Stoba: as baterias de Ion-Lítio muito mais seguras

1 min de leitura
Imagem de: Stoba: as baterias de Ion-Lítio muito mais seguras

As baterias de Ion-Lítio, nos últimos tempos, são as mais utilizadas mundialmente. Porém, há um grande problema causado por elas, o qual poucas pessoas conhecem: quando a bateria sofre um curto-circuito interno, ela pode atingir facilmente os 500 °C. Qual o problema em deixar o aparelho “quentinho”? Ora, tamanha temperatura pode iniciar um incêndio ou até mesmo causar uma explosão!

Pensando em uma maneira de resolver esse problema, o ITRI (“Industrial Technology Research Institute”, ou Instituto de Pesquisa em Tecnologia em Tecnologia Industrial) de Taiwan desenvolveu um material chamado Stoba.
Como o Stoba funciona?
O Stoba é um material poroso colocado entre o pólo positivo e o pólo negativo de uma bateria. Ao atingir 130 °C ele se transforma em um filme capaz de interromper as reações químicas da bateria. Além de prevenir explosões e incêndios, o Stoba também aumenta a vida útil das baterias em 20% (aproximadamente dois anos), pois as mantém com uma temperatura média de 55 °C.

Manter a temperatura de uma bateria constante e impedi-la de superaquecer garante mais do que a segurança do usuário, pois o fato de aquecer menos a faz não gastar tanta energia. Imagine a seguinte situação: a bateria de determinado notebook dura duas horas, porém ela superaquece com facilidade. Resultado? Ao invés de duas horas, ela passa a durar, por exemplo, reles 30 minutos.

Prevenindo acidentes

Apesar de poder causar acidentes, o superaquecimento também pode ser de alguma utilidade. Peter Hagelstein, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), começou uma pesquisa sobre como aproveitar o calor desperdiçado pelas baterias de modo semelhante ao Ciclo de Carnot. Ou seja, transformar o calor da bateria (energia desperdiçada) em energia: uma espécie de reciclagem de energia.
Disponível em breve
A previsão para que o material comece a ser utilizado pelas grandes empresas fabricantes de aparelhos eletrônicos é para o primeiro trimestre de 2010. Entretanto, o acréscimo de segurança não é gratuito: o preço de produtos com esta tecnologia crescerá em torno de 3%.

Você já conhecia o Stoba? Pretende trocar as baterias dos seus aparelhos eletrônicos para garantir uma maior segurança? Comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.