Cuidado! Seu PC pode ter virado um zumbi!

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Seu PC pode ter virado um zumbi!

Calma. Seu PC não sairá da mesa à procura de cérebros como as clássicas criaturas do mundo do cinema e dos games. Mas você pode ser um dos responsáveis por infectar diariamente a internet com milhares de mensagens de spam.

Os PCs zumbi são máquinas infectadas por bots, códigos maliciosos que se aproveitam das brechas deixadas no seu computador quando você descuida da segurança ao navegar na internet, mantendo antivírus e antispywares desatualizados ou mesmo não se preocupando em utilizar um firewall.

Uma vez dentro de sua máquina, os códigos maliciosos permitem que algum pilantra mal intencionado possa controlar seu PC à distância, sem que você tenha a menor idéia do que está acontecendo.

Além de ter acesso a todos os dados que você guarda na sua máquina, parte da capacidade de processamento do seu computador pode ser direcionada para o envio de spams, mensagens indesejadas via email.

Cuidado, oz zumbis estão à solta por aí.


Quando têm o controle de diversas máquinas, os crackers criam um verdadeiro exército de zumbis, podendo atacar outras máquinas e aplicar golpes financeiros usando suas senhas e números de documentos.

O problema não é recente e, infelizmente, é mais comum do que se pensa. Em 2008 começou a ser distribuído na rede um malware chamado Conficker. Estimativas do F-Secure dão conta que hoje mais de 15 milhões de computadores compõe o exército deste vírus. Confira aqui no Baixaki como se proteger desta praga.

Sua atuação nociva pôs em alerta o mundo virtual. A Microsoft, uma das empresas que mais se incomodou com esse malware, chegou a oferecer uma recompensa de US$ 250 mil para quem ajudasse a prender algum dos seus criadores.


Sintomas e como eliminar um zumbi

Os crackers usam o seu PC para enviar spams.Existem algumas características comuns que você pode identificar em seu PC para ver se ele está ou não agindo como um zumbi. A mais marcante delas é a lentidão do sistema. Isso é causado, também, por atividades excessivas do disco rígido, que pode estar sendo usado enquanto você navega inocentemente pela web.

Se você notar travadas no mouse ou no teclado ou começar a receber notificações de emails devolvidos por pessoas que você nunca viu na vida também são motivos para ficar alerta.

Para eliminar os zumbis dos PCs não basta ter um bom antivírus instalado. Ele precisa estar constantemente atualizado. Além disso, é recomendado utilizar um firewall, bloquear cookies e javascript.

Antispywares, antispams e bloqueadores de popup são outras ferramentas complementares que devem estar sempre atualizadas. E, em hipótese alguma, abra emails de desconhecidos, com links estranhos e anexos duvidosos.

Fique atento também antes de conectar dispositivos móveis como pendrives, mp4s, mp3s e celulares. Os códigos maliciosos podem estar presentes neles. E, por fim, crie o hábito de fazer regularmente testes de vulnerabilidade no seu sistema operacional.

Com isso você evita a atuação dos zumbis no seu PC e ainda colabora que a rede fique mais segura e que outros usuários não sejam infectados com os mesmos malwares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.