Guia de Compras: Netbooks

9 min de leitura
Imagem de: Guia de Compras: Netbooks

Os Netbooks ainda são uma novidade recente, mas já estão povoando as prateleiras de todas as lojas de computadores. Com preços variando de R$700 a quase R$2 mil, esse tipo de equipamento oferece maior portabilidade, comodidade e versatilidade para vários tipos de usuário, desde estudantes de qualquer nível até executivos que precisam ter sempre uma máquina à disposição. Seja qual for o caso, os Netbooks chegaram para preencher uma lacuna no mercado de computadores, e estão fazendo isso com modelos que deixam qualquer um com coceira na mão para sair correndo até a loja mais próxima.

Neste artigo, você NÃO ficará sabendo qual é o melhor Netbook do mercado, pois isso não existe. O conceito de “o melhor” é muito relativo quando se fala em equipamento eletrônico. Um determinado aparelho pode ser péssimo para certos usuários e perfeito para outros, dependendo do perfil de cada um. Portanto, daqui para frente, mostraremos a você as principais características que devem ser analisadas antes que a sua decisão seja tomada.

O Baixaki já produziu diversos artigos relacionados ao tema dos Netbooks. Veja abaixo alguns deles:

bullet Análise - Positivo Mobo White 1050

bullet Netbook - HP Mini 2133

bullet Análise - HP Mini-Note PC 2133

bullet Análise - Asus EeePC 1000HA

bullet Qual a diferença entre Notebook, Netbook e UMPC?

bullet Ultrafinos, Ultraportáteis, Ultraleves

bullet Notebook, Laptop, Netbook: quais são as diferenças

Netbook ou Notebook?

O mais importante antes de decidir pelo aparelho a ser comprado é a sua real necessidade, pois ambas as categorias de equipamentos têm preços que variam muito, conforme a potência. Assim, dependendo da sua necessidade, pode ou não valer a pena comprar um Netbook, ao invés de um Notebook. Notebooks são computadores portáteis que costumam ter configurações praticamente idênticas aos PCs de mesa — e algumas vezes até melhores. Os Notebooks têm o objetivo de permitir que você leve seu PC a toda parte, com seus dados, programas, arquivos, etc. Já os Netbooks têm o intuito de deixar sua vida mais fácil na hora de executar tarefas específicas, como fazer trabalhos, apresentações, entrar na internet e realizar ações que demandam menos recursos de hardware.

Confira a tabela comparativa abaixo, que mostra as principais diferenças físicas entre os dois tipos de computador. Tomamos como exemplo um Notebook Sony Vaio em comparação com um Netbook Mini-Note, da HP.

Tabela comparativa

*Obviamente, os Netbooks têm um tamanho reduzido em comparação aos Notebooks. Antes de fazer sua compra, verifique se o tamanho do Netbook escolhido é compatível com a maneira como você pretende carregá-lo.

Hardware - Processador

Muito embora as máquinas da categoria netbooks tenham configurações enxutas de hardware, deve-se avaliá-las e comparar as disponíveis para que não faltem recursos no momento em que eles forem mais necessários. Como em qualquer computador, o processador é a peça central, e a velocidade com que ele trabalha é primordial para que não ocorram problemas de desempenho.

A frequência dos processadores pode variar de 0.5 GHz até quase 2 GHz. Assim, você deve avaliar que tipo de tarefa será realizado com a máquina. Processadores com frequências menores são bons para quem deseja executar programas simples, como navegadores de internet e processadores de texto. Executar um vídeo enquanto navega pela internet e usa um programa mensageiro já pode se tornar irritante se for utilizado um netbook com um processador dos menos potentes.

O minúsculo Intel Atom.

Já as máquinas que tiverem processadores mais rápidos serão capazes de executar apresentações complexas do PowerPoint, terão um melhor desempenho na exibição de animações em flash e até podem ser uma boa opção para executar arquivos multimídia. Abrir um tocador de MP3 enquanto exibe sites feitos totalmente em Flash seriam tarefas que fluiriam melhor em netbooks com processadores de frequências mais altas.

Hardware - Memória RAM

A quantidade de memória RAM disponível para netbooks pode variar de 512 MB a próximo dos 2 GB. Basicamente, a memória disponível será o gargalo mais evidente (depois da velocidade do processador) quando falamos em desempenho dos programas. Pouca memória RAM não combina com muitos programas abertos, pois quando a RAM se esgotar, seu computador passará a usar o HD como alternativa, fazendo com que o desempenho caia, pois o acesso à memória do HD é mais lento que a RAM.

Memória RAM

Dessa forma, novamente, é imprescindível que antes de escolher o netbook, você verifique qual é o seu perfil de usuário, para que decepções sejam evitadas, e frases revoltadas como “esse computador é muito ruim!” não passem pela sua cabeça.

Hardware - Disco Rígido

Proporcionalmente, a variação de tamanho dos discos rígidos de cada modelo de netbook é bem maior que o restante dos itens de hardware. No início, as máquinas vinham com pequenos discos rígidos de 4 GB, o que fazia com que esse tipo de computador tivesse poucas alternativas de uso. Hoje, já existem no mercado inúmeros modelos que já vêm com HDs de até incríveis 160 GB.

Disco Rígido

Entretanto, mesmo com discos rígidos com tanto espaço disponível, pode ser exagero ter uma máquina com recursos tão limitados e um HD tão grande. Logicamente, isso dependerá das suas intenções de utilização da máquina. Netbooks não são MP3 players e, portanto, são alternativas caras para você carregar sua coleção de música. Por outro lado, aqueles que gostam de ter algum conforto e espaço de sobra podem aproveitar a vantagem de um disco rígido com bastante espaço.

Hardware - Conectividade

Dependendo da sua necessidade, ter um Netbook com inúmeras maneiras de conectar à internet, bem como a outros dispositivos, é desnecessário. Os computadores dessa categoria ainda não têm um padrão de quantidade de conectores para fazer o equipamento se comunicar com outros. De qualquer forma, a presença de pelo menos duas portas USB é imprescindível e o suporte a Wi-Fi é obrigatório, pois computadores móveis sem acesso a redes sem fio podem ser comparados a ilhas desertas.

Hardware - Conectividade

Algo igualmente indispensável é a presença de um conector que permita que o usuário ligue um segundo monitor ou datashow ao Netbook. Assim como os Notebooks, os subnotebooks devem ser versáteis e executar tarefas que não são possíveis com um computador de mesa. Quanto aos demais conectores disponíveis em todos os modelos de Netbook, fica a seu critério escolher o que é e o que não é exagero. Alguns netbooks possuem leitor de cartões de memória, outros têm suporte nativo a Bluetooth e alguns até acompanham um modem 3G para que você se conecta à internet via rede celular.

Bateria

Netbooks se tornam extremamente desconfortáveis se forem usados por muitas horas seguidas. Isso se dá principalmente por causa do tamanho da tela, que é pequeno e não oferece conforto para uso prolongado. Portanto, é aceitável que um Netbook tenha bateria com autonomia de 3 a 4 horas, já que permanecer mais tempo que isso em frente ao pequeno monitor será cansativo.

Softwares e Sistema operacional

UbuntuO grande erro de muitos fabricantes é instalar o Windows Vista em computadores com recursos tão limitados como os Netbooks. Tal sistema operacional é um comedor de memória RAM (que é extremamente crítica para essa categoria de equipamento) e deve ser evitado. Boas opções costumam vir com o Windows XP, ou mesmo distribuições populares do Linux (como o Ubuntu). Outra vantagem em não utilizar o Windows Vista é o preço final, pois computadores com Linux ou Windows XP são mais baratos se comparados aos que vêm com o Vista instalado. Portanto, um Netbook com 2 GB de RAM e Windows Vista perderá toda a vantagem que se teria com essa quantidade de memória.

WindowsNão há uma regularidade para os demais programas que vêm instalados em netbooks. Alguns acompanham o Microsoft Office ou o BR Office e outros vêm com versões de teste do Microsoft Office, que funcionam por determinado período e depois precisam que você compre uma licença. Mas, exceto pelo sistema operacional, você não precisa se preocupar com os programas que acompanham a máquina, pois não há nada que você vá precisar que já não exista no catálogo do Baixaki.

Produtos populares

Não há como falar em Netbook sem falar no Eee PC, da Asus. Foi ele o precursor da categoria e ainda é ele um dos campeões. Com configurações que variam das mais simples até algumas com excesso de recursos, o Eee PC é uma ótima opção para vários tipos de perfil de usuário. Seu tamanho é reduzidíssimo em comparação aos concorrentes, o que faz dele um dos mais fáceis de transportar.

EeePC

*O Baixaki recebeu da Asus o EeePC 1000HA para testes. Clique aqui para conferir a nossa análise.

A ideia de que produtos eletrônicos brasileiros não são bons já deixou de ser verdade há vários anos. Uma das empresas que contribuiu para isso foi a Positivo Informática, que está competindo de igual para igual com marcas internacionais. Para não ficar para trás, a Positivo Informática também produziu um Netbook: o Mobo. A vantagem em relação aos outros é a certeza de que você terá um produto brasileiro, com suporte, manuais e softwares totalmente em português, dedicados ao mercado nacional.

Positivo Mobo

*O Mobo também foi testado e analisado pelo Baixaki. Clique aqui para ler o artigo que mostra tudo o que o produto tem para oferecer.

Quem se preocupa um pouco mais com o visual certamente gostará do Mini-Note, da HP, que foi o primeiro equipamento que a redação do Baixaki recebeu para testar. Fizemos dois artigos a respeito e mostramos os prós e contras de possuir uma máquina como essa. O fato é: como disseram alguns dos redatores, em relação à estética, o Mini-Note da HP é uma “teteia”, já que seu design faz inveja para muitos da concorrência. Em termos rápidos, o Mini-Note da HP é para quem gosta de produtos que não são só “mais um rostinho bonito”, são isso e muito mais.

HP Mini-Note

Preços

Como já mencionamos, o valor que você deverá desembolsar para comprar um Netbook poderá variar muito. O computador mais barato que encontramos foi o Asus Eee PC, modelo 701, por aproximadamente R$670, e o mais caro foi o HP, modelo DV2133, que custa aproximadamente R$2 mil (fonte: Buscapé).

*IMPORTANTE: ambas as marcas dos Netbooks citados possuem diferentes modelos, com diferentes preços. Portanto, antes de comprar, é de suma importância que você verifique o modelo do computador para não pagar mais caro por um produto com o preço acima do mercado, além de pesquisar outros modelos da marca para tentar encontrar o Netbook que mais se adéqua ao seu perfil de uso e, principalmente, ao seu bolso.

Netbook: o nome já diz tudo

Atualmente, a principal função de um Netbook é facilitar a conectividade. Seja ela com a internet, seja com redes internas ou até com outros dispositivos. Não faz sentido ter um Netbook para jogar ou assistir a filmes, devido às características enxutas das máquinas da categoria. Tendo isso em vista, saiba exatamente qual é o seu objetivo e pesquise o máximo que puder para encontrar o Netbook perfeito para você.

A equipe do Baixaki espera ter deixado você babando por uma máquina versátil como o Netbook, mas principalmente, esperamos ter ajudado nossos usuários a clarear as ideias com relação ao que se deve dar mais importância na hora de colocar a mão no bolso para comprar seu aparelho. Fique à vontade para trazer suas ideias e utilizar o sistema de comentários para manifestar sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.