Melhore o desempenho do Windows sem pôr a mão no bolso

6 min de leitura
Imagem de: Melhore o desempenho do Windows sem pôr a mão no bolso

Imagine que você está com pressa, atrasado para sair, e lembra que deveria ter transferido um arquivo para seu pendrive ou feito uma transferência online, através do site do seu banco. Agora imagine fazer isso em um PC que demora 5 minutos para terminar o boot, 2 minutos para abrir o navegador e 1 minuto e meio para abrir o site do banco ou ainda mais tempo para reconhecer o pendrive e abrir o Windows Explorer. Como você não gosta que mexam no seu PC, certamente vai querer desligá-lo, o que demorará mais 5 minutos.

Solução rápida para o problema acima: compre um computador novo, gastando mais de 2 mil reais.

Solução grátis: continue lendo este artigo.

A situação acima é só um exemplo do que muitos usuários sofrem por causa de computadores que já não respondem como antigamente aos comandos do usuário. Neste artigo, daremos algumas dicas de como educar um PC indisciplinado ou revoltado contra você. Mas já vamos deixando claro uma coisa: o coitado do computador não é o culpado. O culpado é quem o usa. Portanto, não adianta marretar o teclado, jogar o monitor pela janela ou chutar o gabinete, pois apesar de isso aliviar a sua raiva, provavelmente danificará o PC, fazendo com que você tenha que gastar dinheiro.

Visual VS. Velocidade

O primeiro conselho é o seguinte: Windows com visual bonito, cheio de aprimoramentos visuais, temas personalizados, etc., não combina com alto desempenho. Mesmo em computadores superpotentes, há um ganho significativo de velocidade quando se desativam as “frescuras” visuais do sistema. Então, se você gosta de um Windows bonito, vai ter que desembolsar algumas centenas de reais para ter um computador que continue com um desempenho satisfatório, mesmo depois que você entulhá-lo de programas que o Baixaki disponibiliza na categoria “Personalize o seu PC”.

Visual versus Velocidade

Se o computador que você comprou na virada do milênio está capengando, mas ainda funciona, vale a pena entrar nas Propriedades de Vídeo (“Personalização”, no Windows Vista) e, na área de temas, mudar o visual do sistema para o Clássico do Windows. Quando você fizer isso, além de economizar memória, já que o sistema não terá que carregar gráficos complexos, reduzirá a carga do processador, pois os efeitos de transição, sombras e outros enfeites serão automaticamente desligados. E não reclame que o Windows ficou muito “simplão”, pois as opções são: “simplão” ou “lentão”.

Limpe a área de trabalho: é, infelizmente você terá que tirar a foto do seu porquinho-da-índia e usar uma cor qualquer, ao invés da imagem. Computadores com memória muito limitada não podem se dar ao luxo de utilizar papéis de parede. Ícones demais no desktop também podem deixar tudo mais lento. Pode parecer lenda, mas é verdade: quanto mais coisas na área de trabalho, mais trabalho é dado ao processo do “Explorer.exe”, que é o “programa” central do sistema operacional.

Limpe o desktop

Menu Iniciar: já reparou que às vezes você clica no botão Iniciar e ele aparece vazio, ou simplesmente demora para aparecer? Isso pode acontecer por vários motivos. Um deles é quando você utiliza o estilo mais moderno do menu. Entre nas configurações da Barra de Tarefas e Menu Iniciar e mude para o Menu Iniciar Clássico. Isso já aumentará um pouco a velocidade com que ele abrirá.

Inicialização: os grandes vilões do boot do Windows são os programas que se instalam na Inicialização do Sistema sem autorização prévia. Esses metidos acham que são muito importantes e, por isso, podem ser iniciados junto com o sistema, sem perguntar a quem devem: o usuário. No Menu Iniciar, exclua sem dó qualquer atalho que esteja dentro da pasta “Iniciar”, ou “Inicializar”. Uma maneira ainda mais agressiva é abrir o comando Executar e digitar o nome MSCONFIG. Na aba “Inicializar” ou “Inicialização de Programas”, desmarque todos aqueles que não precisam ser executados. Mas tenha certeza do que está fazendo, pois não é interessante desligar o antivírus ou programas realmente úteis, como processos necessários do Windows.

Utilitário de Configuração do Sistema.

*Você precisará reiniciar o computador para que as alterações acima tenham efeito.

Programas pesados: tenha consciência do que sua máquina é capaz de fazer. Não adianta tentar instalar o Windows Vista em um computador com menos de 1 GB de memória, assim como não adianta instalar um Adobe Photoshop CS4. O Windows XP SP3 é excelente para qualquer computador que não seja novo em folha, e até para os PCs mais novos, devido ao pouco consumo de recursos da máquina. Se você quer mais velocidade aliada a facilidade de uso e baixo custo, o Windows XP ainda é a melhor escolha.

Não perca tempoVárias janelas: você deve ter a consciência de que máquinas mais velhas ficarão absurdamente lentas se você abrir muitos programas ao mesmo tempo, ou muitas abas do seu navegador. Procure terminar o que está fazendo, para depois abrir uma nova aplicação. Os poucos segundos que você perderá abrindo e fechando programas serão compensados pelos vários minutos que você economizará, já que a velocidade com que os programas são abertos e executados aumentará bastante.

Segure as atualizações: se o seu Messenger resolveu que está na hora de atualizá-lo para a versão mais recente, não permita. Em computadores menos potentes, é melhor utilizar uma versão obsoleta do programa, do que perder desempenho. Entretanto, podem ter sido feitas correções de segurança na nova versão. Nesse caso, recomendamos que você procure alternativas que sejam compatíveis. Por exemplo, se você utilizava o MSN Messenger e não pode atualizar para o Windows Live Messenger, devido ao seu alto consumo de memória, procure utilizar outros que sejam mais leves e compatíveis, como o aMSN.

Limpe o HD (por dentro): instalou um programa e não vai mais usar? Remova-o, usando um desinstalador, como o Revo Uninstaller, e utilize uma ferramenta de limpeza de registro, como o CCleaner. Isso assegurará que todos os rastros deixados pelo programa sejam removidos do registro e do PC. O registro do Windows é uma área extremamente sensível do sistema e, quanto maior ele se tornar, mais lento ficará a inicialização e desligamentos do sistema, bem como a execução de programas.

Imagem meramente ilustrativa

Discos rígidos lotados de programas, arquivos temporários e arquivos de usuários também são perfeitos para fazer a velocidade cair. Procure sempre gravar músicas, fotos, vídeos e outros tipos de arquivo geralmente grandes, em CDs ou DVDs. Um disco rígido cheio deixa o sistema lento porque o Windows o utiliza como um recurso secundário de memória temporária. Portanto, se o seu estiver com a capacidade esgotada, não haverá espaço para essa memória.

Programas para ajudar

Ajustes finosA Microsoft possui um utilitário de otimização que pode ajudar muito a melhorar a estabilidade e velocidade do seu computador. Seu nome é TweakUI, que está na versão 2000 e é uma ferramenta extremamente simples, mas poderosa. Você pode alterar a velocidade com que o Menu Iniciar é aberto, tempo levado pelos submenus para serem exibidos, renovar o cache de ícones do sistema, para o caso de aparecerem ícones errados, além de inúmeras outras funções para ajustar o Windows de acordo com o seu gosto e, sobretudo, para melhorar o desempenho.

Depois de muitas horas de uso, seu PC pode começar a ficar lento. Isso significa que sua memória RAM está com restos de arquivos, deixados por programas que já foram fechados. Programas como o RAMBooster podem ajudar a resolver o problema, pois fazem a limpeza da RAM e libera o espaço para poder ser utilizado pelos processos que estão em execução ou os que serão abertos.

Dê sua dica

É praticamente impossível encontrar alguém que nunca teve problemas de desempenho no computador, seja pelo motivo que for. Assim, pedimos que você nos ajude, dando suas dicas para quem ainda não conseguiu aumentar a velocidade do PC sem precisar gastar nada. Seus comentários são sempre bem vindos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.