Monitore e limite a utilização do PC

2 min de leitura
Imagem de: Monitore e limite a utilização do PC

A internet é uma ferramenta repleta de outras ferramentas que facilitam o acesso ao conhecimento, à cultura e à comunicação, entre outras coisas.

Cada vez mais ela é usada para compartilhamento de informações, o que possibilita que notícias cheguem mais rápido a outros cantos do mundo, espalhando idéias por toda parte.

Contudo, não só coisas boas são encontradas na internet, e isto pode ser um perigo para as crianças, que cada vez mais cedo tem contato com este mundo virtual. Nesta hora, é sempre importante a presença dos pais e responsáveis, respeitando a privacidade de seus filhos, porém, sem deixar de lado a segurança.

Existem alguns programas para isso, como o KidSafe Explorer e também o KidsWatch Time Control. Ambos, porém, são pagos. Contudo, caso você não queira gastar nada para manter a segurança e o controle sobre o que seu filho faz na internet, pode utilizar a ferramenta de Controle dos Pais presente no Windows.

Controle dos Pais

Se você utiliza o Windows XP, baixe gratuitamente a ferramenta Proteção para a Família (clique para acessar), diretamente do site da Microsoft. O sistema Windows Vista possui esta opção de fábrica, menos em suas versões Business e Enterprise.

Para acessá-la, utilize a barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar e digite “Controle dos Pais”. Clique sobre a opção e então você será levado para uma nova janela, na qual poderá ativar este controle. É importante ressaltar que esta ferramenta só pode ser ativada por uma conta de administrador sobre uma conta de usuário normal.

Controle dos Pais

Você poderá ativar tanto o Controle dos Pais quanto o Relatório de Atividades. As duas ferramentas lhe ajudarão a monitorar tudo o que seus filhos vêem e fazem com o computador.

As Configurações do Windows podem ser alteradas para que se adéqüem à sua necessidade de controle, para tanto, clique sobre cada uma delas para configurá-las.

Filtro da Web do Windows Vista

Nesta seção, você irá restringir o acesso de seus filhos à determinados sites baseando-se tanto na sua classificação e categoria em que se encaixam quanto em seus endereços. Em outra opção desta seção, chamada Quais seções da Internet Crianças pode visitar?, você poderá definir que tipo de proibição implementará.

Você pode escolher bloquear o conteúdo automaticamente de acordo com sua categoria. Escolha dentre as opções Alto, Médio, Nenhum ou então Personalizado. Nesta última opção, você irá escolher quais categorias serão bloqueadas.

Restrinja o acesso a sites da internet

Outra opção é acessar Editar a lista Permissões e bloqueios e então informar quais sites poderão ou não ser visitados através desta conta de usuário. Nesta mesma janela também é possível restringir a realização de downloads.

Permitir/bloquear sites específicos

Limites de tempo

Outra ferramenta para controle do uso de seus filhos sobre o computador é o Limites de tempo. Aqui você definirá o intervalo de tempo de cada dia, de segunda a segunda, em que a conta de usuário das crianças poderá ser acessada. Apenas selecione manualmente, clicando e arrastando, os horários na tabela.

Limites de tempo

Jogos

Além do acesso a internet e do tempo de uso, você também poderá controlar os jogos que suas crianças jogam. É possível definir qual a classificação máxima do jogo poderá ser tolerada.

Limitar os tipos de jogos

Permitir ou bloquear programas específicos

A última ferramenta para controle chama-se Permitir ou bloquear programas específicos e serve exatamente para isso. Aqui você poderá selecionar manualmente os programas que poderão ou não ser utilizados por suas crianças. Caso não veja porque restringir o uso de algum, apenas marque a opção Crianças pode usar todos os programas.

Restrinja o uso de alguns programas

Relatórios de atividade

Se você ativou a geração de relatórios, sempre que quiser acessá-los, clique em Exibir relatórios de atividades e poderá verificar páginas e programas mais acessados por seus filhos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.