Tira-dúvidas: Vídeos

4 min de leitura
Imagem de: Tira-dúvidas: Vídeos

Se você não sabe o que fazer na hora de gravar ou converter seus vídeos, o Baixaki tem o maior prazer em responder as suas perguntas sobre este assunto. Nesta edição do Tira-Dúvidas vamos tratar de assuntos que acontecem com bastante frequência entre os usuários. Os programas citados neste artigo podem ser encontrados na lista logo ao final da página, assim você pode baixá-los e resolver os problemas referentes aos seus vídeos favoritos e aos formatos deles. A sua participação é muito importante para o Baixaki, portanto, as dúvidas são sempre bem-vindas! A equipe do site está sempre em busca de informações sobre os mais diversos assuntos tecnológicos para construir a melhor resposta possível para você!

Fique atento às respostas, elas podem ajudar em uma dúvida que você possa ter!

Formatos para gravação em DVD

Olá pessoal, gostei de poder me comunicar com vocês. Tenho dúvidas sobre como gravar meus filmes que faço no Movie Maker do Windows com música e efeitos para poder assistir na TV normal.Tenho vários filmes de trilhas de jeep com som e não consigo tirar do computador, na hora eu gravo em DVDs e não passa na TV, tenho que utilizar codecs? Mas qual o formato que escolho, eu já tentei vários formatos e não acerto. Podem me ajudar? Abraços da Edineia, ah, eu moro em Teresópolis/RJ.


Oi Edineia,

Provavelmente você deve ter gravado o arquivo em WMV. Se o seu aparelho de DVD não suportar este tipo de arquivo, não vai executar nenhum vídeo. Procure ver na parte da frente do seu aparelho se ele possui informações sobre os formatos que ele executa. Contudo, para não correr riscos, utilize o DVD Shrink na hora de gravar o seu vídeo editado.  Se você não souber como usar este programa, clique aqui e leia o artigo que ensina como usá-lo. Certifique-se de que você está gravando um arquivo compatível com o seu aparelho de DVD.


Por favor me ajude!!!!!
Eu converti um video de RMVB para o formato PAL(MPG), aí a imagem deu certinho no meu DVD, mas o som não está saindo. O que eu fiz de errado?
Obrigada pela atençã,
Samantha Saliba


Samantha,

Provavelmente você não possui o codec de áudio compatível com o formato que você converteu. Sugerimos que você faça o download do K-Lite Mega Codec Pack, que não é muito pesado (20MB) e é bastante eficiente. Pode ser, também, que você não tenha incluído o áudio na hora de converter o arquivo de vídeo, uma vez que os canais de vídeo e áudio são separados quando você os converte para algum outro formato. Procure verificar a opção de mescla de áudio quando for converter. Se você estiver em dúvida sobre qual conversor usar, recomendamos o MediaCoder ou o Any Video Converter.


Conversão de vídeos e gravação em DVDs

Baixei da Internet uns vídeos (AVI) para assistir em DVD Player , mas meu aparelho não leu então tentei converter pelo  Any Video Converter  e Media Converter ( que baixei no Baixaki), e nenhum dos dois deu certo. No Any Video Converter Free aparece assim: “a busca falhou em um arquivo sem nome" e pergunta se quero "comprar outra versão".   Já no MediaCoder aparece assim: " Falha ao carregar MEncoder.Isto pode ser causado pela ausência de biblioteca/bibario (sic) de codificador ou ele não suporta o arquivo específico".  O que pode ter acontecido? Como resolver isso. Aaa(sic) tentei baixar o SUPER 2009 build 35 e não consegui , aparece assim: "SUPER©.v2009.build.35(Jan.5,2009)  FreeWare for Windows®    Comes with a full Installer / Un-Installer package.”

Agradeço a atenção,

Queila


Olá, Queila!

Tente fazer o download de um pacote de codecs, pode ser o mesmo que foi recomendado na dúvida acima, o K-Lite Mega Codec Pack, que é um dos mais completos que estão disponíveis no Baixaki.  Esta ausência de biblioteca de codificador é resolvida com os este pacote.  Se você tiver dúvidas quanto ao que é um codec, acesse clique aqui para acessar o artigo produzido pelo Baixaki sobre conversão de vídeos.


Ola boa tarde, gostaria de saber por favor, como eu faço pra editar DVD que faço gravações de programas em miha TV. Tenho um PHILIPS DVD MODELO 3380,  e quando vou editar seus videos na qual eu gravei da minha tv, não sei qual o programa tenho que usar, OBRIGADO.

Marcelo A. Machado


Olá, Marcelo!

Primeiro de tudo, você vai precisar de um programa para copiar o conteúdo do seu disco de DVD para o computador, ou seja, um programa de ripagem de DVD. Podemos sugerir o DVD Shrink, que faz um bom trabalho. Em seguida, você deve converter este arquivo, que vai estar no formato VOB para o formato AVI ou WMV, ambos são editáveis na maioria dos programas de edição de vídeo. Um bom programa de conversão é o MediaCoder ou o Any Video Converter. Se você não tiver muita experiência com edição de vídeo, recomendamos o Windows Movie Maker por ser um software bastante simples de mexer.


Muito bem, leitores do Baixaki. Este foi mais um Tira-dúvidas. Esperamos mais e-mails com as perguntas de vocês para esclarecermos o máximo que pudermos. Se você tinha essas mesmas dúvidas, mas nunca chegou a perguntar, espero que tenha aprendido coisas novas! Para os nossos leitores que nos enviaram estas dúvidas, acredito que elas foram sanadas. Entretanto, se mesmo assim ainda houver alguma pergunta, responderemos sem o menor problema. Envie as suas dúvidas para:

Fiquem ligados para o próximo Tira-Dúvidas do Baixaki! Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.