Dicas para Mac: truques com a barra lateral do Finder

1 min de leitura
Imagem de: Dicas para Mac: truques com a barra lateral do Finder

Você pode nunca ter percebido, mas toda vez que você abre uma janela do Finder (vulgo, pasta), há uma barra lateral com alguns atalhos que podem ser bastante úteis. Desde os dispositivos conectados ao Mac tais como o disco rígido, pendrives e HDs externos até os locais de rede, pastas de atalho e buscas, há vários itens interessantes na Barra do Finder. 



Enquanto navega por suas pastas e arquivos, é comum procurar por esta barra a fim de ter fácil acesso a algumas pastas importantes como Aplicativos, sua pasta de usuário e a pasta de Transferências. O que muitos usuários não sabem é que você pode adicionar a esta barra o atalho que quiser e, para isso, é só arrastar o ícone da pasta ou arquivo até a Barra do Finder.



Com o acúmulo de atalhos, surge outra necesside: organizar estes ícones. Se você precisa de um atalho para a /Aplicativos e para ~/Aplicativos na Barra do Finder,  tem em mãos um grande problema. Isto é, os ícones e nome da pasta aparecem iguais, embora as pastas sejam diferentes. A solução para isso é criar separadores e inseri-los de forma manual na sua Barra do Finder. 



Gambiarra que dá certo


Se você pode construir ícones transparentes e pastas cujo nome é nada além de uma linha, você tem um separador. E é esta a solução mais rápida e viável para organizar os atalhos na Barra do Finder. Ao criar ícones transparentes no formato PNG e inseri-los em aplicativos falsos, eles funcionam como separadores que, de forma bastante natural, organizam a Barra do Finder.

O antes e o depois.

Para facilitar a sua vida, o Baixaki já traz o arquivo pronto para download. Ao descompactar o arquivo ZIP, você tem acesso a sete separadores. Pense bem, se para criar atalhos de programas e documentos é só arrastar o ícone para dentro da Barra, o processo de instalação dos separadores é o mesmo. Você escolhe onde eles serão posicionados e pronto, sua Barra do Finder está personalizada e organizada. 



Para uma personalização ainda maior da Barra do Finder, o usuário pode acessar as Preferências do programa e, na opção barra lateral, escolher quais os itens que serão mostrados.



As dicas foram úteis? Tem mais algum truque para compartilhar com a comunidade de usuários Mac? Sinta-se à vontade para comentar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.