Photoshop: Crie uma árvore de Natal com muito brilho e efeitos especiais!

5 min de leitura
Imagem de: Photoshop: Crie uma árvore de Natal com muito brilho e efeitos especiais!

Olá queridos leitores do Baixaki! Como todos nós já pudemos perceber, o Natal está cada vez mais perto e com ele as decorações natalinas são cada vez mais arrojadas. Seguindo essa linha de enfeites virtuais, preparamos este tutorial de Photoshop para você fazer a sua própria árvore de Natal. O nível de dificuldade deste tutorial pode ser considerado médio, afinal utiliza muitos recursos e ferramentas que usuários leigos podem sentir uma certa limitação para fazê-lo. Mesmo assim, procuramos simplificar da melhor maneira para que todos consigam montar esta árvore de Natal!

Vale lembrar que a versão do Photoshop usada neste tutorial é a CS3, no entanto os usuários que por ventura utilizem o CS2 ou CS4 não encontrarão grandes obstáculos. Abra seu Photoshop e mãos à obra!

Galhos, espirais e canetas

1) Primeiro, crie um novo documento com 1280x1024 pixels e use a ferramenta "Paint Bucket" (Balde de Tinta) para pintar o fundo de preto. Use a tecla "G" como atalho para o Balde de Tinta.

2) Crie uma nova camada e desenhe com a ferramenta "Pen" (Caneta), pressione a tecla "P" para atalho, e faça um desenho parecido com este. Lembre-se de que o primeiro quadrado deve estar selecionado para que a imagem seja "real".


3)Use os botões CTRL para movimentar os pontos e ALT para controlar e curvar as linhas através da movimentação das hastes. Lembre-se de que é necessário fechar a imagem. Ligue os pontos de maneira que a linha externa não interfira no desenho. Se tudo correu bem até aqui, sua imagem deve estar mais ou menos assim:

4) Agora acesse as "Blending Options" (Opções de Camada) da camada do desenho. Para isso, clique com o botão direito sobre a camada do desenho e clique em "Blending Options". Selecione a opção "Stroke" (Borda) e troque a cor por um tom de verde mais claro e vibrante. Sugerimos o código #37FF00.

5) Depois de delimitar o contorno da imagem, crie uma nova camada transparente e una o desenho com a camada nova. Use o comando CTRL + E para uní-las.

6) Observe a camada recém-agrupada no seu mostrador. Você vai notar que existem algumas áreas preenchidas com a cor preta. Use a ferramenta "Magic Wand" (Varinha Mágica) - comando W no teclado - para selecionar e deletar estas áreas. Use o botão SHIFT enquanto clica para selecionar mais de uma área simultaneamente.

7) Depois de deletar, o traçado pode ficar um pouco serrilhado. Para reduzir este efeito, tecle CTRL + ALT + D para abrir a janela de "Feather" (Suavizar). Coloque o valor em 2 pixels e clique em OK.

8) Com a ferramenta "Polygonal Lasso" (Laço Poligonal),selecione a linha que fecha a árvore e delete. Sua imagem deve estar assim:

9) Vamos determinar as áreas de sombra para das profundidade à árvore. Use a ferramenta "Burn", tecla "O". Nas configurações desta ferramenta, coloque "Highlights" em "Range" no menu suspenso e aumente a exposição (Exposure) para um número próximo de 70%.

10) Tecle CTRL + J para duplicar esta camada. Use a ferramenta de movimentação (atalho tecla "V") para separar um pouco as árvores.

11) Com a ferramenta "Eraser" (Borracha), apague os pontos em que a linha mais clara toca a linha escura. Una as duas camadas com o comando CTRL + E e em seguida faça pelo menos três cópias desta nova camada pressinando CTRL + J e movimentando-as para dar mais densidade á árvore. Quando já tiver determinado as posições de cada camada, use novamente o CTRL + E.


Brilho, névoa e enfeites de Natal

12) Crie uma camada nova e coloque-a acima das outras. Selecione a ferramenta "Brush" (Pincel). Abra a janela de pincéis e escolha o mais esfumaçado com o valor 300. Mude o tamanho dele para 80 pixels e coloque o valor 10% na "Opacity" (Opacidade). Feito isso, escolha um tom de amarelo claro - sugerimos o #FFF799 - para fazer uma espécie de brilho esfumaçado. Concentre o brilho no topo da árvore e no restante, faça mais espalhado.

13) Crie mais uma camada nova e, outra vez, coloque-a no topo. Com a ferramenta "Rectangular Marquee", tecla "M", faça um quadrado que cubra toda a sua árvore. Agora, com o Balde de Tinta, preencha este espaço selecionado com um tom mais escuro de verde. Sugerimos o #8Dc63F. Quando a seleção já estiver preenchida, troque o modo da camada para "Color Burn".


14) Copie a camada feita no Passo 13 e coloque-a em cima de todas as outras. Sua imagem deve parecer com esta.

15) Agora que já criamos a base do brilho da árvore, vamos adicionar algumas bolinhas de Natal. Selecione novamente a ferramenta "Brush". Na barra de opções desta ferramenta, clique neste ícone . Na janela de configurações siga estas indicações:




16) Crie mais uma camada para fazer os enfeites e deixe-a no topo. Lembre-se de aumentar a Opacidade do pincel para que as bolinhas apareçam. Coloque esta camada no modo "Overlay". Use o primeiro tom de amarelo claro citado neste tutorial.

17) Repita o processo do passo anterior quantas vezes achar necessário, mas mantenha a camada no modo "Normal" e diminua o tamanho do pincel. Se desejar, pode usar a cor branca para completar este efeito, mas o primeiro tom de amarelo claro pode funcionar muito bem também. Para dar diferentes efeitos, você pode variar, além do tamanho do pincel e a cor, a opacidade. Se quiser, use tons de vermelho com baixa opacidade para detalhes mais contrastantes. Cuidado com os exageros!


Colocando a estrela na árvore

18) Chegou a hora mais esperada, colocar a estrela na sua árvore. Com a ferramenta "Custom Shape", tecla "U" para atalho, desenhe uma estrela de cinco pontas. A cor deve ser aquele primeiro tom de amarelo claro que já usamos. Pressione SHIFT, clique e arraste o mouse para criar a estrela.

19) Clique com o botão direito sobre a camada da estrela e selecione "Blending Options". Siga as orientasções das imagens abaixo.

Arraste a estrela com a ferramenta de movimentação, tecla "V".

20) Pronto! Você acaba de criar a sua árvore de natal com todos os brilhos que a data pede! Salve em JPG  e use para montar cartões, decorar fotografias e muito mais!

E este foi mais um tutorial de Photoshop! Boas Festas e até a próxima, baixanautas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.