Lista de tarefas do Gmail

3 min de leitura
Imagem de: Lista de tarefas do Gmail

Muitas pessoas se organizam fazendo listas de tarefas, de modo a manter controle sobre suas principais atribuições. O Google, sempre preocupado em oferecer a melhor experiência possível para seus usuários, acaba de incorporar tal serviço ao Gmail. Quer aprender a usar esse recurso? O Baixaki te ensina!

Várias das principais desenvolvedoras da atualidade resolveram criar um departamento responsável por colocar em prática tudo o que pode, ao menos eventualmente, melhorar o desempenho ou a funcionalidade de um determinado programa ou sistema.

São os chamados Laboratórios (Labs, em inglês), que, como o próprio nome incita, têm a função de inventar e, principalmente, experimentar. A “To do list” do Gmail faz parte do projeto Labs do Google, ou seja, não deixa de ser uma espécie de versão beta: apesar de oficialmente lançada, deverá passar por baterias de testes (e pela aprovação dos usuários) antes de receber melhorias.

Primeiros Passos


Para poder acessar o recurso, você precisa definir o idioma do seu Gmail como Inglês. Por quê? Porque todas as funções disponibilizadas pelos Labs, como mencionado acima, são experimentais; dessa forma não há, ainda, versões traduzidas. Mas não precisa se preocupar: desvendamos toda a “To do list” do Gmail, especialmente para nossos leitores!

1. Habilitando o recurso

Com o seu Gmail já em inglês, clique em “Settings” (configurações) no canto superior direito da tela. Uma vez nesse menu, selecione o submenu “Labs”: dentro dele, localize a nova função “Tasks” (tarefas) e mude a caixa de seleção de “Disable” (desabilitar) para “Enable” (habilitar). Vá até a parte de baixo da tela e clique em “Save Changes” (salvar as modificações). Agora, junto às opções do lado esquerdo, haverá uma nova chamada “Tasks”; clicá-la fará surgir uma nova janela, que é a sua lista de afazeres.

Menu  Task


2. Adicionando e excluindo tarefas

Uma vez aberta a janela, você pode incluir tarefas simplesmente clicando em qualquer parte dela. Terminado esse processo, você pode criar uma nova tarefa apertando “Enter” ou clicando no botão “+” na parte inferior. Também há a possibilidade de adicionar um e-mail à lista: após abri-lo, clique em “More Actions” (mais ações) e depois em “Add to Tasks” (adicionar às tarefas). Para excluir uma tarefa, basta selecioná-la e clicar no ícone de lixeira (também na parte inferior).


3. Gerenciando as tarefas

Você deve ter percebido a existência de caixas de seleção (“Checkboxes”) ao lado de cada tarefa. Por intuição é fácil saber que elas servem para você marcar quais das tarefas estão completas, mas há muito mais para ajudar na organização. A aba “Actions” (ações), por exemplo, dispõe as seguintes opções:

  • Indent (transforma a tarefa em uma subtarefa através de um simples mecanismo de tabulação);
  • Un-indent (converte uma subtarefa de volta para tarefa);
  • Move up / Move down (move as tarefas para cima ou para baixo, de acordo com sua conveniência);
  • Edit details (permite incorporar informações à tarefa: Data do evento – integrada com o calendário – e Notas);
  • View completed tasks (lista todas as tarefas já concluídas) e Clear completed tasks (exclui da sua lista atual as tarefas concluídas – elas ainda podem ser visualizadas pela opção anterior).

Uma coisa interessante é que, ao adicionar um e-mail à lista de tarefas, surgirá um link abaixo dele chamado “Related email” que, ao ser clicado, abrirá automaticamente a mensagem – muito útil para relembrar instantaneamente o tema contido.

4. Gerenciando a(s) lista(s)

A(s) lista(s)? Plural? Isso mesmo: você pode ter mais de uma lista e alternar entre elas. O botão no extremo canto inferior direito da janela, “Switch list” (mudar lista), oferece as seguintes opções de gerenciamento: “Refresh list” (atualizar a lista, excluindo tarefas antigas e adicionando informações incluídas recentemente que porventura ainda não constem); “Rename list” (permite renomear sua lista); “Delete list” (exclui permanentemente a lista) e “New list” (cria uma nova lista).

Abaixo dessas opções estarão os nomes de cada uma das suas listas, e clicar em qualquer um deles abrirá a lista respectiva.

Gran Finale

Como se não bastasse tudo isso, sua lista ainda pode ser aberta em uma janela à parte do navegador! No cabeçalho, além das clássicas funções “_” (minimizar) e “X” (fechar), há uma seta: clicá-la abrirá a lista em uma nova janela, no estilo pop-up. Caso queira retorná-la ao formato padrão, basta clicar no botão “Pop-in”.

E aí, já experimentou? Uma certeza resta: daqui em diante, esquecer aniversários de casamento não tem mais desculpa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.