Faça com que seu antivírus trabalhe para você e não contra

2 min de leitura
Imagem de: Faça com que seu antivírus trabalhe para você e não contra

O assunto antivírus costuma gerar uma série de perguntas. A mais encontrada certamente continua sendo ‘qual é o melhor’. Outras dúvidas frequentemente encontradas são ‘qual antivírus é mais leve’, ‘qual é o mais rápido?’. Essas duas questões acabam parando no mesmo lugar comum: ‘por que meu computador fica tão lento com o antivírus?’.

Um antivírus, independente de qual você venha a utilizar sempre vai deixar o computador ao menos um pouco mais lento. O que não se pode fazer é deixar de utilizar esta ferramenta fundamental, deixando seu computador desprotegido, em favor de mais velocidade.

O que você pode fazer é adotar uma série de medidas que façam seu antivírus trabalhar em conjunto com seus horários, ao invés de contra eles. A diferença do tempo não será gigantesca, porém são algumas pequenas otimizações que poderão ser aplicadas sem o risco de causar maiores danos e melhorar a questão de lentidão.

Não deixe seu computador vulnerável por causa de velocidade!

Efetuar uma varredura de sistema com certeza vai deixar seu computador lento caso você esteja precisando acessar qualquer arquivo, especialmente no momento em que ele precisar checar especificamente o que está aberto em sua tela. Atualizações, não em todos os casos,  também podem acarretar lentidão.

Este problema é um pouco mais fácil de ser resolvido de uma forma bem simples: programe seu antivírus para efetuar estas tarefas quando você não estiver utilizando o computador. Assim, você estará prestando dois favores com o preço de um: seu computador poderá efetuar estas atividades mais rápido e não em um horário no qual você esteja utilizando, evitando lentidão.

Faça seu antivírus trabalhar com você.Desative proteções que não estejam sendo necessárias em dado momento. Existem antivírus que vêm com diversas opções para proteção adicional e, embora isto seja um ponto positivo, você não precisa estar com todas as opções para bloqueio em tempo real com relação a um navegador se estiver jogando. Se seu programa de e-mails não fica aberto todo o tempo, a proteção pode ser desativada enquanto ele estiver fechado.

Por outro lado, as proteções essenciais (bloqueio de entrada de vírus e spywares, por exemplo) não devem nunca ser desativadas, senão seu computador estará vulnerável. Neste mesmo tópico, muitos dos antivírus mais novos trazem opções de configuração para programas específicos como jogos, mensageiros instantâneos, etc. lembre-se de ativá-las quando precisar fazer uso de um destes aplicativos.

Manter a memória RAM com espaço é outra ótima medida, pois muitos programas que são utilizados em conjunto com o antivírus ocupam grandes fatias de memória RAM trazendo lentidão, ainda mais se você não tiver memória suficiente.

Verifique a configuração de seu computador antes de adquirir um antivírus. Em alguns casos, o problema está exatamente aí: o antivírus acaba sendo “pesado” para computadores mais antigos. A solução para isto poderia ser utilizar uma versão um pouco mais antiga ou desativar (caso possível) alguns dos recursos gráficos do antivírus.

Eu faço tudo isso, mas meu computador ainda assim é muito lento. E agora?

Lembre-se que nem sempre a culpa da lentidão é do antivírus, especialmente se o problema está relacionado ao momento em que o Windows faz o boot do sistema. Fatores que devem sempre ser considerados são a capacidade do disco rígido e quanto espaço livre ainda resta nele, quantidade de memória RAM e percentual que está sendo utilizado pelos programas instalados ao mesmo tempo no computador, programas iniciando junto com o Windows e processador utilizado.

Quando o computador começa a ficar lento é sempre bom e saudável efetuar uma faxina para livrá-lo de arquivos e diretórios desnecessários, desfragmentar o disco rígido, limpar os registros do Windows e dar atenção à memória RAM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.