Review: Positivo Mobo 3G 2055

8 min de leitura
Imagem de: Review: Positivo Mobo 3G 2055

Depois de uma análise completa do netbook Positivo Mobo White 1050, divulgamos agora outra análise de outro produto da linha de netbooks da fabricante brasileira: o Positivo Mobo 3G 2055.

Seguindo o que se espera de um netbook (recursos não muito avançados em comparação a notebooks, mas que dão conta do recado), o Mobo 3G 2055 já sai na frente de seus congêneres por possuir um modem 3G embutido e entrada para um cartão SIM, igual a um telefone celular.

Suas especificações são as seguintes: Processador Intel® Atom™ 1.60 GHz, tela widescreen LCD 10,2”, disco rígido de 160 GB, leitor de cartões, modem 3G banda larga embutido, memória RAM de 1 GB, microfone e webcam de 1.3 megapixels integrados, dispositivo para rede sem fio, Windows XP Home Edition e bateria de Li-ion recarregável de 3600mAh (miliampère por hora) com autonomia de até 6 horas.

Um netbook deve ser prático e leve, e isso o Mobo 3G 2055 tranquilamente é. Visualmente ele é bastante semelhante ao Mobo White 1050, mas suas especificações o credenciam a um posto mais alto. Ele possui um modem 3G embutido, o que torna ainda mais prática a utilização de um cartão SIM para acesso a internet através da tecnologia 3G.

Falando agora da parte de software, o Mobo 3G 2055 possui várias diferenças. Aqui você terá o Windows XP Home Edition Service Pack 3 (igual ao 1050) e o BrOffice.org 3.0 pré-instalado (no outro equipamento você tinha a versão 2.4 deste pacote).

No Mobo 3G 2055 ainda constam o Adobe Reader 9, o antivírus Kaspersky e o Dicionário Aurérlio (ambos gratuitos pelo período de um ano) e um programa da fabricante Positivo, o Positivo 3G, para facilitar seu acesso à rede através desta tecnologia, visto que este é, talvez, o grande atrativo deste netbook.

Alguns pontos podem ser indicados como desvantagens de um netbook de modo geral e do Mobo 3G 2055 mais especificamente. Uma questão já apontada na análise do Mobo White 1050 permanece: a cor do netbook. Apesar de ter seu charme e ser dono de uma beleza notável, um equipamento branco, com o tempo, pode acabar sendo um problema, afinal, as sujeiras ficarão mais evidentes.

Se para quem está acostumado com um teclado convencional usar um notebook já é algo “complicado”, um netbook acaba sendo pior ainda neste aspecto. O espaço entre as teclas (e as próprias teclas) são menores e podem dificultar ainda mais a digitação no início. Contudo, como sempre, um pouco de prática deve resolver este “problema”.

Características

Entradas e Saídas

De um lado você encontra: (1) trava de segurança, (2) entrada de alimentação, (3) saída de vídeo VGA, (4) entrada USB e (5) leitor de cartões de memória.

Do outro estão presentes: (6) entrada para microfone e fone de ouvido, (7) duas entradas USB, (8)  entrada para cabo de rede, (9) entrada para cabo de telefone.

Neste aspecto, o que há de novo em relação ao Mobo White 1050 são o leitor de cartões e a entrada para fio de telefone (é possível conectá-lo a um modem externo comum, por exemplo).

Disco rígido

O Mobo 3G 2055 possui um ótimo espaço para armazenamento de dados e informações, maior inclusive que de muitos desktops e notebooks encontrados por aí. Você conta com 160 GB de espaço para guardar seus arquivos, talvez até mais do que o suficiente para as pretensões de quem adquire este modelo de computador. Este, com certeza, é um ponto positivo!

Memória RAM

Talvez você pense que 1024 MB de memória RAM já não seja o suficiente para um computador, porém, ao que tudo indica, isso é o suficiente para um netbook. Quem resolve comprar um computador deste normalmente não o faz para rodar programas de edição de vídeo ou jogos pesados, portanto, 1 GB de RAM não deixará ninguém na mão.

Áudio e vídeo

Outra função que o Mobo 3G 2055 pode desempenhar com qualidade é a exibição de vídeos. Sejam transmissões via internet em portais como o YouTube ou o Google Videos ou então filmes presentes em seu disco rígido, o equipamento dá conta de exibir tudo com grande qualidade.

A questão do áudio é complicada, pois seus alto-falantes são fracos. Se você precisa ouvir algo, será preciso um par de fones de ouvidos ou então um de caixinhas de som, pois os falantes do Mobo 3G 2055 deixam muito a desejar e o volume alcançado por eles acaba ficando aquém do esperado.

Teclado

Um teclado diferente, com cores diferentes e até mesmo um novo formato das teclas fazem parte do Mobo 3G 2055. Nesse aspecto ele supera o Mobo White 1050, pois suas teclas são mais macias e mais fáceis de serem tecladas, mesmo com espaço apertado que ocupam.

Webcam e microfone

Ambos os equipamentos estão integrados no Mobo 3G 2055 e são de grande qualidade. A webcam de 1.3 megapixels de resolução não deixará a desejar nos momentos em que dela necessitarem. Seu acionamento é simples, através de um atalho do teclado, e poderá ser usado para videoconferências em mensageiros instantâneos sem nenhum problema, assim como o microfone que facilitará grandemente a comunicação.

Desempenho

Apesar de ser um computador relativamente simples, um netbook precisa passar por algumas provas de fogo para ser avaliado. Nós o testamos e agora você verá o que resultou esta análise. Para isso instalamos nele alguns softwares que normalmente exigem um bocado da máquina.

CorelDRAW Graphics Suite X4

O CorelDRAW Graphics Suite X4 não levou muito tempo para ser instalado e o único contratempo foi o tamanho da tela de instalação.  Seu tamanho é maior do que o disponibilizado pela tela de 10,2” do Mobo 3G 2055, mas nada que um arrastar de janela não resolvesse.

Quanto à inicialização e utilização do programa, também não há o que reclamar do netbook da Positivo. Ele não demorou para iniciar o aplicativo e nem se tornou mais lento durante este processo. Sua utilização acaba sendo prejudicada pelo touchpad, mas isso acontece em qualquer netbook e notebook, porém, um simples mouse é capaz de resolver este impasse.

Stellarium

O aplicativo Stellarium, uma espécie de Google Earth estelar no qual é possível visualizar o céu e alguns detalhes sobre planetas, astros e estrelas presentes no Sistema Solar, também foi instalado em nosso netbook durante os testes. O resultado aqui também foi agradável, pois apesar deste ser um software pesado e que exige muito da máquina, não encontramos problemas durante sua instalação e ele rodou tranquilamente no Mobo 3G 2055.

Nod32

O último software avaliado é indispensável para qualquer computador. Não este especificamente, mas qualquer máquina que acesse a internet necessita de um bom programa antivírus. Como o Mobo 3G 2055 não vem com um, optamos pelo Nod32, um dos mais bem conceituados softwares do gênero.

Seu desempenho nessa máquina não foge muito do que ocorre em um notebook convencional ou até mesmo um desktop. A tarefa mais lenta – a varredura completa – durou cerca de 40 minutos para ser realizada. O processo de monitoramento das atividades do computador também não compromete o funcionamento do Mobo 3G 2055.

Internet 3G

Este Mobo que nos foi enviado está participando de uma promoção realizada em parceria entre a Vivo e a Positivo Informática. Ele possui 90 dias gratuitos de acesso à internet através da rede 3G e para isso você precisa cadastrar o chip e o seu equipamento junto a Vivo. Este processo pode ser um pouco demorado, pois será necessário informar nome completo, filiação, endereço, número do CPF e do RG, mas ao final você poderá acessar a internet em alta velocidade, de qualquer lugar, 24h por dia e gratuitamente durante três meses.

Acesso à internet via 3G

Ao final deste período de degustação gratuita do serviço, você deverá entrar em contato com a operadora para efetivar a contratação de um plano. Esta conexão é bastante estável e possui uma média de velocidade de 1 MB. Isso significa que você terá à sua disposição uma velocidade razoável para baixar programas, filmes, músicas e navegar por toda a internet.

Preço

Se comparado a outros netbook e até mesmo a notebooks de configuração superiores, o Mobo 3G 2055 está um pouco salgado. Em pesquisa realizada no dia 22 de julho de 2009, ele pode ser encontrado em lojas na internet com um preço que varia de R$ 1.614,05 (preço promocional) até R$ 1.699,00 (preço “oficial”).

Um netbook normalmente tem um uso bastante prático e funcional. Ninguém comprará um equipamento destes para jogar jogos pesados e trabalhar com editores de vídeo e imagem, diferentemente do que acontece com um desktop ou notebook. Logo, para que se propõe uma máquina dessas, o Positivo Mobo 3G 2055 merece respeito.

Suas dimensões reduzidas facilitam seu transporte e devem ser muito úteis para diversas pessoas cujo uso do computador não depende tanto de um excelente desempenho, mas sim da praticidade e funcionalidade, duas características presentes neste netbook. Como é de um tamanho mais reduzido, se torna ótimo para ser carregado em viagens e congressos ou mesmo dentro de valises de vendedores, por exemplo.

Alguns recursos merecem destaque como a webcam integrada, que possui uma ótima resolução, o grande espaço de disco rígido e também o processador que provavelmente não deixará ninguém na mão. Obviamente o computador deve sofrer um pouco se rodar vários aplicativos pesados simultaneamente, até porque ele não foi feito pra isso, mas de qualquer jeito ele deu conta do recado durante os testes realizados.

Fora tudo isso, outro ponto de destaque é o modem 3G embutido, que permite aos usuários um acesso à internet e uma mescla de computador portátil com telefonia móvel. Isso torna tudo mais prático, pois não será necessário adquirir nenhum aparelho externo, bastando apenas o uso de um cartão SIM (chip de celular) com um plano apropriado.

A resposta que chegamos à pergunta "Vale a pena?" é: depende. Se você quer algo para rodar programas pesados como editores de imagens e jogos, esse equipamento sem dúvida não é apropriado e o valor que investirá em um netbook pode ser muito melhor aproveitado em outro equipamento mais potente. Porém, se sua função será mais didática e/ou profissional e sua área de atuação não demanda uma supermáquina, este simpático netbook pode ser mais que o suficiente.

E você, usuário que já leu as várias análises de netbooks postadas aqui no Baixaki, o que achou do Positivo Mobo 3G 2055? Não deixe de escrever suas impressões em nossos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.