As novidades do Google

5 min de leitura
Imagem de: As novidades do Google

Há um ditado popular que diz que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário. O Google, líder de mercado e principal referência na internet, é um grande exemplo de como levar essa máxima ao pé da letra.

Mesmo com a grande quantidade de ferramentas que disponibiliza e, de certa forma, uma confortável liderança sobre os seus concorrentes, a empresa não para de inovar e a cada dia novos serviços são lançados para facilitar a vida dos usuários.

Os últimos meses foram extremamente produtivos. Entre os lançamentos de novos produtos e os constantes boatos de serviços futuros que podem pintar a qualquer momento, o Portal Baixaki preparou uma seleção com tudo que está circulando por aí e que deve surgir em breve na tela do seu PC.
Google Music
Essa informação surgiu nesta semana a partir do site norte-americano TechCrunch e logo ganhou destaque na web. Porém, pelo menos por enquanto, tudo que se sabe sobre o assunto são especulações, já que a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Segundo os rumores, o Google estaria prestes a lançar um novo serviço de buscas de músicas onde o usuário, ao invés de fazer o download do arquivo, poderia ouvir via streaming suas canções favoritas encontradas na pesquisa.

Pesquisa por artista no Google. Vem aí o Google Music?

Embora isso não esteja confirmado é possível fazer um pequeno teste para conhecer o suposto serviço. No site de buscas do Google, basta digitar o termo “music:” seguido do nome do artista desejado. São listados álbuns e canções do artista procurado, mas por enquanto nada está em funcionamento.
Parceria entre Google e Twitter
Com o sucesso do serviço de microblogs Twitter foram inevitáveis as comparações de que o serviço seguiria o mesmo caminho do YouTube e iria acabar parando nas mãos do Google. Porém, apesar das incessantes especulações, o Twitter continua firme e Jack Dorsey, criador do serviço, parece não estar disposta a abrir mão da sua ferramenta.


Tweets no Google: questão de tempoContudo, o assunto entre Google e Twitter no momento é outro. Segundo informações da mídia especializada norte-americana as duas empresas estariam em negociações que podem resultar em uma parceria. O resultado disso seria a inclusão dos posts dos usuários nos resultados dos mecanismos de busca do Google. Não há informações exatas, mas estima-se que uma nova ferramenta específica seria criada para buscas desse tipo.

A possibilidade de acordo ser concretizado ficou mais próxima quando, nesta semana, A Microsoft anunciou uma parceria semelhante com o Twitter, que deve resultar na incorporação dos posts dos usuários nos resultados da busca do Bing. Uma versão BETA do serviço já está disponível nos Estados Unidos. Se você quiser conhecer, basta acessar a home do Bing e alterar a sua configuração para Estados Unidos. Em seguida entre no endereço http://www.bing.com/twitter.
Google Wave
O assunto no momento na web é o lançamento do Google Wave. O serviço ainda está operando em fase de testes e, para ter acesso a ele, é preciso receber um convite – do Google ou de algum usuário que já tenha acesso ao Wave.

Visual do Google Wave

Suas funções ainda estão sendo descobertas pelos usuários, mas a idéia é integrar nele uma série de serviços como email, conferências, mensagens instantâneas, vídeos e fotos. O Portal Baixaki já abordou o assunto em outros dois artigos por aqui: “Google Wave: primeiras impressões” e “A nova onda do Google! O Google Wave vai agilizar as suas comunicações”.


Chrome OS: o sistema operacional do Google
O Google deve lançar em 2010 o seu sistema operacional. Porém as novidades que o Chrome OS trará e o seu exato funcionamento ainda são uma incógnita. Criado em código aberto, sobre o Kernel do Linux, a idéia é disponibilizá-lo gratuitamente e permitir a integração total com todos os serviços online já disponibilizados.

É preciso lembrar que a proposta do Chrome Os é a de ser um sistema simples, ou seja, softwares pesados para edição de imagens e vídeos ainda precisarão de um sistema operacional mais robusto para ter pleno desempenho. Num primeiro momento o sistema do Google terá como foco o usuário final e não corporações.
Mais cores e layouts no Google Chrome
O navegador do Google ganhou também alguns complementos. Desde o início do mês de outubro os usuários passaram a contar com uma série de cores e layouts desenvolvidos exclusivamente para o browser.


Todos são gratuitos e de fácil instalação e, se você usa o Chrome, já devem ter surgido no canto direito inferior da tela. Para habilitá-los basta clicar nesta indicação e escolher um dos temas disponíveis. No vídeo abaixo você confere o visual de alguns dos layouts disponíveis.
Trânsito no Google Maps Brasil
Desde o dia 28 de setembro, o Google Maps Brasil incluiu uma nova funcionalidade em seus serviços. Se você está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte pode conferir, em tempo real, as informações sobre o trânsito nas principais vias da cidade.


O serviço pode ser acessado também pelo celular. A indicação da situação do trânsito é feita por cores. Se a rota estiver em vermelho é sinal de trânsito parado; amarelo significa trânsito pesado ou de difícil passagem; e verde indica rota livre para trafegar.

No Rio de Janeiro há ainda um serviço complementar com informações sobre o Transporte Público na capital carioca e em sua Região Metropolitana. Com isso é possível checar itinerário de ônibus, trens e metrôs e traçar sua rota dentro da cidade.
Mais idiomas no Google Translator
Pode não ser uma novidade de impacto ou extremamente útil para o seu dia a dia, mas desde o início de setembro estão disponíveis também outros nove idiomas para tradução na ferramenta Google Translator.

Agora você pode conferir como ficariam os seus textos nos seguintes idiomas: Africâner, Bielorrusso, Islandês, Irlandês, Macedônio, Malaio, Suaíli, Galês e Iídiche. Com isso a ferramenta passa a contar com 51 idiomas. E, se você ainda não sabe, desde o mês de agosto é possível traduzir automaticamente os seus textos criados no Google Docs diretamente no programa.
Novidades dia após dia
Como você pode perceber, o Google conquistou e mantém a sua liderança à toa. A empresa não para de apresentar inovações para os usuários e busca estar antenada não só com as necessidades do mercado como, também, procura estar à frente desse processo, gerando necessidades para os consumidores.

Aqui no Portal Baixaki você fica sabendo em primeira mão de todas as novidades do mercado e, qualquer atualização nesses temas, você será o primeiro a saber. Qual será a próxima novidade anunciada pelo gigante Google? Ou qual novidade você gostaria que fosse lançada? Participe deixando a sua opinião nos comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.