Salão de Frankfurt 2009: confira as novidades tecnológicas da indústria automobilística

11 min de leitura
Imagem de: Salão de Frankfurt 2009: confira as novidades tecnológicas da indústria automobilística

Todo ano é realizada a festa Internationale Automobil-Ausstellung (Exibição Internacional de Automóveis), na cidade de Frankfurt (Alemanha). Esta festa funciona de modo parecido com o salão do automóvel em São Paulo, com a diferença de que a festa de Frankfurt é a maior do mundo e recebe novidades antes de qualquer outro lugar.

Reunindo carros das mais diversas marcas, o Salão de Frankfurt mostra em 2009 alguns carros mais do que interessantes, os quais têm um foco voltado à tecnologia e a consciência ambiental. Abaixo iremos abordar alguns automóveis das principais fabricantes, mostrando o que cada um deve proporcionar de benefícios (tudo relacionado à tecnologia) aos consumidores. Seja bem-vindo a cobertura exclusiva do Baixaki do Salão de Frankfurt 2009 e fique a vontade em nosso site.

Confira também nossa galeria de imagens com várias fotos dos mais poderosos e fantásticos carros do Salão de Frankfurt 2009. Clique aqui ou na imagem abaixo para entrar.

Acesse a galeria

Vamos aos principais carros do Salão.

Ferrari

O primeiro carro que chamou a atenção no Salão de Frankfurt foi um automóvel da fabricante italiana Ferrari. Normalmente, a Ferrari não cria carros voltados ao bem do meio ambiente ou com grandes destaques tecnológicos, contudo, neste ano a empresa apresentou um veículo que deve substituir o modelo mais potente da empresa, além de que ele irá poupar o meio ambiente com um novo motor.

Ferrari 458 Italia

O novíssimo carro da Ferrari surpreende em todos os aspectos. Ele veio com o principal objetivo de aposentar os antigos F430, mas também tem como função apresentar aos consumidores um novo conceito em potência e tecnologia. Ao olhar para o Ferrari 458 Italia, você fica imaginando quais surpresas ele traz, afinal, olhando por fora ele parece um Ferrari, ou seja, um carro super potente com visual fantástico.

Visual interno remodelado

Ele realmente é um Ferrari e não traz tantos destaques como poderia, afinal, ele é vendido por seu nome, não por suas inovações. O 458 Italia traz algumas novidades interessantes, como: visual interno remodelado e um design fantástico por fora. A tecnologia dos LEDs é utilizada no novo 458 Italia, fator que garante uma iluminação fantástica e economia de energia. Com um incrível motor V8 (8 cilindros) e a potência de 580 cv, a Ferrari não deixa os concorrentes tomar a dianteira no que diz respeito a velocidade.

Iluminação com LEDs

Tudo isso é muito interessante, mas como fica o meio ambiente? A Ferrari garante que este carro foi projetado pensando no bem do meio ambiente, conseguindo atingir os melhores níveis no segmento de carros de alta potência. Segundo a fabricante, o 458 Italia emite 320g/km de CO2 (valor ótimo para um carro de tal nível). A fabricante conseguiu desenvolver um dos melhores motores do momento, o qual ainda utiliza combustível, mas agride muito menos o meio ambiente.

Ferrari 458 Italia - Surpreendente!

Talvez este carro não seja o mais inovador quanto à tecnologia, mas que a Ferrari surpreende a cada ano, isso nem se discute. O Ferrari 458 Italia deve chegar até o meio do ano que vem nas lojas, com um custo de aproximadamente £150000 Euros. Agora resta esperar que a empresa invista num motor elétrico e quem sabe em novas tecnologias para o interior do carro.

BMW

BMW Vision EfficientDynamics

A BMW sempre consegue surpreender em recursos e com designs incríveis. O BMW Vision EfficientDynamics apresentado no Salão de Frankfurt foi mais um carro que deixou os visitantes extasiados com a qualidade que a BMW emprega em seus carros. Além do incrível visual externo, a BMW caprichou no interior e nas novidades tecnológicas do seu mais novo automóvel.

Nova BMW com motor elétrico!

Entre os principais destaques do BMW Vision EfficientDynamics, temos a vantagem de um carro híbrido. Além da facilidade na utilização de combustível comum, o Vision EfficientDynamics terá também motores elétricos, para auxiliar na velocidade e para reduzir os prejuízos ao meio ambiente.

Visual que deixa qualquer um impressionado!

Evidentemente, a BMW não poderia fazer um carro de sua marca, sem fazer dele um modelo de alta velocidade. Devido a isso, a fabricante alemã incluiu dois motores elétricos, um para o eixo dianteiro e outro para o eixo traseiro. Os motores elétricos não permitem rodar mais do que 50 km, porém este valor já ajuda a reduzir o nível de poluição. Segundo a BMW, o carro emite 99g/km de CO2, o que torna este BMW uma ótima opção.

Ou melhor dizendo, tornaria ele uma excelente opção, porque na verdade o BMW Vision EfficienteDynamics não será lançado no ano que vem e provavelmente nunca. Este carro é somente conceitual, ainda que ele tenha sido criado e a BMW tenha divulgado várias imagens, não está nos planos da empresa produzir o carro em larga escala. Apesar de ser um carro conceito, a BMW pensa em adotar as características do BMW Vision EfficientDynamics em outros automóveis.

Audi

Audi e-tron

Quando o assunto é investimento em inovação, a Audi sempre ganha uma atenção redobrada. A empresa é conhecida por fabricar carros de luxo e modelos de alta potência. Um dos carros de maior sucesso da Audi foi o R8, mas ele tem um pequeno problema: alta emissão de CO2, um problema que as fabricantes de automóveis vêm combatendo para que o meio ambiente não seja prejudicado.

Audi e-tron

O novo Audi e-tron é um carro que, simplesmente, deixa todos de queixo caído. Imagine que interessante, se fosse possível unir: luxo, design impecável, alta potência e motor elétrico. A Audi mais uma vez prova que é capaz e apresenta seu mais novo automóvel: o Audi e-tron. O novo carro da Audi tem visual e características semelhantes às do Audi R8, todavia ele tem motor elétrico, fator que deve fazer o carro uma das melhores opções atuais e para o futuro.

Muito luxuoso

Construir um carro potente e elétrico não é fácil, por isso a Audi precisou utilizar de inteligência para conseguir unir as duas coisas. O jeito mais fácil para fazer isso foi construir um automóvel com quatro (você leu certo, são quatro) motores elétricos. Ao todo, o Audi e-tron tem 313 CV de potência, sendo que ele consegue alcançar 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Alto desempenho em um carro totalmente elétrico!

Os motores elétricos do Audi e-tron tem autonomia de até 250 km, sendo que sua velocidade máxima está limitada a 200 km/h. A Audi relatou que seu novo automóvel necessita ser conectado a uma tomada de 220 V por 8 horas para ser recarregado (o tempo pode variar para meras 6 horas). Ainda não há previsão de chegada nem o preço do Audi e-tron, contudo podemos ter certeza que ele não vai ser nada barato, visto que não necessita de combustível e tem alta potência.

O Audi e-tron ainda tem mais destaques, fora sua energia limpa e alta velocidade, ele tem um incrível sistema de iluminação via LEDs. Pode-se dizer até que o e-tron tem uma iluminação melhor que qualquer outro automóvel, porque ele utiliza o novo sistema de LEDs desenvolvido pela Audi, que tem regulagem automática para cada clima, sendo que a iluminação deve ser mais eficiente do que qualquer outra já vista.

Iluminação perfeita e automática com a tecnologia de LEDs

Além disso, o Audi e-tron tem um incrível sistema de varredura do trânsito, tecnologia esta que verifica automaticamente a quantidade de carros em um determinado carro e indica ao condutor qual o melhor caminho. Fora isso, o e-tron traz um sistema de troca de calor, que consegue resfriar ou esquentar o ambiente interno do veículo segundo o que o usuário ordenar.

Audi e-tron - Fantástico em todos os sentidos!

A Audi não revelou datas ou preços para o novo Audi e-tron. No entanto, considerando seu alto desempenho e tecnologia inovadora, já é previsível que o carro não seja nada barato. Provavelmente ele custará até o dobro do famoso Audi R8, afinal, ele tem muitas vantagens. O Baixaki

Renault

A Renault apresentou quarto modelos de carros conceituais no Salão de Frankfurt, mas iremos mostrar apenas três automóveis que merecem destaque, porque um deles provavelmente não irá ser lançado. Confira abaixo os três principais automóveis da fabricante francesa.

Renault Fluence Z.E. (conceitual)

O modelo Fluence foi anunciado recentemente pela Renault, mas pensando no futuro, a fabricante resolveu liberar detalhes sobre o possível modelo elétrico do Fluence. O Fluence Z.E. (Zero Emission, ou Emissão Zero, em português) terá a mesma aparência e características do modelo comum, contudo ele terá um motor de 70 cv de potência, baterias de Ions de Litio que garantem uma autonomia de até 160 km.

Renault Fluence Z.E.

Renault Kangoo Z.E. (conceitual)

O Renault Kangoo já existe faz tempo, inclusive ele é comercializado aqui no Brasil. Pensando nas pessoas que precisam de um carro grande e para transporte de objetos pesados, a Renault decidiu exibir o modelo Zero Emission do automóvel. O Renault Kangoo Z.E. ainda tem um teto diferenciado, o qual é transparente, mas que possui uma camada protetora que evita a entrada do calor excessivo.

Renault Kangoo Z.E.

O Renault Kangoo Z.E. utiliza energia elétrica para recarregar suas baterias, fator que não o torna tão “verde”, porém este carro será uma ótima opção no futuro. Diferente da maioria dos carros elétricos, o Kango Z.E. não deve ficar apenas nos projetos, sendo que a Renault deve lançá-lo no fim de 2011 ou no começo de 2012 — ao menos há uma luz no fim do túnel.

Renault Zoe Z.E. (conceitual)

Renault Zoe Z.E. (conceitual)

O terceiro automóvel anunciado pela Renault foi o Zoe Z.E.. Assim como os demais veículos da Renault, este também utilizará motor elétrico e baterias de Ions de Lítio. Todavia, o grande diferencial do Zoe é o seu teto, que vem com placas solares, capazes de recarregar as baterias enquanto o carro está em movimento ou parado.

O Zoe Z.E. deve ser uma das melhores opções em carros que utilizam energia limpa. A produção do Zoe deve começar logo, sendo que ele começará a ser vendido em meados de 2012.

Peugeot

Peugeot i0n

Outro destaque no Salão de Frankfurt foi o Peugeot i0n. Um carro pequeno, mas que comporta quatro pessoas e tem motor de 64 cv. O novo i0n possui baterias de Ions de Lítio — como o próprio nome sugere. A Peugeot relata que este veículo possui velocidade máxima de 130 km/h. Além disso, suas baterias podem ser recarregadas em apenas 6 horas.

Peugeot i0n

A título de curiosidade, vale frisar que o Peugeot i0n foi construído em parceria com a Mitsubishi. O carro começará a ser produzido em larga escala muito em breve, sendo que a Peugeot já anunciou que começar a vender os automóveis no meio do ano que vem (2010). Preços e mais detalhes ainda não foram revelados, mas vale ficar de olho no site da Peugeot para conferir as novidades.

Volkswagen

VW E-Up! (conceitual)

Um dos carros que mais chamou a atenção do público foi o E-Up! da Volkswagen. No quesito inovação tecnológica, ele foi o que mais ganhou destaque. Assim como o Renault Zoe Z.E., o Volkswagen E-Up! utiliza somente um motor elétrico e também traz um teto com painel solar para recarregar a bateria sem utilizar a energia elétrica. Caso seja efetuada a recarga via energia elétrica, o tempo para carga completa é de 5 horas — um valor surpreendente.

VW E-Up!

Segundo o anúncio no Salão de Frankfurt, o VW E-Up! comporta apenas três pessoas — fator que pode limitar um pouco as vendas do automóvel. A Volkswagen já anunciou que o carro será vendido por meados de 2013, mas ainda não disse nada quanto ao preço.

Visão traseira do E-Up!

Volkswagen Polo BlueMotion

O Polo BlueMotion pode ser um dos mais interessantes carros que a Volkswagen já anunciou. Com uma enorme quantidade de vantagens, o Polo BlueMotion tende a ser um grande sucesso com suas tecnologias que prometem energia limpa, eficiência e inovação. O Polo BlueMotion será um carro híbrido, que unirá um motor comum com um motor elétrico. Até aí nenhuma grande novidade, mas o curioso está no modo de funcionamento do novo Polo.

Segundo a Volkswagen, seu novo automóvel trará a tecnologia Stop-Start (Parar-Iniciar). Esta tecnologia é bem curiosa e inovadora, porque faz uma grande diferença nos poucos momentos em que atua. Imagine que interessante, se cada vez que você parasse seu carro, o motor desligasse. E do mesmo modo, assim que você pisasse no acelerador o carro ligasse e andasse normalmente. A tecnologia Stop-Start é duvidosa, mas segundo a fabricante, ela é perfeitamente funcional e evita a emissão de CO2 quando o carro não está andando.

Polo BlueMotion

A fabricante alemã anunciou que o carro começará a ser vendido ainda no começo do ano que vem (somente no Reino Unido). A Volks revelou que o novo automóvel deve custar em torno de £11500 Euros em seu modelo sem acessórios e adicionais.

Toyota

Toyota Auris HSD Full Hybrid

Toyota Auris HSD Full Hybrid

Os carros híbridos já começaram a aparecer e a Toyota não esperou nada para anunciar seu modelo. O Toyota Auris HSD Full Hybrid é um automóvel que mistura a utilização do motor a combustível com o motor elétrico. O novo modelo lembra muito o Toyota Corolla comercializado aqui no Brasil. Com a utilização de dois motores, a Toyota promete que seu novo veículo deve ter um nível máximo de 100 g/km de emissão de CO2. Confira uma imagem do interior do carro.

Interior maravilhoso do novo Toyota

O futuro é amanhã

Com todas essas novidades do Salão de Frankfurt podemos ter certeza de uma coisa: muitas fabricantes estão interessadas em melhorar seus automóveis e em reduzir os danos ao meio ambiente. Claro que, nenhuma empresa está tão interessada em fabricar muitos carros elétricos, afinal, isto prejudicaria muito a indústria do petróleo.

Obviamente mostramos apenas alguns modelos do Salão de Frankfurt, porque havia muitos carros novos e interessantes. Contudo, tivemos de focar nossa visita ao Salão nos carros que realmente apresentavam inovações. Por isso, colocamos mais imagens em nossa galeria.

Confira nossa galeria de imagens com várias fotos dos mais poderosos e fantásticos carros do Salão de Frankfurt 2009. Clique aqui ou na imagem abaixo para entrar.

Acesse a galeria

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que tenha esperanças no futuro, que será verde com certeza! Agora é sua vez de participar no site, comente sobre estas novidades e dê sua opinião.

Polo BlueMotion

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.