Compre o iPod certo

4 min de leitura
Imagem de: Compre o iPod certo

Em busca de um presente especial para você — ou para seus amigos e familiares — neste Natal? Então confira este guia completo de iPods, a linha de tocadores de multimídia mais popular do mercado!

Muita história em pouco tempo

Desde seu lançamento, em outubro de 2001, a os portáteis da Apple passaram por inúmeras modificações que atingiram desde seus visuais até componentes e funções, garantindo sempre o melhor em termos de qualidade e usabilidade.

Exemplos destas transformações são produtos como o iPod Video, que foram convertidos para “Classic”, recebendo otimizações de menus, divisões de tela (para a visualização simultânea de listas e faixas em reprodução) e outras melhorias.

Toda esta preocupação com os produtos é refletida diretamente pelos números: ao todo foram vendidas mais de 150 milhões de unidade ao redor do mundo, conferindo à série o status de mais popular.

Facilitando sua vida

Um dos destaques dos players “Nano” e “Classic” são os controles frontais, batizados de “Click Wheels”.

Eles podem tanto atuar como botões convencionais (reagindo sempre que pressionados, para avançarem ou pausarem a reprodução, por exemplo) ou como painéis sensíveis ao toque, reconhecendo quando você arrasta seu dedo sobre a circunferência para mudar de faixa, por exemplo.

iPod Shuffle

Aleatório, pequeno, versátil.

Em várias cores.

Chave seletora.Apenas música, esta é a proposta do menor dos irmãos iPods. Ele conta só com botões para avançar e retroceder faixas, elevar ou reduzir o volume e pausar ou tocar. Na parte de baixo do aparelho há também uma pequena chave seletora, responsável por ativar a ordem aleatória de reprodução (daí a idéia de Shuffle).

O barato da linha é o seu tamanho reduzido, cores vibrantes e a presilha embutida, para que você prenda seu player na roupa sem fazer esforço. Vai dar uma corrida com seus shorts lisos? Prenda na camiseta!

Tabela de dados.

iPod Nano

Completo, leve, colorido e ideal para seu bolso.

A última geração dos iPods Nano veio para arrasar em seu segmento de mercado, trazendo muitas opções de cores e recursos que antes eram exclusividades para os produtos mais robustos, como o Click Wheel, descrito anteriormente.

Em todas as cores.

Tendo um tamanho um pouco maior do que o Shuffle, ele carrega uma tela de duas polegadas capaz de reproduzir imagens com uma nitidez incrível, oferecendo também suporte para vídeos. Agora, na loja virtual, estão disponíveis jogos de todos os tipos e desenvolvedoras.

Por fim, foi adicionado um acelerômetro interno. Este dispositivo é capaz de reconhecer a inclinação do aparelho para que a interação seja ainda maior.

Virando ele de lado, a imagem acompanha o movimento (abrindo o modo de visualização de capas para músicas ou maximizando vídeos e fotos na tela). Se quiser mudar de música em ordem aleatória, apenas agite seu aparelho. Simples assim.

Tabeela de dados.

iPod Classic

Espaço de sobra para você se fartar com vídeos e muito som.

Este é o modelo mais conhecido e divulgado desde o lançamento da linha, mas anteriormente vendido sob o nome de iPod Video.

Depois das reformas que atingiram todos os produtos, a versão revisada trouxe as maiores capacidades de armazenamento vistas em portáteis, disponíveis através do uso de discos rígidos internos, o que a torna um pouco maior e mais “gordo” (a linha tem modelos de até 120GB, quatro vezes mais que os Touch), mas nem por isso menos elegante.

O mais robusto da categoria.

Tanto espaço é diretamente complementado pela loja virtual, que oferece todo tipo de conteúdo: jogos, músicas, séries televisivas e filmes de todos os gêneros para download.

Em termos de utilização, ele é um dos mais confortáveis justamente por possuir um bom tamanho (que preenche a palma da mão) e também um “Click Wheel”.

Tabela de dados.

iPod Touch

Youtube, jogos, músicas, séries de televisão, Internet e mapas: ele vai até onde você permitir.

O mais novo integrante da família é também o mais completo, potente, versátil e chamativo. Possuindo praticamente os mesmos componentes dos iPhones (com exceção da função de telefone e da câmera), ele também é capaz de reconhecer múltiplos toques e de rodar os jogos e grande parte dos aplicativos vendidos na App Store.

O mais poderoso de todos.

Outro chamariz é o reconhecimento de movimentos, graças à aplicação de um acelerômetro interno, exatamente como nos iPods Nano, mas aproveitado também para os aplicativos. Navegando pela sua biblioteca, basta virar o aparelho de lado para visualizar vídeos e fotos em tela cheia ou para mostrar a arte de capa dos CDs que estão em execução.

Toque, interaja.A sua tela de 3.5 polegadas dá um show pelos níveis de brilho e pela alta resolução, tomando conta de praticamente toda a porção frontal do aparelho. Junto com estes benefícios — e em apenas oito milímetros de espessura — você ainda leva no bolso conexão Wi-Fi, Safari (o navegador de internet da Apple), YouTube e 22 horas de bateria.

O aparelho começou com 8GB de capacidade de armazenamento, algo que já foi superado uma vez que a nova geração carrega 16GB ou 32GB. O espaço é suficiente para a maioria, mas com o lançamento da loja portátil de músicas e vídeo, em pouco tempo as reclamações começarão.

Tabela de dados.

Apenas lembrando: os valores listados para cada aparelho devem ser adotados apenas como referência, pois refletem a variação do menor para o maior custo dentre as lojas virtuais em que estavam disponíveis.

Com as informações em mãos, agora é hora de você decidir e sair em busca das melhores ofertas  e negócios. Mas, com qualquer um deles, a certeza é de um Natal feliz. Boas compras!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.