Guitar Hero e Rock Band no Frets on Fire

4 min de leitura
Imagem de: Guitar Hero e Rock Band no Frets on Fire

A febre dos jogos de música tem deixado os gamers de todo o mundo louco à procura de novas formas de expor seu talento. A opção gratuita mais baixada para o PC é o Frets on Fire, mas infelizmente seu visual e sua biblioteca de músicas fica devendo para os games mais quentes do momento. Então que tal aprender a transformar o a tela do seu computador na guitarra mais irada de todas? O Baixaki lhe ensina alguns macetes para deixar o Guitar Hero e o Rock Band morrendo de inveja do seu Frets on Fire!

O que é o jogo?

Todo mundo que curte tocar guitarra já está ligado neste game. Mas caso você ainda não conheça, não perca mais tempo, confira já o Frets on Fire no site do Baixaki e descubra que tudo que você precisa para arrepiar na guitarra é um teclado.

O game é muito bom, mas infelizmente o seu visual está um tanto superado quando comparado aos últimos games da série Guitar Hero e Rock Band. Sua biblioteca de músicas é muito limitada e conta apenas com 3 músicas no começo do jogo. Mas a grande vantagem do game é que ele permite que o jogador modifique sua aparência ou ainda componha ou adicione novas músicas.

Com Cara de Novo

Nada mais entediante que ir a um show de rock e encontrar a platéia parada diante dos músicos sempre com a mesma cara. Deixe aquele visual ultrapassado do Frets on Fire no chinelo, Frets on Fire X permite que você modifique o tema do jogo por completo. Não se tratam apenas de imagens de fundo, este pacote de modificações permite que cada detalhe do jogo seja personalizado.

  • Certifique-se que você já possui o Frets on Fire (original) instalado em seu computador e localize seu diretório, geralmente “C:\Arquivos de Programas\Frets on Fire
  • Baixe o Frets on Fire X no site do Baixaki e descompacte todo o conteúdo em uma pasta de sua preferência.
  • Copie então este conteúdo descompactado e cole dentro do diretório raiz do Frets on Fire (original) “C:\Arquivos de Programas\Frets on Fire\


Acredite, este é o Frets on Fire!Entre então no jogo e confira seu Frets on Fire com uma cara nova. Aparentemente seus elementos podem estar mais simples, mas espere até começar a jogar para conferir os novos efeitos e detalhes na prática. As mudanças vão desde a disposição das notas, preferências visuais e inclusive um novo modo de carreira. Perceba ainda que dentro das opções do jogo (Settings) existe uma nova alternativa (FoFix Basic Settings) com a disposição de temas, embora inicialmente o jogador conte apenas com 2 temas muito simples.

Adicionando novos Temas

Felizmente a internet esbanja pacotes com temas novos muito bem acabados com temas de outros jogos, bandas e vários outros. Aumentar a sua gama de temas é fácil, absta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro baixe um tema de sua preferência, o Baixaki utilizou em seu teste o tema do Rock Band 1, uma excelente opção capaz de transformar o Frets on Fire
  • Descompacte todo o conteúdo em uma pasta de sua preferência.
  • Cole então o conteúdo descompactado dentro da pasta de temas do jogo, originalmente: “C:\Arquivos de Programas\Frets on Fire\data\themes\”.

Bem melhor, não?

Você poderá encontrar diversos arquivos com temas para o Frets on Fire X (ou simplesmente FoFix) pela internet, busque em locais diferentes e encontre uma variedade impressionante. Pequise no Google a palavra “theme” mais “download” e “frets on fire x” ou “fofix” para obter mais resultados como a página que o Baixaki encontrou, será necessário se cadastrar.

Músicas, muitas músicas!
Muitas músicas pra você tocar!

Agora que o seu game já está incrivelmente parecido com o Rock Band, chegou a hora de baixar novas músicas e aumentar o seu setlist. Afinal de contas, de que adianta uma boa aparência se você só conta com 3 músicas? O processo é bastante parecido com o de adição de novos temas, faça o seguinte:

  • Comece baixando uma música ou pacote de músicas da internet, não se esqueça de verificar se o formato delas é compatível com o FoF, no teste do Baixaki foi utilizado um pacote com algumas músicas do primeiro Guitar Hero, sinta-se à vontade de conferir as músicas do pacote.
  • Descompacte então conteúdo que você baixou dentro de uma pasta de sua preferência.
  • Copie e cole então as músicas dentro da pasta de músicas do jogo, originalmente:
  • C:\Arquivos de Programas\Frets On Fire\data\songs\

Agora é só entrar novamente no jogo e conferir suas novas músicas prontinhas para serem tiradas. Pesquise ainda por outros sites com músicas com as palavras “frets on fire” e “music” ou “musics” ou ainda conheça outro site visitado durante os testes, este exige cadastro.

Tudo Novo!

Este é apenas um dos exemplos do que a personalização do Frets on Fire permite, ao invés de ficar preso em um único game, o jogador conta com músicas de vários jogos diferentes e ainda escolhe o visual do game que mais lhe agrada. Guitar Hero World Tour, Guitar Hero Mettalica, Rock Band 1 e 2 e mais uma infinidade de artistas, é possível encontrar músicas e temas de tudo isso e muito mais, basta procurar. Frets on Fire pode não contar com o mesmo acabamento dos demais games, mas é o único que permite que você tenha tudo o que quer em um único jogo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.