O que é Hub-Switch?

1 min de leitura
Imagem de: O que é Hub-Switch?

De forma rápida, o hub-switch pode ser definido como um “hub chique”, ou uma evolução do hub. Em termos de tecnologia e, dependendo do tipo de rede onde é usado, o hub-switch pode ser considerado mais avançado que o hub e menos que o switch. Com o hub praticamente em desuso (devido à sua “burrice”), os hub-switches se tornaram uma boa opção para redes domésticas, que possuem poucos computadores.

O hub-switch recebeu esse nome por ser justamente um intermediário de ambos os equipamentos — hubs e switches —, sendo indicado para redes com menos de 24 computadores. Para compartilhar a internet entre os PCs de uma residência, o hub-switch é uma opção barata e mais interessante do que um hub, conforme explicado abaixo.

Hub-switch de 8 portas da marca Soho.Um hub comum recebe as informações e as envia para todos os computadores da rede, o que a deixa mais lenta. Já o hub-switch envia os dados somente para o computador que os requisitou, fazendo com que o restante da rede fique livre para o tráfego de outras informações.

Não confunda hub-switch com switch. O primeiro até possui algumas funcionalidades do switch, mas não é um componente “inteligente”, como o switch é. Um hub-switch não necessita de configuração, assim como seu antecessor, o hub. Basta ligá-lo à rede e ele já estará funcionando.

Caso você tenha uma definição que explique melhor o conceito de hub-switch, fique à vontade para compartilhá-la conosco e com a comunidade Baixaki, utilizando os comentários!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.