Nomenclatura dos processadores AMD

4 min de leitura
Imagem de: Nomenclatura dos processadores AMD

Atualmente, existem vários modelos de processadores AMD no mercado, como o Semprom, Athlon e Phenom. Cada um deles possui várias versões, como “Athlon 64”, “Athlon X2” e “Athlon II X2”. Essa variedade faz com que interessados fiquem confusos na hora de escolher a CPU AMD mais adequada para seu propósito, visto a grande quantidade de especificações distintas.

Há um tempo atrás, nossa equipe desenvolveu um artigo sobre os processadores AMD de uma forma mais informativa, utilizando um ponto de vista geral. O nosso foco agora será mais técnico  voltado para as especificações de cada modelo, incluindo atributos como clock, cache, soquetes, entre outras características.

Para começar, vamos abordar as principais versões do Athlon, o principal processador da AMD utilizado atualmente nos desktops. O nosso foco será as CPUs AMD Athlon, Semprom e Phenom, priorizando os modelos utilizados em  desktops. Por esse motivo, não vamos abordar os processadores Opteron e Turion.

Modelos do Athlon


O AMD Athlon possui vários modelos distintos, cada um com suas próprias particularidades. Entre eles, os mais famosos são o “Athlon 64”, “Athlon FX” e  “Athlon  X2” . Abaixo, vamos detalhar as principais características de cada um deles.

Athlon 64

Lançado em meados de 2003, o Athlon 64 foi a primeira CPU comercial a utilizar a arquitetura x86-64 (AMD64) , ou seja, instruções de 64 bits de tamanho. A princípio, funcionava somente com um único núcleo, trabalhando com frequências entre 1.8 Ghz e 2.6 Ghz.  Este modelo chegou a operar em três soquetes distintos, os obsoletos “Socket 754” e “Socket 939” e o atual “AM2”.

Modelos do Athlon

Todos as versões do Athlon 64 acompanham uma indicação numérica como “Athlon 64 3200+”, a qual NÃO se referem à frequência do processador, indicando somente uma identificação de modelo . Por exemplo, o mesmo 3200+ trabalha somente a 2.0 Ghz.  Os modelos atuais do Athlon 64 possuem frequências que variam desde 1.8 Ghz até 2.6 Ghz, conforme a tabela acima. Como é possível perceber, o 64 tem somente 512 KB de cache L2, valor muito baixo comparado com os padrões atuais.

Athlon X2


Por sua vez, o Athlon X2, também conhecido por Athlon 64 X2, é a versão dual-core do modelo original, também utiliza instruções de 64 bits. Seus modelos trabalham entre 1.9 Ghz e 3.2 Ghz por núcleo. Ele utiliza o ultrapassado socket 939 e o atual AM2. O tamanho da cache L2 varia entre  512 KB e 2 MB, dependendo do modelo. A sua nomenclatura também segue o mesmo padrão do Athlon 64.

Processador Athlon X2


Athlon FX

O Athlon FX é a versão dos Athlon 64 e Athlon X2 destinada para a realização de overclocks, pelo fato deste modelo vir com o multiplicador de clock destravado. O FX Foi lançado com o nome incial de Opteron, o qual foi alterado depois de um tempo. Este modelo trabalha nos soquetes  939, 940, AM2 e o “Socket F”.  Todos os seus modelos acompanhavam uma cache de 1MB, o dobro do Athlon 64 comum.

É possível descobrir o número de núcleos utilizado através da paridade do número de identificação do modelo. Se o último dígito for par, então é dual-core, se for ímpar, é single-core. Por exemplo, o Athlon 64 FX-62 é dual-core e o Athlon 64 FX-57 single core. Essa família atinge entre 2.2 Ghz e 3.0 Ghz.

Athlon II

O Athlon II á mais nova versão desta CPU, lançada em Junho de 2009. Sua principal característica é o uso da tecnologia multi-core, trabalhando inicialmente com dois núcleos ( Athlon II X2). Já está em desenvolvimento versões com 3 e 4 cores. Essa CPU trabalha tanto nos soquetes AM2+ e AM3, assim suportando a comunicação com memórias DDR2 e DDR3. Cada um dos núcleos possuem uma cache L2 exclusiva com 1 MB de tamanho.

Sempron

Sempron é o nome utilizado para os processadores de baixo custo desenvolvidos pela AMD, possuindo vários modelos distintos e diversas tecnologias. Mesmo hoje, este processador trabalha somente com um núcleo.  Na maioria dos seus lançamentos, esta CPU é uma versão mais simplificada e mais barata do Athlon 64. Seus modelos foram desenvolvidos para vários sockets diferentes, incluindo o atual  AM2, o que implica no fato dos Semprons atuais rodarem sobre a arquitetura AMD64. Existem planos da criação de um modelo específico para o soquete AMD3, o qual será chamado de Sempron 140.

Semprom 3000+


Desde o seu lançamento, em 2004, este processador trabalhou em frequências que variam desde 1.4 Ghz até 2.2 Ghz. Por ser um modelo de baixo custo, o valor de sua cache sempre foi muito baixo comparado com os demais CPUs da AMD. Por exemplo, somente as últimas versões do semprom possuem cache L2 de 512 KB, enquanto as demais variam entre 128 e 256 KB.

Phenom

O Phenom é a mais recente linha de processadores da AMD, lançado no mercado em outubro de 2007, sendo o primeiro modelo Quad-Core desenvolvido por esta companhia.  Essa CPU está disponível em duas versões distintas, a Phenom X4 (codinome Agena) e Phenom X3(codinome Toliman) , que trabalham com quatro e três núcleos, respectivamente. O seu valor de clock varia entre 1.8 Ghz até 3.1 Ghz, dependendo da versão de seu lançamento.

AMD Phenom


Cada core possui sua própria cache L2, sendo que existe uma cache L3 que é compartilhada por todos os núcleos ao mesmo tempo. Nesse quesito, o Phenom é o modelo mais potente da AMD, possuindo L2 com 512 KB de capacidade para cada núcleo e L3 de 2 MB.

A primeira versão do Phenom (B2) possuía um bug envolvendo a tabela de páginas da memória, o que poderia causar pequenos atrasos. Normalmente, tal problema diminuía em torno de 10% o desempenho da CPU. Tal situação foi resolvida com o lançamento do Phenom B3, pouco tempo depois.

Phenom II

Por sua vez, Phenom II é a linha de processadores de altodesempenho que sucede o Phenom original, lançada em dezembro de 2008. Suporta ambos sockets AM2+ e AM3, assim, trabalhando com tanto memórias DDR2 e DDR3. Seu valor de clock também aumentou, trabalhando entre 2.5 e 3.2 Ghz.  Este modelo está disponível em versões com 2, 3 e 4 núcleos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.