Transfira arquivos e configurações de um computador para outro de forma fácil

2 min de leitura
Imagem de: Transfira arquivos e configurações de um computador para outro de forma fácil

A maior preocupação de quem compra um computador é conseguir passar todos os dados pessoais do PC antigo para o novo sem perder os arquivos e configurações. Isso fica mais complicado quando o usuário quer passar os dados de um Windows XP ou Windows 2000 para um Windows Vista, pois eles não são totalmente compatíveis.

Nem todos os programas de backup conseguem transferir os dados de um computador para outro de forma satisfatória, ainda mais quando o Sistema Operacional é diferente. Como a maioria dos computadores vendidos atualmente possui o Windows Vista instalado por padrão e, na mesma proporção, a maioria dos computadores antigos rodam com o Windows XP, esse tipo de transferência se torna ainda mais comum.

Para facilitar esse processo, a Microsoft disponibiliza uma forma fácil de realizar a transferência de dados de um computador para outro através do Windows Easy Transfer (Transferência Fácil do Windows). O programa é capaz de transferir os seguintes dados:
Uma forma fácil de transferir arquivos sem precisar fazer backup.

  • Contas de Usuário;
  • Arquivos e pastas (fotos, músicas e vídeos);
  • Configuração de emails, contatos e mensagens;
  • Configurações do Windows;
  • Configurações e arquivos de dados de programas;
  • Configurações de Internet e favoritos.

Entretanto, o programa não transfere os aplicativos, somente as configurações. Será necessário reinstalar os programas no computador novo depois de usar o Windows Easy Transfer. Além disso, para computadores com o Windows 2000, não é possível fazer a transferência das configurações de sistema e configurações de programas para o Vista, apenas arquivos e pastas.

Itens salvos pelo programa incluem contas, documentos e configurações.

Formas de transferência

Existem três formas de realizar a transferência de dados usando o Windows Easy Transfer: com o Cabo de Transferência Fácil (USB), por uma rede local ou através de um dispositivo portátil. Veja mais detalhes abaixo:

Cabo de Transferência Fácil

Cabo de transferência fácil do Windows.É um dispositivo que permite transferir os dados através de um cabo USB conectado em ambos os computadores. Ele pode ser comprado em lojas de informática especializadas. A vantagem desse equipamento é a facilidade de manuseio e a velocidade de transferência, basta instalar o programa e conectar os cabos para iniciar o processo.

Rede de computadores

Se você possui uma rede interna de computadores e não quiser (ou não puder) adquirir o cabo USB, a transferência pela rede é a melhor solução. Assim, você pode usar a conexão local para transferir todos os dados em tempo real sem complicações.

Mídia Removível

Mídias removíveis são práticas e fáceis de conectar.Uma forma simples, mas em alguns casos limitada, é usar um dispositivo portátil como CDs, DVDs, Blu-Ray, Pendrive, disco rígido (HD) ou qualquer outro dispositivo portátil. Se você não tiver muitos arquivos no computador antigo, um CD ou DVD deve ser suficiente para armazenar os dados.

Insira o dispositivo no computador velho e inicie o Windows Easy Transfer. O programa analisa o sistema e seleciona as pastas mais comuns automaticamente. Além disso, é possível inserir outros itens manualmente e proteger os dados com uma senha para manter seus documentos pessoais seguros.

separador

Assim como a maioria dos produtos da Microsoft, o programa para transferência fácil do Windows é bastante intuitivo e fácil de manusear. Ele orienta de forma clara todas as etapas para realizar a transferência, independentemente da forma que você o fará.

Interface amiga ajuda o usuário em todos os passos.

Depois de tudo pronto, você poderá usar seu computador novo com o Windows Vista todo configurado, do jeito que você costumava usar no computador velho. Aproveite que está no Baixaki e faça o download de todos os seus programas favoritos e atualizados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.