Afinal, o que é IPTV?

3 min de leitura
Imagem de: Afinal, o que é IPTV?

Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo.

Com isso, o perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem excelente qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de possibilidades – como séries, filmes e canais fechados.

Além disso, os usuários passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles podem interagir mais com a programação de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo.

O que é IPTVDescubra o que é e como funciona o método de IPTV.

O sistema de IPTV se tornou sucesso devido ao poder de unir qualidade, agilidade e variedade. Tudo em um único serviço. Quer entender um pouco mais sobre como ele funciona e suas especificidades? Acompanhe a leitura!

O que é IPTV – Internet Protocol Television?

Todas as condições citadas anteriormente aliadas a popularização cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento da IPTV, a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios.

Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).

E como, de fato, funciona o método IPTV?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antenada sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.

Este serviço exige um conversor que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.

Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS.

Como é possível ter um vasto conteúdo por meio da IPTV?

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.

O que é IPTV?O serviço de IPTV está disponível no Brasil por inúmeras operadoras, inclusive a Oi, Claro e Vivo.

Por ser um sistema interativo e contar com a participação do usuário, este sistema também proporcionará comércio online – além de entretenimento e diversão –, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você realiza comprar, acessar sites de filmes, vídeos e músicas sem que para isso necessite de um computador. Tudo pode ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

E como fica a segurança no serviço de IPTV?

Na questão de segurança de conteúdo, existem algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu conteúdo. Entenda-se por inseguro as violações a direitos autorais.

Vale ficar de olho bem aberto quando a compra é pelo método IPTV. Afinal, existem muitos 'Gatonets' espalhados por aí, que são atrelados à pirataria. Certifique-se de adquirir um sistema seguro, com qualidade e de operadoras confiáveis.

Aqui no Brasil é possível encontrar, atualmente, diversas possibilidades de serviços IPTVs que garantem segurança e qualidade. Algumas são:

  • Pluto TV;
  • Globoplay;
  • Claro Box TV;
  • Oi Play;
  • Vivo Play;
  • Samsung TV Plus.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o TecMundo e fique por dentro de outros detalhes sobre essa e tantas outras tecnologias presentes no mercado nacional e mundial. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.