Impeça gravações indesejadas em seu pen drive

1 min de leitura
Imagem de: Impeça gravações indesejadas em seu pen drive

A segurança é algo primordial para quem insere o seu pen drive em diversos computadores, pois sem ela além de você correr o risco de infectar o seu pen drive com um vírus, pode, além disso, repassar tal vírus para outros computadores inocentes.

Hoje viemos aqui para ensinar-lhe a proteger o seu pen drive de maneira a fazer com que qualquer gravação feita nele seja (quase) impossível sem o seu consentimento!

Os procedimentos

Para fazer o proposto acima será necessário criar dois arquivos alteradores de registro e baixar um software para impedir a execução automática de arquivos/vírus quando o seu pen drive for inserido em algum computador, sendo que em ambos os casos (alteradores e bloqueador) os arquivos deverão ser mantidos sempre em seu dispositivo USB.

Vacine seu pen drive

Para impedir que um vírus de execução automática infecte seu pen drive assim que você o conectar a um computador suspeito será necessário vaciná-lo. Para isso, baixe o software Panda USB and AutoRun Vaccine e use a opção “USB drive Vaccination”, pois ao fazer isso seu dispositivo USB ficará livre da primeira leva de ataques feitos a ele.

Vacinação

Bloqueie a gravação de arquivos

Já para proteger seu dispositivo USB de outras levas de ataques, abra o seu “Bloco de notas” e cole o código seguinte nele:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control|StorageDevicePolicies]
“WriteProtect”=adword:00000001


Feito isso, salve este arquivo com a extensão “.reg” (como, por exemplo, “travaUSB.reg”) e copie-o para o seu pen drive. Agora, sempre após inserir seu dispositivo USB em um computador suspeito, execute esse arquivo para evitar infecções (note que será necessário reiniciar o computador para que a alteração no sistema tenha efeito).

Desbloqueando a gravação de arquivos

Caso o computador no qual seu dispositivo USB foi conectado se prove seguro você provavelmente irá querer copiar algo dele para o seu pen drive, no entanto, sem o código a seguir, isso não será possível. Basicamente, faça o mesmo que o passo relativo ao bloqueio, mas, ao invés de criar um arquivo chamado “travaUSB. reg”, crie um chamado “destravaUSB.reg” com o código:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control|StorageDevicePolicies]
“WriteProtect”=adword:00000000


Pronto, agora o seu pen drive estará mais seguro do que estaria antes!

Todavia, tenha em mente que sempre existe um vírus mais esperto que consegue burlar diversos sistemas de segurança, ou seja, mesmo com todas as precauções acima, ainda é possível que seu dispositivo USB seja infectado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.