Tablet, a grande novidade da Apple?

5 min de leitura
Imagem de: Tablet, a grande novidade da Apple?

Há alguns anos, empresas de tecnologia parecem estar apostando nos netbooks, computadores realmente portáteis e que trazem um potencial promissor. Várias marcas conhecidas entraram na dança e uma das poucas que ficou de fora foi a Apple, conhecida por seus produtos elegantes e inovadores.



Se você conhece um pouco da história da Apple e da cultura que permeia a marca, sabe que os boatos sobre produtos novos e atualizações estão sempre rondando sites de tecnologia e blogs de fãs. Se os netbooks são um verdadeiro sucesso, é de se esperar que os macmaníacos e entusiastas da tecnologia aguardem ansiosamente por algum lançamento que se assemelhe a um notebook ultra portátil. 



Mais recentemente, os novos iPods com câmeras e acordos com gravadoras chamaram a atenção dos fãs de Steve Jobs. Apesar disso, foi um outro boato que realmente levantou poeira em toda a web. iTablet, Newton II, Mac Tablet, Apple Tablet: chame como quiser. Este grandioso boato (que muitos juram ser verdade) envolve uma tablet, algo entre o iPhone e o MacBook, que pretende abalar mais uma vez o mundo da tecnologia.

Ouvi falar que...

Os rumores sobre esta tablet já estão circulando há algum tempo, mas foi há alguns dias que ganharam uma dose de verdade. O aclamado jornal inglês Financial Times confirmou, no dia 27 de julho, que a Apple estaria fabricando tablets com telas de 10 polegadas e que o lançamento estaria previsto para antes do Natal de 2009. 



Se o Financial Times falou, o Barron’s, ligado ao Wall Street Journal, foi atrás e reconfirmou a toda a história. Disse ainda, que um analista veterano teve o prazer de testar um protótipo do produto e que, sim, a Apple Tablet existe de verdade! O mesmo artigo afirma que o lançamento é agora em Novembro e mais: o preço deve ficar entre $699 e $799.



Assim como já visto em produtos como o iPod, o iMac e a própria interface gráfica do sistema operacional da Apple, a empresa de Cupertino é especialista em pegar produtos já prontos e adicionar seu toque especial, transformando-o em um enorme sucesso de vendas. Será que a Apple Tablet entra nessa lista?


O que seria a Apple Tablet
?

Apenas uma ideia.

MacBook Touch mockup por Edwin Tofslie

A tablet de Cupertino seria, nada mais nada menos, que uma mistura de iPhone e MacBook. Há quem diga que é uma jogada da Apple para acabar com o sucesso do Kindle, o leitor de e-books lançado pela gigante Amazon. Já outros, acreditam em uma espécie de “iPhonão”, produto que teria funções e características semelhantes ao do iPhone, sucesso mundial em vendas, só que em uma tela maior. 

Juntando todos os boatos relacionados à tablet, eis a lista de possíveis recursos do produto:

  •  tela de 10 polegadas de toque sensível
  •  conexão à internet
  •  capacidade de leitura de e-books
  •  suporte a aplicativos do iPhone
  •  não custaria mais que $799


Como é de se esperar, a Apple não dá chances a seus fãs e esconde toda e qualquer informação sobre a tablet. Tudo o que está sendo dito neste artigo é baseado em boatos da web e as confirmações do Barron’s e do Financial Times, já que foram estes dois artigos, publicados em jornais respeitados, que deram toda a corda em um boato que estava quase que adormecido.

Analisando o inventado

Já que é para deixar a imaginação rolar solta e analisar um produto que é praticamente imaginário, eis alguns pontos contras da Apple Tablet, desvantagens, dúvidas e possíveis problemas que o novo produto de Jobs pode oferecer:

Apenas uma ideia.

Mockup por Fotoboer.nl

Leitura de e-books: a Apple Tablet, provavelmente, não irá fazer nada que um laptop não faça. A leitura de livros digitais, por exemplo, pode ser facilitada, mas a tela continua sendo de LCD, um ponto negativo para quem prefere e-ink ou papel.

Web: pode-se navegar na internet utilizando um smartphone ou netbook comum, pela metade do preço. Qual o grande diferencial?

Jogos: é provável que a ação de jogar em uma tela touchscreen grande seja tão irritante quanto jogar no iPhone.

Digitar: como digitar??? Você terá de deixar a tablet em seu colo ou em uma mesa?



Sistema operacional:
a tablet trará uma versão modificada do OS do iPod Touch ou uma versão reduzida do OS X? O sistema operacional ficará mais para o lado do iPhone ou MacBoook?



Performance:  entre um iPhone e um MacBook há uma evidente diferença em suas performances. Os usuários vão querer rapidez e um produto robusto. Será que a tablet dá conta?


Enquanto alguns reclamam, estão cercados por dúvidas e veem pontos bastante negativos, outros veem o lado iluminado da tablet. Confira alguns aspectos positivos:

Sem teclado, caneta ou mouse: a tablet não é voltada para o trabalho, mas para a navegação na internet, diversão e criatividade.

Jogos: os usuários podem não estar acostumados a jogar videogames em grandes telas sensíveis ao toque, porém, bastam algumas horas até que se acostumem a esta nova plataforma.

Como seria a tablet?

MacBook Touch Mockup por Tommaso Gecchelin


Sistema operacional: há alguns meses, a Apple mostrou ao mundo o Snow Leopard e, com ele, várias características sensíveis ao toque. Vale lembrar que os boatos confirmam o lançamento da tablet para Novembro, pouco depois de começar as vendas do novo sistema operacional, o que acontece em Setembro.

Cloud Computing:
com uma conexão à internet e recursos de armazenamento básicos, é muito provável que a Apple Tablet seja um grande passo da empresa de Cupertino rumo à computação em nuvens, a grande aposta para o iminente futuro da tecnologia.

 Descubra o que é computação em nuvens aqui.

Design: charme, leveza e praticidade. Assim como todos os produtos da Apple, a tablet promete trazer o que há de melhor em design e funcionalidade. 

Enquanto os boatos crescem e a Apple permanece calada, cabe a nós, reles mortais fãs da tecnologia→, aguardar pelo anúncio de uma conferência em Setembro, época em que a Apple Tablet deve ser mostrada ao público.

Outra possibilidade.

Mockup por Sean Mulvihill

A Apple tem experiência em criar produtos revolucionários. É com muita pesquisa e perfeccionismo que Cupertino mostrou ao mundo o iPod, o MacBook Air e, mais recentemente, o iPhone. Como dizem os fãs ortodoxos, “In Jobs we trust”. Ah, e se a iTablet sair antes de Dezembro, já vá encomendando com o Papai Noel!

Mas e aí? O que você acha sobre esse grande boato? Qual seria uma função que não pode faltar na Apple Tablet? Dê as suas ideias, deixe a imaginação rolar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.