Desktop personalizado: São Paulo

7 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: São Paulo

O clima de futebol continua em alta no Baixaki e você já viu vários artigos que contam  um pouco das histórias de alguns dos maiores times brasileiros – Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Vasco, Coritiba. Não se preocupe se o seu time do coração ainda não está na lista, pois logo, logo ele será adicionado.

O futebol faz parte da vida do povo brasileiro desde o final do século XIX, quando o pioneiro Charles Miller veio da Inglaterra trazendo a primeira bola para terras tupiniquins. Desde então, passados quase 115 anos, este esporte é tradição brasileira e nosso país é o maior campeão da Copa do Mundo.

Hoje é a vez do preto, do branco e do vermelho enfeitarem seu desktop: são as cores do São Paulo Futebol Clube, seis vezes campeão no Brasil e três vezes campeão da Libertadores da América e Mundial Interclubes. Sem dúvida, um dos mais gloriosos times brasileiros. Então vamos lá, é hora do Tricolor do Morumbi deixar seu desktop campeão!

ATENÇÃO: Os links presentes neste artigo abrirão uma nova aba ou janela do seu navegador, além de direcionarem você para uma página de download externa ao Baixaki.

O São Paulo Futebol Clube, como é conhecido hoje, nasceu no dia 16 de dezembro de 1935, mas a história começa antes, em 1900, com o Clube Atlético Paulistano. Apesar de fazer bonito em campo, ganhando até mesmo títulos estaduais, o departamento de futebol do clube foi desativado em 1930. Sócios do Paulistano então procuraram outro clube em situação semelhante, a Associação Atlética das Palmeiras (sem relação com o Palmeiras rival atualmente). O Paulistano montou o time e a A. A. das Palmeiras tinha o estádio, conhecido como Chácara da Floresta. Daí o nome do novo clube, fundado em 26 de janeiro de 1930: São Paulo da Floresta (alguns consideram esta a data de fundação do São Paulo Futebol Clube e, consequentemente, contabilizam um título do Campeonato Paulista a mais, conquistado em 1931).

No entanto, uma pendência financeira pela compra de uma sede complicou as finanças do São Paulo da Floresta, que se viu obrigado a fundir-se com o Clube Tietê. Primeiro o nome era Clube Atlético São Paulo, mas, em dezembro de 1935, o martelo foi batido: São Paulo Futebol Clube estava fundado. Um dos apelidos – Clube da Fé – foi cunhado justamente por todos os esforços dos sócios para manterem o clube com o nome da cidade vivo.

O São Paulo viveu o melhor momento de sua história no começo da década de 90. Sob o comando do mestre Telê Santana, o time foi campeão brasileiro pela terceira vez em 1991. No ano seguinte, veio a consagração: os títulos da Libertadores da América e do Mundial Interclubes. Não parou por aí, e o Tricolor conseguiu a façanha de reconquistar a América e o Mundo em 1993.

Nos últimos anos, após um período de “vacas magras” de títulos, o São Paulo voltou ao topo, novamente campeão da Libertadores e do Mundial – desta vez sob a organização da FIFA – em 2005. Nos últimos três anos, três títulos brasileiros: um feito inigualável no Brasil.

“Dentre os grandes, és o primeiro”, diz um marcante verso do hino do São Paulo Futebol Clube, composto pelo tenente Porfírio da Paz primeiramente em 1935 e que passou por várias modificações até ser oficializado em 1942.

Você pode baixar o hino do São Paulo diretamente do site oficial do clube e em duas versões: a oficial e uma especial interpretada pela banda Ultraje a Rigor.

  • Clique aqui para baixar o hino oficial.
  • Clique aqui para baixar o hino na interpretação do Ultraje a Rigor.

Quem também fez uma versão bem diferente do hino forams as bandas Capital Inicial e Ira! Não deixe de ver esse clipe mais que especial.

Salve o tricolor paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Ó tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente
De são paulo tens o nome
Que ostentas dignamente

São paulo clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor

Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra bandeirante:
Honra e glória do brasil

Trazes glórias luminosas
Do paulistano imortal
Da floresta também trazes
Um brilho tradicional
(Letra do site Muita Música)
 

O torcedor são-paulino não fica desinformado na internet. Para começar, como não poderia ser diferente, o site oficial do clube tem tudo sobre “O Mais Querido”: notícias, galeria de fotos, tabelas de campeonatos, jogos ao vivo, relação dos jogadores e comissão técnica, estatísticas e conquistas, uma seção especial sobre o Morumbi e sobre o Centro de Treinamento, além de um memorial e venda online de ingressos.

O São Paulo ainda conta com três canais no Twitter: o @comunicacaospfc é do departamento de comunicação do clube; já o @assessoriaspfc tem as últimas notícias diretamente da Assessoria de imprensa; e o @st_spfc é específico para sócios torcedores do clube.

O São Paulo também está no YouTube com o canal oficial SãoPauloFCTV, que hoje tem mais de três mil inscritos. Não deixe de acompanhar o Tricolor em outros sites, confira essa lista:


Temas
Não há um tema oficial do São Paulo para a Área de Trabalho, mas uma boa opção para quem tem o Windows XP é o São Paulo Futebol Clube 0.4, que altera muitas coisas no Desktop para deixá-lo tricolor. Para aplicar o tema, não deixe de ler o arquivo de texto com todas as instruções. Seguindo os passos com cuidado, a chance de acontecer algum problema é mínima. Este tema é de autoria de D3fuseR e pode ser baixado aqui.

IMPORTANTE: para poder usar temas não homologados pela Microsoft, você deve ter alterado a DLL que permite as alterações visuais. O Baixaki recomenda o UXTheme Multi-Patcher para fazer isso. Este tema tem a instalação do UXTheme, mas ela não está atualizada. O ideal é baixar a versão disponível no Baixaki clicando aqui.

Não é a falta de um tema oficial que vai deixar usuários do Vista na mão. Este Sistema Operacional conta com uma vantagem interessante: você pode configurar seu esquema de cores para deixar a barra de ferramenta e as bordas das janelas vermelhas ou pretas! Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, vá em Propriedades-Cor e Aparência da Janela e configure as cores do jeito que você quer. Neste exemplo, o tom está avermelhado.

Você pode configurar os tons da Área de Trabalho do Windows Vista.

No Baixaki ainda é possível encontrar e baixar temas para Windows XP e Vista que não são diretamente relacionados ao São Paulo, mas podem deixar o Desktop com os mesmos tons tricolores. Uma dica é alterar o tema principal e complementar com um belo wallpaper do time, que tal?

O Luna Element é uma ótima pedida para alterar o visual do Windows. Clique aqui, saiba mais sobre este programa e como aplicar diferentes temas. O ChaNinja Style também é um ótimo programa para alterar o tom das cores do Desktop; clique aqui e comprove a transformação.

Papéis de parede, pôsteres e bandeiras

Papéis de parede não faltam para os apaixonados são-paulinos. No site oficial do clube há quatro opções, todas com diferentes resoluções. É só clicar aqui, escolher o seu tema e deixar o recado bem claro: “este PC é de um apaixonado tricolor!”.

No Baixaki você encontra dois papéis de parede com o símbolo do São Paulo e um com o estádio do Morumbi. É só clicar aqui para baixar estas imagens.

O site SPFC.Net também é uma boa para quem gosta de wallpapers. No momento são 14 opções para você fazer o download. Clique aqui para acessar esta seção do site. Outro destaque do mesmo site é a seção de pôsteres, com imagens dos times que defenderam o Tricolor em todas as décadas. Um prato cheio para a memória do São Paulo. Clique aqui e não deixe de conferir.

Já o site Movimento São-Paulinos tem uma seção com imagens de diferentes bandeiras de torcidas. A resolução não é alta, mas é possível aplicá-las como papel de parede também, além de guardar as imagens como item de torcedor fanático. Clique aqui e veja as bandeiras.

O site Acervo Tricolor tem duas ótimas seções: uma de fotos e outra de wallpapers. São dezenas de imagens de diferentes ocasiões, títulos e jogadores. Ótimo arquivo para os torcedores.

Quem usa o Mozilla Firefox pode deixar este navegador são-paulino através do Personas - uma novidade que aplica “roupas” ao navegador, criadas por usuários e com temáticas variadas.

O Tricolor tem Personas próprio e para usá-lo basta apenas baixar o complemento, acessar a página do Persona aqui e então clicar novamente no botão Wear this.

Esperamos que os são-paulinos do Baixaki tenham gostado desse artigo. Novamente aproveitamos o espaço para promover apenas a rivalidade sadia: aquela de brincadeiras e gozações, porém sem violência. Nunca deixe de apoiar seu time do coração – seja no estádio ou em casa –, mas lembre-se sempre de que o respeito entre adversários deve prevalecer.

Abaixo você encontra links para os clubes que já foram contemplados com um artigo de Desktop personalizado no Baixaki. Fique atento e não deixe de nos visitar, pois o seu time pode ser o próximo!

Atlético MineiroAtlético ParanaenseAvaíBarueriBotafogoCorinthiansCoritibaCruzeiroFlamengoFluminense
GoiásGrêmioInternacionalNáuticoPalmeirasSanto AndréSantosSão PauloSportVitória
Vasco

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.