duplo clique sobre o nome da camada e digite quantidade de milissegundos e seu símbolo – ms.

Defina o tempo de exibição de cada camada.

Depois de estipular o tempo de cada camada, é possível visualizar como vai ficar a imagem. Para isso, vá até “Filtros/Animação/ Reproduzir”.

Confira o resultado da sua animação.

Se você gostou do resultado sua imagem está pronta, se não, altere os valores dos milissegundos. Uma dica é usar valores próximos, 1000 e 1125, por exemplo, para não haver degraus na transição.

Agora que você terminou, salve a imagem no formato GIF.

Salve sua montagem no formato GIF.

Na hora de exportar a imagem, salve-a como animação.

Salve como animação.

Este será o resultado aproximado que você terá.

Saindao daqui...

Vale ressaltar que o formato GIF é mais voltado para animações, ou seja, desenhos, pois como é possível observar, as cores ficam distorcidas e a imagem não fica perfeita. Isso acontece principalmente em imgens com muitas cores, como esta. Outro ponto importante é que os tutoriais são apenas guias, portanto use-os apenas para ter noção dos passos necessários para criar suas imagens. Sendo assim, use toda sua criatividade e aproveite ao máximo as dicas apresentadas.

É isso aí pessoal, este foi mais um tutorial da série Heroes. Espermos que você tenha gostado e aguarde os próximos efeitos, mas não vale bancar o apressadinho e apelar para a manipulação do espaço-tempo para se adiantar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.