YouTube e Vimeo entram na onda do HTML5

2 min de leitura
Imagem de: YouTube e Vimeo entram na onda do HTML5

O YouTube anunciou, no último dia 20, uma versão experimental de seu novo player baseado na tecnologia HTML5. Este novo padrão da web está ganhando popularidade rapidamente e promete facilitar a navegação na web. 



Em relação aos usuários do YouTube em si, a principal vantagem da adoção deste novo sistema - ainda que em fase beta - é não precisar do auxílio de plugins para rodar vídeos no computador. 



O HTML5 inclui suporte para áudio e vídeo. Ou seja, basta você ter um navegador capaz de compreender esta linguagem e curtir o vídeo que quiser sem se preocupar com plugins extras, como o Adobe Flash.



O novo player do YouTube em HTML5 ainda está em testes e traz algumas limitações. Não são suportados vídeos com propagandas, legendas ou anotações, além de funcionar apenas em navegadores que reconheçam a nova linguagem e o formato de vídeo H.264.

YouTube e HTML5


Sendo assim, se você utiliza o Google Chrome, Apple Safari ou o plugin ChromeFrame no Internet Explorer, sinta-se livre para testar o novo player.
 Basta estar em um navegador compatível e clicar em "Entrar no HTML5 Beta". Agora é só escolher um vídeo e testar. Junto ao ícone de carregamento de vídeo é possível visualizar uma pequena etiqueta do HTML5.

Locadora YouTube

Cheios de novidades, o pessoal do YouTube anunciou também um projeto de aluguel de filmes online. São oferecidos cinco títulos de filmes apresentados no festival de Sundance mais alguns outros vídeos sobre saúde e educação. A locadora YouTube está disponível apenas para os Estados Unidos e funciona a partir de hoje, 22 de janeiro, até o dia 31. Preços não foram divulgados.

Sundance

O YouTube criou um canal específico para o festival, que tem seu foco em filmes e documentários  independentes. Confira alguns vídeos aqui.
Vimeo

O YouTube já mostrou suas garrinhas no assunto HTML5 e o Vimeo, um dos maiores portais de vídeo da internet, não quer ficar para trás. Menos de um dia após o anuncio do pessoal da Google, o time da Vimeo apresentou seu projeto.

Agora, os usuários do website têm a opção de visualizar vídeos sem precisar do plugin Adobe Flash. A nova opção para o player em HTML5 aparece na forma de link logo abaixo de cada vídeo. Os navegadores capazes de suportar o novo player são o Apple Safari, Google Chrome ou o Internet Explorer com o plugin ChromeFrame instalado.

HTML5 e Vimeo

A inteção do Vimeo por trás do HTML5 está em atingir plataformas móveis em que o plugin de Flash ainda não é uma realidade. Ainda, segundo a empresa, cerca de 90% da biblioteca de vídeos já conta com a nova opção de player.
HTML5

Esta linguagem é uma evolução do já conhecido HTML, componente importante na criação de websites. A nova versão tem como principal meta a eliminação de plugins que hoje são necessários para rodar vídeo, por exemplo. Os códigos utilizados tendem a ficar cada vez mais objetivos e simples, facilitando a vida dos desenvolvedores e também a do usuário. Conheça mais sobre esta nova linguagem em “O que é HTML5?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.