O que é ADSL?

1 min de leitura
Imagem de: O que é ADSL?

A ADSL, ou“Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia que, usando uma linha telefônica comum, permite ao usuário transferir digitalmente dados em alta velocidade.

A razão de essa tecnologia ser “assimétrica” está no fato de existir uma diferença significativa entre as taxas de download (recebimento) e upload (envio).

Por que com a ADSL é possível falar ao telefone enquanto se navega?

Porque a tecnologia ADSL divide a linha telefônica em três canais digitais, sendo um para voz, outro para download e o último para upload. É como se você tivesse que passar três coisas diferentes por um cano sem misturá-las (por exemplo: água, farinha e milho), e pusesse uma divisória em forma de “Y” dentro do cano.

download


Quais as diferenças entre a ADSL e a ADSL2/2+?

Basicamente a velocidade e a tecnologia. Enquanto a ADSL pode chegar a taxas de download de 8 Mbps (megabytes por segundo), a ADSL 2/2+ chega até 24 Mbps, no entanto, ambas têm o mesmo limite máximo de upload: 1 Mbps.

Por que a velocidade de upload delas é igual?

A equipe que desenvolveu a ADSL2/2+ decidiu aumentar somente a taxa de download (sem alterar a taxa de upload), pois de acordo com o perfil de tráfego típico dos usuários de ADSL, 1 Mbps seria o suficiente para suas necessidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.