MSN Messenger 2009: resolva seus problemas

4 min de leitura
Imagem de: MSN Messenger 2009: resolva seus problemas

Com o anunciado fim da versão 8.5 do Windows Live Messenger, o download da versão 2009 parece é a solução mais recorrente, mas acontece que o comunicador pode apresentar alguns inconvenientes. A Microsoft se precipitou na implementação de um programa que não está correspondendo à expectativa dos usuários, seja por complicações nos recursos ou pela aparição de novos erros. Seja qual for a sua dúvida, aqui vai um tutorial para ajudar você com a versão 2009 do MSN.

Não deveriam, mas os erros e bugs do Messenger existem e são reconhecidos pela própria Microsoft. A empresa declarou estar correndo atrás de uma solução definitiva para o problema, mas enquanto este dia não chega, o melhor a fazer é arregaçar as mangas e partir ao trabalho. Dirija-se direto ao ponto caso você reconheça sua dificuldade, caso contrário, siga todos os passos até seu MSN voltar ao normal.

Os bugs persseguem seu MSN?


Se não funcionou, desinstale!


Caso você tenha sido uma das vítimas de bugs no novo MSN, deletar o programa é uma alternativa mais eficaz do que ficar chorando sobre a mensagem de erro. Não tenha piedade, desinstale o programa “Windows Live Essencials” do seu computador e, caso ainda exista, também as versões anteriores do seu MSN. Você poderá fazê-lo através da ferramenta Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle ou com a ajuda de um desinstalador.

Comece desinstalando o MSN


Instalador Online?

Baixar a versão offline do Messenger 2009O primeiro e mais criticado ponto da instalação ou atualização do MSN é justamente a sua instalação. No mesmo pacote do MSN são oferecidos diversos outros programas e, para não tornar o arquivo desnecessariamente grande, foi adotado um instalador online. Ele funciona bem em conexões banda larga, embora o mesmo não ocorra em internet discada ou de baixa conectividade.

Pensando em minimizar os erros de instalação em bandas limitadas, a Microsoft também disponibiliza o download do arquivo completo. Vale lembrar que o programa possui 136 MB e o download pode demorar, para retomar o processo sem corromper o arquivo, utilize um gerenciador de downloads.


Instalação passo a passo

Ótimo, agora você conta com um programa de instalação convencional e com a certeza de que todos os arquivos foram recebidos corretamente. Execute o programa que você baixou, leia atentamente e em seguida aceite o contrato de serviço.

Aceite o contrato

A seguir, selecione o Messenger na lista de programas a serem instalados, repare que todos os demais são opcionais e de nada interferem no funcionamento do MSN. Ao final, clique em aceite para passar para a próxima etapa.

Selecione o Messenger na instalação

Após uma breve verificação, o instalador vai apontar possíveis programas que precisam ser fechados para não comprometer a instalação. Marcando a opção de cima, o instalador se encarrega de fechar os programas automaticamente.

Feche os programas

Aguarde até o final da instalação e, ao final, selecione se deseja aplicar o MSN com sua ferramenta de busca ou como sua página inicial de navegação. Mais uma vez estes são opcionais e de nada interferem no funcionamento do comunicador.

Finalize a instalação


Mas onde fica este programa?

Ao contrário das versões anteriores, nenhum atalho para o mensageiro é criado em sua área de trabalho durante a instalação, prejudicando na localização do programa. Para resolver isto, abra o Windows Explorer e encontre a pasta “C:\Arquivos de programas\Messenger”. Localize então o executável “msnmsgr” com o símbolo do MSN e arraste-o para a área de trabalho, desta maneira você estará criando um atalho para o executável do programa.


Lista de contato em branco (o campeão de das reclamações)


Modo de compatibilidadeMesmo após instalar o programa perfeitamente por diversas vezes, o Windows Live Messenger 2009 pode ocasionar na famosa lista de contatos em branco, no lugar dos seus amigos, a janela do MSN exibe um grande espaço vazio. Felizmente seus contatos não se perderam e tampouco foram deletados, o erro é do programa que não consegue importar os dados corretamente.

Mesmo sem muito fundamento, uma dica que tem circulado com bons resultados pela internet é a ativação do modo de compatibilidade. Para isso, comece desconectando e fechando por completo o MSN (não apenas minimizando-o perto do relógio).

Localize a mesma pasta do item anterior (C:\Arquivos de programas\Messenger) e atente-se para o executável “msnmsgr”. Clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Propriedades e então para a aba Compatibilidade. Ative a opção “Executar este programa no modo de compatibilidade” e escolha o Windows 2000. Não mexa em nenhum outro item da janela e aceite a mudança, agora se conecte novamente.


Medidas desesperadas!


Temos aqui dois grandes grupos de usuários, os que amam a nova versão do Windows Live Messenger e estão dispostos a tudo para vê-lo funcionando em seu computador e os que não estão nem ai para tanto frufru e querem mesmo é mandar mensagens sem esbarrar em tantos erros.
Baixar o aMSN
Por algum motivo, o programa só apresenta erros como o da lista de contato em branco quando atualizado a partir de uma versão anterior. Ou seja, formatar o computador e instalar tudo novamente é uma solução drástica, mas que promete fazer com que o seu querido Messenger 2009 funcione perfeitamente.

Pouco lhe importam as melhorias do novo MSN, você só mudou por conta da exigência da Microsoft? Existe um programa alternativo campeão quando o assunto é estabilidade e compatibilidade: o aMSN. Trata-se de um clone do famoso mensageiro capaz de funcionar até mesmo em computadores antigos, pois descarta qualquer grande feito visual.
Onde mais buscar
Erros diversos

Os procedimentos acima são exclusivos para a solução de erros da versão 2009, mas isto não implica que erros anteriores não recorram. Se ocorrem outros problemas em seu MSN, não deixe de conferir os seguintes artigos:

E os programas:

Não cabe ao Baixaki julgar a decisão da Microsoft de exigir a última versão de um programa que ainda não atende à qualidade exigida por seus usuários. Como dito, a empresa promete trazer soluções em pouco tempo para os problemas que o MSN 2009 tem enfrentado, mas até então o jeito é se virar com as dicas acima.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.