Evolução das siglas: do MP3 ao MP9

6 min de leitura
Imagem de: Evolução das siglas: do MP3 ao MP9

A cada dia novidades surgem no mundo da tecnologia, pois sempre existirá algo novo a ser criado e pessoas dispostas a comprá-lo Nem sempre estas invenções agradam assim que são criadas, pois a novidade às vezes assusta, mas depois acabamos nos acostumando e o que era novo acaba entrando em nossas vidas e fazendo parte do cotidiano. Foi assim com o avião, porque voar era coisa de passarinho, micro-ondas, pois ninguém queria ter algo radioativo em casa e até o samba, que era coisa de boêmio hoje faz parte da nossa cultura.

O próprio computador foi discriminado, visto que até alguns anos atrás muitas pessoas achavam que era muito difícil usá-lo ou que era coisa para técnicos ou usuários avançados. Hoje em dia a história é bem diferente, pois em qualquer lugar é possível ver um computador em ação, seja em uma indústria ou em um mercado de bairro. Porém, há uma invenção que sempre foi bem recebida por todos – exceto as gravadoras – e ela se chama MP3.

Como a cada dia mais números são acrescentados à sigla MP, muitas pessoas se confundem na hora de comprar ou conversar sobre este assunto, pois parece que tantos números e a velocidade de transição entre eles vêm dando um nó na cabeça de muita gente. Hoje vamos tentar desfazer este nó e explicar o que quer dizer cada número após do MP, pois eles não querem dizer a mesma coisa.

MPX

Eis que nasce o MP3

O surgimento do formato MP3 pode ser considerado um marco na história da música, porque depois dele muitas coisas mudaram. É claro que a novidade não agradou a todos, pois empresários da indústria fonográfica, músicos e gravadoras até hoje travam uma batalha nos tribunais contra o formato. MP3 é a sigla do formato MPEG Audio Layer – 3, obviamente, sucessor do MP1 e MP2.

Este formato começou a ser desenvolvido em 1987 na Alemanha e o resultado de todo o trabalho de pesquisa desenvolvida em uma Universidade resultou em uma forma de compressão de áudio que depois de quase 20 anos caiu no gosto de todos e é chamado de MP3. O trunfo  sele é a possibilidade de comprimir uma faixa de áudio sem que ela perca muita qualidade e, dessa forma, ser mais fácil realizar sua transmissão pela internet, por exemplo.

Números e brigas

Música à vontadeO formato MP3 é apenas mais um formato de áudio, mas que devido a sua eficiência, conquistou glórias e ira. A glória vem dos usuários do formato que podem trocar e baixar músicas sem se preocupar com direitos autorais. A ira, como já falamos, é compartilhada por quem vive de música e royalties.

Brigas e desentendimentos à parte, o formato, de fato, é muito eficiente, pois poupa espaço em dispositivos de armazenamento e não perde muita qualidade. Por exemplo, um minuto de música no formato WAV ocupa aproximadamente 10 MB, já no formato MP3 o mesmo minuto ocupa 1 MB.

Isso é possível pelo seguinte motivo: o formato WAV reproduz sons que não podem ser percebidos pelo ouvido humano, dessa forma grande parte do que aumenta o tamanho da faixa não atinge as frequências captadas por nossos ouvidos, portanto é descartável. Foi nesse ponto que os criadores do MP3 investiram para enxugar o formato. A sacada foi eliminar o que é desnecessário na música, ou seja, deixar somente o que podemos ouvir.

MP o que?

Como o objetivo deste artigo é desvendar os mistérios dos números após o MP, vamos deixar a história de lado e tratar do futuro, pois quem sabe amanhã surja o MP45 e nos deixe desatualizados. Vamos listar o que cada número quer dizer, para ajudar você a se orientar mais facilmente através de tantas novidades.Musica.

MP3

Já falamos do MP3, assim você deve saber que ele é um formato de áudio. Portanto, se você quiser comprar um Mp3 player, saiba que a única coisa que ele faz é reproduzir música. É por isso que em players portáteis ele não apresenta tela em grande definição, pois tudo o que ela precisa mostrar são os dados da música.
Só musica.

MP4

Para quem não sabe, MP4 também é um formato, não de áudio, de vídeo. Ele segue os passos do MP3, porque também possibilita a compressão dos arquivos para que caibam em espaços menores.

Um player MP4, portanto é um tocador de MP3, mas que também comporta arquivos de vídeo, por isso que eles trazem uma pequena tela (geralmente de 1.5”) para que seja possível a visualização de clipes, filmes ou vídeos em geral. Vale lembrar que ele não suporta apenas o formato MP4, mas outros como WMV, por exemplo.
Música e vídeo
Número de aparelhos por produto


A partir deste ponto as coisas começam a fugir do controle, pois o MP5 não é um formato de nada, mas sim uma ideia de “evolução” do MP4. Em linhas gerais, do MP5 ao MP9 o que varia é a quantidade de quinquilharias que estão agregadas em um mesmo aparelho e não a variedade de formato em si como nos MP3 e MP4.

MP5

Como os aparelhos “evoluem” um MP5, além de contar com um tocador de MP3 e reprodutor de vídeos, também oferece uma câmera. Esta câmera serve, obviamente, para tirar fotos e, em alguns aparelhos, gravar pequenos vídeos.  Dependendo da marca alguns até contam com tela touchScreen para ficarem parecidos com o iPhone ou outros modelos.

Mais funções.
MP6
musica, vídeo e celular
Como o número de quinquilharias só aumenta, um MP6 já pode ser considerado um produto com opções variadas e que agrada a muitas pessoas, pois além de tudo que os outros oferecem, ele funciona como celular. Então, além de tocar músicas, reproduzir vídeo e tirar fotos ele também serve como telefone.

É claro que por agregarem tantos eletrônicos em um, o tamanho dos aparelhos difere muito do padrão de um celular comum o que pode prejudicar na hora de carregá-lo no bolso ou ir para a academia. Além disso, alguns modelos oferecem a opção “Dual chip”, ou seja, você tem dois chips GSM no mesmo aparelho.
Fale também

MP7

Seguindo o mesmo raciocínio dos MPs anteriores, um MP7 possui as mesmas funções, mas consegue disponibilizar mais uma: sintonizador de TV. Como a televisão faz parte do cotidiano das pessoas como nenhum outro eletroeletrônico, nada melhor do que ter uma à disposição em qualquer lugar.

televisão
MP8 e MP9

Se você achou o MP7 o caos em forma de aparelho, ainda não viu tudo, pois o MP8 e o MP9 beiram a loucura: agregam ainda mais coisas. Aparentemente um MP8 e um MP9 não diferem em muita coisa, exceto do marketing que se faz sobre os números, pois segundo alguns sites o que varia de um MP7 para um MP8 ou 9 é o zoom óptico da câmera e o flash. Será que os números não servem para fortalecer a numerologia dos aparelhos?
Tudo em um
Quanto custa?

Se você se interessou por tantas facilidades, confira abaixo uma tabela com algumas opções e preços dos aparelhos mais comuns.

Preços


Do que você precisa?

É claro que o que foi descrito acima são as funções básicas de cada aparelho, porque além de tudo isso eles fazem muito mais. Antes de comprar um MP alguma coisa, é interessante parar para pensar se você realmente precisa de tantos aparelhos e se você vai realmente usar o que eles oferecem. Vale lembrar que geralmente estes aparelhos são importados - o que significa que a maioria pode ser falsificada, não ter tanta qualidade e muito menos garantia contra defeito de fabricação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.