O submundo do SPAM está aumentando. Defenda-se!

4 min de leitura
Imagem de: O submundo do SPAM está aumentando. Defenda-se!

O ano de 2008 foi um dos mais obscuros quando o assunto é spam. Nunca se enviou tantos e-mails não solicitados como no ano passado. E as estimativas não são nada otimistas, pois empresas que combatem essa prática acreditam que em 2009 haverá um aumento do problema, devido à intensificação dos investimentos dos spammers e sua inventividade. Quando perceberam que poderia ser um negócio lucrativo, os spammers diversificaram suas maneiras de ataque.

A facilidade com que as notícias têm chegado aos usuários fez com que a maioria ficasse mais "esperta" no assunto, mas, da mesma forma, os spammers também aprendem com seus próprios erros, aperfeiçoando assim seus métodos de abordagem. Um exemplo é o fato de que os spams não estão mais sendo enviados exclusivamente por e-mail, mas também por outras vias, como redes de amigos, messengers e outros.

Ladrões de galinha, nada mais.Ladrões de galinhas digitais

Os atuais charlatões e praticantes do chamado "conto do vigário" na internet podem ser definidos com o subtítulo acima. Afinal, os e-mails com falsas promessas e links que levam a sites fantasmas têm o único propósito de roubar o que puder ser roubado de você, usuário. Entretanto, tais golpistas agora dispõem de milhões em dinheiro para investir cada vez mais na fortificação de seu exército.

Embora tenha sido derrubada aquela que é considerada a maior rede de spam do mundo, em 2008, ela foi reativada depois de pouco tempo. Isso nos mostra que aqueles que estão por trás do crime não estão dispostos a parar. Pelo contrário: querem aumentar seu lucro através do atingimento de níveis exorbitantes de envio de lixo digital.

As redes sociais são a bola da vez, pois já se pode perceber um aumento significativo no envio de spam através delas. Redes como mySpace, Facebook, Orkut e similares estão cada vez mais sujeitas aos ataques dos charlatões, apesar de suas tentativas de minimizar o problema. Os sistemas de proteção não são totalmente ineficazes, mas ineficientes.

Lixo virtual. Livre-se dele.Recados falsos, mensagens de publicidade enganosa, promessas milagrosas, convites para festas e até cartões virtuais serão cada vez mais usados para infectar mais computadores, roubar mais e causar mais transtorno. Apelar aos desejos de consumo e sentimentos humanos se mostrou muito eficiente para prejudicar mais pessoas, que se deixam levar pela curiosidade, mesmo com os constantes avisos e campanhas educativas.

Os mensageiros instantâneos não ficam fora dessa guerra. Milhões de usuários trocam alguns milhões de mensagens diariamente através desse tipo de programa. Papo vai, papo vem, um contato recebe um link falso de um usuário desconhecido, clica no link e nada vê. Pimba! Mais um computador escravizado pelos spammers, sem que o dono dele sequer saiba disso. Até mesmo imagens que simulam a real interface e o comportamento do programa estão circulando.

Descobrir qual spam enviar é fácil.De forma breve, podemos esperar em 2009 uma maior criatividade dos spammers, com mensagens mais convincentes e melhor acabadas. Com a facilidade atual de se descobrir gostos, costumes e até mesmo a cidade em que os usuários estão, as mensagens tendem a ficar mais personalizadas, como se o spam que chega no seu computador tivesse sido feito especialmente para você.

Não caia nessa!

Mesmo com os aparentemente irrisórios 8% de sucesso dos spams, o prejuízo causado aos usuários pode gerar um lucro de milhões de dólares todos os anos para os malfeitores. Por isso, o Baixaki dá algumas dicas que ajudarão você a não se deixar enganar. Tenha sempre em mente a seguinte palavra e seja radical em sua aplicação: NUNCA.

1. Absolutamente NUNCA clique em nenhum link enviado por e-mail, a menos que você o tenha solicitado. Não importa se foi o seu melhor amigo, parente ou cônjuge. A maioria das pessoas que envia spam está infectada e nem sabe.

Evite se tornar um alvo.2. NUNCA responda um e-mail não solicitado, pois ele foi enviado por uma espécie de robô, que faz várias tentativas. Se você respondê-lo ele saberá que você é uma "pessoa real" e aí sim é que seu computador será um alvo.

3. Se uma pessoa conhecida lhe enviou um e-mail com spam, vírus ou algo suspeito, NUNCA responda. Crie uma nova mensagem, digite o e-mail do seu amigo e avise-o do problema.

4. Resista à curiosidade de clicar em cartões virtuais, arquivos anexados e principalmente naquelas "fotos da noite passada". Se você realmente tirou fotos recentemente, entre em contato com a pessoa para verificar a autenticidade delas.

5. As mesmas dicas acima servem para TODOS os meios de comunicação da internet. Redes sociais, mensageiros instantâneos, e-mail ou qualquer outro veículo podem ser atacados.

Não tenha medo.6. Além dos spams carismáticos, existem aqueles que tentam coagir o usuário através do medo. É o caso de mensagens de bancos oferecendo renegociações de dívida, órgãos do governo solicitando regularização de tributos e várias outras estratégias.

Acredite, instituições sabem que são usadas as suas marcas para atividades criminosas. Portanto, elas NUNCA enviarão e-mails para você com qualquer tipo de solicitação, promoção ou até intimação.

Bancos têm seus próprios sistemas internos de avisos e mensagens com o cliente. Órgãos governamentais costumam utilizar os meios de comunicação de massa, e até a própria internet para avisos aos cidadãos, através de seus sites, mas NUNCA enviam mensagens diretas.

Por fim, vale um conselho geral: se você não pediu pizza, é extremamente suspeito aparecer um entregador na sua porta. Por que você abriria as portas do seu computador para uma mensagem não solicitada?

Role a tela para baixo e veja alguns dos programas indicados pelo Baixaki para ajudar a proteger seu computador contra ameaças provenientes de spam, que podem ser vírus, trojans, spywares, malware, adwares e outros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.